Gerenciar uma pequena ou média indústria gera diversos desafios que demandam atenção no dia a dia para garantir a rentabilidade e proporcionar maior satisfação aos clientes. Alguns dos pontos são manter um bom marketing, atrair novos consumidores e manter os padrões de qualidade.
Além dessas questões, é fundamental manter um bom planejamento de estoque para indústria. Falhas nesse setor podem comprometer os demais processos. Confira, a seguir, 5 dicas imperdíveis de como manter um bom controle e tire suas dúvidas sobre o tema!
1. Negocie com fornecedores
Manter os prazos de entrega em dia e conseguir melhores condições de pagamento são fatores que podem ajudar a manter o seu estoque de forma adequada. Afinal, se você não tiver o necessário para começar a cadeia produtiva, poderá ter problemas em nas demais etapas.
Comunicação aqui é a chave do negócio. Mantenha-se em contato constante, mesmo que tenha um contrato de fidelização a longo prazo. Isso ajudará, por exemplo, em um momento que você possa precisar de uma reposição urgente para solucionar a questão
2. Faça o planejamento com antecedência
Quanto antes você cuidar do planejamento, mais facilmente poderá redirecionar rotas, se necessário, para evitar complicações futuras. Por exemplo, se por algum motivo for preciso ter um aumento na produção para atender a uma demanda urgente, um plano bem definido permite reorganizar todos os processos internos e evitar problemas.
3. Tenha atenção para questões de sazonalidade
A sazonalidade está relacionada tanto com a necessidade de acompanhar itens de matéria-prima para a fabricação de produtos quanto para identificar períodos com maior demanda de compras por parte dos seus clientes. Assim, você saberá quando pode desacelerar a sua produção e quando é necessário aumentá-la.
Também, ao identificar a sazonalidade de produtos importantes para sua produção, é possível identificar o melhor momento para fazer a reposição e evitar que fique sem itens no estoque, por eles estarem indisponíveis no mercado.
4. Conheça o fluxo de vendas da sua indústria
Outro ponto importante para um bom planejamento de estoque é dominar os padrões de fluxos de venda da sua indústria. Com isso, você identifica quais são os produtos que têm maior demanda e devem ter uma maior produção e sabe aqueles que têm menor saída.
Dessa forma, você consegue se programar para evitar dois dos maiores problemas do planejamento de estoque feito de forma inadequada: faltar itens e perder oportunidades de vendas ou ter uma sobrecarga de produtos, que poderá gerar excessos.
5. Conte com tecnologias para o planejamento de estoque
Todos os pontos que você viu anteriormente sobre como ter um planejamento de estoque eficiente na indústria e não errar, podem ser resolvidos com tecnologias voltadas para este fim. Soluções feitas para o setor industrial podem trazer funções importantes:
- ferramentas que facilitam a cotação de fornecedores e negociação;
- controle de estoque (tanto de matéria-prima quanto dos produtos produzidos);
- apontamento de sazonalidade;
- controle de entrada e saída de itens, entre outros.
O planejamento de estoque para indústria exige atenção, pois falhas podem proporcionar problemas graves para a rentabilidade do seu negócio. Por isso, não deixe de adotar essas dicas e tenha melhores resultados em seu negócio.
Gostou das dicas deste conteúdo? Então continue aprendendo mais sobre o assunto. Veja nosso guia de gestão de estoque para ter melhores resultados!