A inadimplência de clientes é um problema recorrente e tem tirado a paz de muitos empreendedores espalhados pelo Brasil, afinal, além de causar despesa para a empresa, acaba gerando um clima desconfortável entre os consumidores e a própria marca. Assim, foram criadas soluções para cobrança a fim de tentar ajudar as pequenas e médias empresas a resolverem esse impasse.
Nessa perspectiva, duas estratégias são diretamente relacionadas à regularização de dívidas: o PEFIN e o REFIN. Ambas atuam na política de cobranças de uma empresa, reduzindo custos e burocracias. Tem interesse no assunto? Então, prossiga a leitura e fique por dentro de mais informações!
O que são soluções de cobrança?
Soluções de cobrança são recursos oferecidos pelo Serasa Experian, como é o caso do PEFIN e REFIN, que têm como principal objetivo regularizar débitos que estão pendentes há pouco ou muito tempo. Assim, esses meios ajudam muitas empresas a realizarem consultas e incluir as pendências dos clientes, seja pessoa física, seja pessoa jurídica.
Além disso, é importante destacar que essas ferramentas possibilitam também renegociações mais pacíficas, assim, ajudam o cliente endividado a pagar o capital por um processo menos burocrático e mais flexível.
O que é o PEFIN e como funciona?
PEFIN é um tipo de serviço do Serasa Experian no qual as instituições podem consultar, procurar dados e incluir informações relacionadas às pendências financeiras de um cliente de maneira bem precisa e ágil. Assim, as informações são enviadas pelas empresas de diferentes ramos da economia: prestação de serviço, varejo ou indústria.
Somado a isso, para tentar aumentar os níveis de quitação da dívida, existe a possibilidade de incluir boleto com o valor corrente e possíveis descontos, caso exista. Logo, o pagador não precisa ter o trabalho de ir atrás da sua dívida, tendo em vista que ela vem até ele de forma cômoda e sem dor de cabeça.
O que é o REFIN?
Esse sistema é um pouco semelhante ao PEFIN, mas o seu foco e a fonte dos dados são diferentes. Nesse sentido, esse tipo de estratégia está ligado a débitos com instituições financeiras e bancos. Por exemplo, se determinado cliente tem problemas relacionadas ao cartão de crédito ou cheque especial, essas informações deverão estar no cadastro REFIN.
Além disso, é válido pontuar que as empresas podem consultar e inserir informações sobre dívidas financeiras de pessoas físicas e jurídicas. Esse recurso ajuda na comunicação entre a empresa e a pessoa que deve por meio de um envio de uma carta-comunicado. Dessa forma, o inadimplente recebe a carta em que constam informações sobre a sua dívida e como quitá-la da melhor forma.
Qual a principal diferença entre REFIN e PEFIN?
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a principal diferença entre essas duas soluções de cobrança é a natureza da dívida. Caso ela seja contraída com um estabelecimento industrial ou comercial, os seus dados e boletos de pagamento serão de função do PEFIN. Caso contrário, se o débito foi obtido em qualquer instituição financeira, especialmente bancos, ele será de responsabilidade do REFIN.
Dessa forma, é visível que a linha existente entre o PEFIN e o REFIN é bem discreta, afinal, até os seus próprios nomes são parecidos. Dessa maneira, para entender a diferença entre ambos é preciso saber de forma detalhada como funciona a prática de cada um deles.
Tanto o PERFIN quanto o REFIN são estratégias de cobrança oferecidas pelo Serasa Experian e ferramentas indispensáveis para contornar a inadimplência. Logo, conhecer as suas diferenças é válido para que o empreendedor, pequeno ou grande, saiba escolher qual a opção certa para a sua empresa.
Quais são as principais vantagens das soluções Serasa Experian?
Os benefícios desse tipo de cobrança são vários, mas o que mais se destaca é a redução de custos, tendo em vista que o valor para englobar uma dívida no sistema é único e bem mais em conta que no cartório.
Além disso, a segurança é um fator que precisa ser levado em consideração, afinal, a marca envolvida não precisa comprovar os débitos, porque o REFIN e o PEFIN da Serasa Experian fazem o devido respaldo judicialmente.
É importante falar também sobre a praticidade, ou seja, por meio dessa ferramenta é possível encontrar o cadastro do consumidor de maneira rápida e ainda realizar o processo de cobrança na própria ferramenta.
A recuperação de débito também é uma vantagem, afinal, devido à forma inteligente que REFIN e PEFIN realizam as devidas cobranças, aproximadamente 50% das instituições conseguem resgatar as dívidas que não foram pagas.
A praticidade também é um lado positivo desse tipo de estratégia, afinal, é mais fácil localizar os dados do cliente e entrar em contato com ele ao adotar uma solução de cobrança mais rápida, precisa e simples, que usa apenas uma plataforma.
Qual é a diferença entre essas soluções e o protesto?
Essa dúvida é bem recorrente. Em primeiro plano, é preciso entender que o protesto é um processo formalizado, ou seja, é feito de forma obrigatória com a intenção de constar a dívida da pessoa física ou jurídica. Logo, a meta principal é cobrar o débito e, ao mesmo tempo, proteger o credor de forma legal.
Porém, para isso o empreendedor precisa analisar e estudar de maneira detalhada o título e verificar se ele tem os elementos para execução de um protesto, como é o caso de assinaturas e documentos preenchidos corretamente. Somado a isso, depois de seguir esse passo, ele deve se dirigir ao cartório mais próximo e pedir o protesto do título para que, assim, ele tenha direitos legais de comprovar a dívida e cobrar o capital.
Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre as novas soluções para a cobrança, caso haja algum problema relacionado à inadimplência na sua empresa, busque as estratégias da Serasa Experian para ajudar você a normalizar as dívidas dos seus clientes e, por consequência, minimizar os prejuízos financeiros da sua instituição.
Gostou do conteúdo abordado neste post? Então, não perca tempo e aproveite agora mesmo para saber mais sobre a solução de cobrança do Serasa Experian.