Ter um controle eficaz e funcional dos representantes comerciais pode ser um tanto trabalhoso, porém, a boa gestão desses profissionais traz várias vantagens para o atacadista!
Afinal, como o nome já sugere, eles representam diversos aspectos da sua empresa diante dos seus públicos estratégicos.
Por isso, é fundamental trazer os representantes comerciais para perto da empresa e não estamos falando de proximidade física.
Quer entender mais sobre como engajar representantes comerciais para que eles vendam, além de seus produtos, sua marca da melhor forma possível? Confira agora!
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Compartilhe conhecimento com representantes
Na maioria dos casos, os representantes não têm um horário fixo de trabalho – eles mesmos determinam a sua agenda – e, raramente, estão no espaço físico do escritório. Afinal, é “na rua” que as vendas acontecem.
Isso pode fazer com que eles se sintam afastados da empresa e não enxerguem um significado real do trabalho deles na organização.
Trabalho significativo é algo bem valorizado por profissionais de todas as áreas e é importante que você ajude seu representante a visualizar a contribuição de seus esforços para o negócio e para a sociedade.
Para isso, fornecer conteúdos sobre a sua empresa – história, missão, valores, propósito e etc. – pode trazê-lo para dentro do seu universo e essa sensação de “pertencimento” traz muitos benefícios para você e para ele.
Outra coisa que ajuda muito a trazer o representante mais para perto de você é fornecer dados sobre o mercado e, sempre que possível, trocar ideias com o profissional sobre essas informações.
Ser ouvido e sentir que sua experiência importa para fortalecer os laços do representante com a empresa, o que tende a refletir muito positivamente nos resultados do trabalho.
Só que é preciso estabelecer uma rotina para essas ações, porque, feitas com regularidade causam muito mais efeito do que esporadicamente, o que tem a ver com o assunto do nosso próximo tópico.
Estabeleça um canal regular de comunicação com representantes
O contato regular com o representante vai engajando, cada vez mais, essa peça importantíssima para seu negócio.
Por isso, estabelecer um canal de comunicação constante mantém o profissional atualizado, fazendo toda a diferença! Podem ser reuniões periódicas, bate-papos informais – mas agendados – sobre as oportunidades e sobre os desafios deles em campo, com discussão para achar soluções em conjunto.
A tecnologia deve apoiar bastante a estruturação desse canal de comunicação.
Um bom assunto para essas conversas é o estabelecimento e o acompanhamento de metas, que são o próximo tema.
Ajude o representante comercial a criar metas
Ajudar os representantes comerciais a estabelecer e acompanhar metas e objetivos, além de ser um fator de engajamento, aprimora muito sua gestão, por meio de um maior controle dos resultados e da visibilidade do desempenho de cada representante.
E para incentivá-los a bater essas metas, sem que se sintam pressionados pela cobrança, oferecer prêmios e vantagens para cada atingimento pode funcionar muito bem!
Invista na capacitação de representantes comerciais
Não é raro que o atacadista, quando pensa em capacitar seu pessoal, esqueça seus representantes.
Até por isso, quando você ajuda o representante comercial em seu desenvolvimento de carreira, patrocinando cursos, indicando palestras ou dando acesso a qualquer recurso que expanda seu conhecimento, a sensação de pertencimento é imediata.
Há muitos cursos e palestras acessíveis – e até gratuitos – sobre estratégias de vendas, comunicação, organização pessoal e uma infinidade de temas que interessam muito aos profissionais dessa área.
Tem um outro artigo neste blog em que falamos mais sobre como atrair e reter os melhores talentos. Confira! Dicas para engajar e manter seus funcionários. Chega de turnover! (parte II)
Confira também: Como o atacado pode multiplicar seu crescimento com o comércio eletrônico.