Quando o assunto é experiência online, 84% dos brasileiros consideram a segurança de seus dados como o aspecto mais importante, resultado 10 pontos percentuais acima da média global (74%). Outros dois atributos mais valorizados em suas experiências nos canais digitais são a conveniência e a personalização do relacionamento. É o que revela a pesquisa global de Fraude e ldentidade 2019 da Experian, que ouviu mais de 10 mil pessoas em 21 países. O estudo também explora como a confiança é criada entre consumidores e empresas no mercado digital.
“Cada vez mais as pessoas exigem transparência e segurança na hora de comprar e se relacionar com as empresas no ambiente digital. Por isso, proteger os dados dos consumidores é essencial para aumentar a confiança deles nas suas experiências online e, assim, possibilitar a consolidação e crescimento dos canais digitais das empresas”, diz o Diretor de Produtos de Identidade e Prevenção à Fraude de Decision Analytics da Serasa Experian, Eduardo Castro.
Confiança e transparência no uso das informações pessoais
Segundo a pesquisa, 90% dos consumidores entrevistados em todos os 21 países têm consciência de que suas informações pessoais são coletadas, armazenadas e usadas pelas empresas que operam digitalmente. Ainda, 80% dos clientes mundiais e 88% dos brasileiros entrevistados afirmaram que quanto mais transparente um negócio online demonstra ser, maior será a confiança em transacionar com esta empresa.
Para 70% dos consumidores globais e 56% do Brasil não haveria problema em fornecer mais dados em transações eletrônicas, se isso resultasse em mais benefícios para eles. Além disso, 72% dos brasileiros entrevistados estão dispostos a passar por processos mais completos ao abrir uma conta online se as etapas forem reduzidas nos futuros acessos.
“Segurança, clareza e transparência são essenciais para estabelecer um relacionamento de confiança e fidelidade. O consumidor precisa ter a percepção de que há um interesse, por parte das empresas, na proteção de seus dados.", diz Eduardo Castro.