Em 17 de maio, o planeta comemora o Dia Mundial da Internet, uma data de conscientização sobre a importância da conectividade humana e os benefícios e possibilidades que a rede trouxe para as relações humanas nas últimas décadas. Ela foi criada em 1969 pelo Departamento de Defesa dos EUA e denominada ‘Arpanet’, mas a rede que nós conhecemos hoje só foi liberado para uso comercial em 1987. Um ano depois, a internet chegou ao Brasil por iniciativa das comunidades acadêmicas de São Paulo (Fapesp) e Rio de Janeiro (UFRJ) – mas o uso comercial por aqui aconteceu a partir de um projeto piloto da Embratel, iniciado em dezembro de 1994.

O Dia Mundial da Internet (World Internet Day) é comemorado em 17 de maio, desde 2006, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) promoveu uma assembleia entre os membros para estabelecer o compromisso de promover a inclusão digital por todo o mundo. Nessa mesma data, já era celebrada a União Internacional de Telecomunicações (UIT), criada em 1865 a partir da evolução do telégrafo, bem como o Dia Mundial da Sociedade da Informação.

De acordo com dados divulgados na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2022, o Brasil alcançou em 2021 a marca de 90% de domicílios com acesso à internet – em um total absoluto de 65,6 milhões de lares conectados, um aumento de 5,8 milhões em relação à pesquisa de 2019. Em um cenário em que 9 a cada 10 brasileiros possuem algum tipo de acesso online em seus lares, o que não faltam são oportunidades para quem quer expandir negócios nos ambientes digitais.

Com o crescimento do alcance da tecnologia, tudo o que gira em torno do ambiente digital também cresceu. E um dos principais pontos de atenção do momento é exatamente mapear e monitorar os principais desafios da segurança na internet.

Um alerta sobre as principais fraudes do momento

Para celebrar a data global, listamos as principais fraudes digitais do momento para você conhecer.

Pishing

Fraude digital comum em que o golpista compartilha links maliciosos como se fossem uma mensagem de origem verdadeira (de um banco ou uma rede social, por exemplo). Ao acessar o link e ser mandado para um site ‘clonado’, a vítima acaba compartilhando seus dados pessoais sensíveis e abre caminho para as atividades fraudulentas do invasor.

Ransomware

Uma das fraudes digitais que mais acontecem atualmente consiste no envio de um malware que se instala em alguma brecha de segurança da rede de uma empresa. O fraudador dispara um comando remoto, que criptografa as informações presentes nessa rede, e posteriormente cobra um ‘resgate’ para liberar a chave de descriptografia.

Fraude Financeira

Essa é uma das situações que geram maior preocupação, principalmente em tempos de facilidade para transferir valores via Pix. Aqui, golpistas roubam ou furtam informações financeiras (dados de conta bancária ou cartão de crédito) para fazer transações não autorizadas ou sacar valores da conta das vítimas.

Roubo de Identidade

Nesse tipo de fraude, um invasor acessa informações sensíveis da vítima para tentar se passar por ela. Com dados como números de documentos ou de serviços ligados ao governo (como os de seguridade social), o fraudador comete atividades fraudulentas, como a abertura de novas contas ou a solicitação de empréstimos bancários e consignados.

Contas Laranjas

Aqui, o fraudador pretende usar as informações reais de uma terceira pessoa para cometer atividades ilegais e causar prejuízos a empresas e outros consumidores. Nesse tipo de fraude, o laranja pode ser apenas uma vítima (quando tem seus dados furtados/roubados) ou pode ser alguém participando conscientemente (por meio da venda/empréstimo de seus dados).

Outras datas

No dia 7 de fevereiro, celebramos o Dia Internacional da Internet Segura (Safer Internet Day). A data faz referência aos pontos propostos no Dia Mundial da Internet, mas traz o conceito da cibersegurança para a vanguarda do debate. O uso responsável e seguro da internet é comemorado desde 2004 por mais de 200 países ao redor do mundo, por iniciativa das redes Insafe-INHOPE e da Comissão Europeia.

Nessa data, diferentes instituições privadas e públicas discutem e promovem atividades em prol da conscientização sobre o uso responsável e, sobretudo, ético das redes, estimulando um uso livre, sem que seja necessário abrir mão da segurança. Em 2023, a Safernet Brasil e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) reuniram especialistas na capital paulista para debater o tema “Unidos para uma internet mais positiva”.

Como nós ajudamos a autenticar e prevenir fraudes

A Serasa Experian usa inteligência analítica para criar soluções que protegem as empresas das fraudes e geram um ambiente transacional com maior proteção para todas as partes. Nós oferecemos diversos tipos de alternativas para os clientes que precisam proteger as operações nas etapas de cadastro, login e em toda a jornada de consumo digital.

Além disso, temos produtos que oferecem a análise do comportamento de uso de dispositivos e a verificação documental. Combináveis em camadas, de acordo com as necessidades de cada tipo de negócio, as soluções ajudam a mitigar as perdas financeiras associadas às fraudes, minimizam os riscos reputacionais e geram quase nenhum impacto na experiência dos clientes.

A Serasa Experian sabe quem é quem!

Blinde-se com as nossas soluções de autenticação e prevenção à fraude. Saiba mais.