Discussões sobre estratégias e boas práticas para mitigação a golpes digitais e ao cibercrime marcaram o 1º Congresso de Prevenção e Repressão a Fraudes, Segurança Cibernética e Bancária, que aconteceu nos últimos dias 7 e 8 de maio em São Paulo. A Serasa Experian esteve presente como patrocinadora e expositora.

Assuntos como o panorama das fraudes eletrônicas no Brasil e no continente americano, o enfrentamento das ameaças internas nas instituições e as cooperações com órgãos reguladores e policiais foram abordados no evento que contou com cerca de 1700 participantes, de maneira presencial ou online (via plataforma Febraban).

Painel sobre soluções

Um dos destaques da agenda do congresso foi o painel “Soluções para prevenção a fraudes bancárias eletrônicas”, que teve a participação do Diretor de Soluções de Device para ID&F da Serasa Experian, Gustavo Monteiro, além de Marcio Avila (BTG Pactual), Cristiano Moura (Santander Brasil), Marcelo Riauba (IBM) e Thiago Chinellato (Polícia Civil de São Paulo).

O uso cada vez mais frequente de inteligência artificial generativa pelos fraudadores – e aplicada nos mais diversos golpes - foi um dos principais pontos abordados pelos especialistas, que enfatizaram a importância de as empresas e soluções de prevenção também se apropriarem destas ferramentas para estarem à frente dos criminosos.

Gustavo Monteiro, aliás, salientou que:

Ter o máximo de dados e informações sobre comportamentos e ações dos fraudadores é fundamental para as empresas anteciparem suas estratégias e investirem tempo e recursos em técnicas e camadas de proteção de forma mais assertiva 

Gustavo Monteiro
Diretor de Soluções de Device da Serasa Experian

Lançamento do Device Fraud Scan 2024!

Diante desta declaração, não havia oportunidade melhor que o Congresso de Prevenção a Fraudes da Febraban para lançarmos o Device Fraud Scan 2024.

Trata-se justamente de um relatório completo sobre como atuam os fraudadores digitais e que foi produzido a partir de uma amostra de dados de mais de 195 milhões de transações analisadas via tecnologias de inteligência de dispositivos da Serasa Experian em 2023.

O material traz informações e dados relevantes para o mercado, como a prevalência das fraudes nos aplicativos mobile (superando web pela primeira vez) e os comportamentos mais detectados em tentativas de fraude por etapa da jornada do usuário.

Além do lançamento da terceira edição do Device Fraud Scan, o estande da Serasa Experian no congresso também foi palco para muito networking e conexões, com o nosso time tirando dúvidas e apresentando demonstrações das soluções que fazem do nosso portfólio o mais completo do mercado.

“Participar de um evento como o 1º Congresso de Prevenção a Fraudes da Febraban e do painel sobre soluções foi importante para reforçar como as tecnologias de prevenção à fraude são aliadas das empresas e dos usuários, além de ajudarem a viabilizar negócios”, concluiu Gustavo Monteiro.