Não é incomum que distribuidores atacadistas sofram atrasos no pagamento de faturas de tempos em tempos. No entanto, quando esses atrasos se repetem entre muitos de seus clientes, você terá um grande problema e precisará saber como proteger seu negócio da inadimplência.
Obviamente, lidar com faturas vencidas pode ser inconveniente. Mas atrasos frequentes no pagamento têm efeitos ainda piores. Eles interrompem o fluxo de caixa, o que cria uma cascata de problemas que pode ameaçar a existência da empresa.
Embora os atrasos nos pagamentos possam parecer inevitáveis nos negócios, eles não precisam ser. Existem vários cuidados que podem ser seguidos para reduzir a inadimplência e garantir que sua empresa sempre receba o pagamento em dia. A seguir, vamos mostrar quais são eles!
Controle de estoque
O processo de controle de estoque depende diretamente do cálculo preciso da demanda, suportado por um processo contínuo de análise do ambiente interno e externo. Esse serviço deve ser uma prioridade para os atacadistas.
Ao identificar corretamente a demanda de cada produto e levar em conta as mudanças causadas pela sazonalidade do mercado, é possível manter o estoque atualizado sem superfaturamento ou falta de itens adquiridos — o que evita desperdícios. Essa ação otimiza os investimentos na produção e contribui para a eficiência econômica.
Bom planejamento de logística
Este é o ponto central do mercado atacadista: coordenar pedidos e entregas para manter os negócios funcionando sem problemas. Para evitar problemas, a empresa deve ter uma equipe de controle constantemente informada sobre o andamento da entrega. Além do monitoramento, a equipe também poderá traçar rotas mais flexíveis e econômicas.
Uso de tecnologia
Departamentos que não se comunicam entre si, falta de controle de estoque, cronogramas de entrega e capacidade de resposta aos clientes são resultados de não alavancar a tecnologia. A melhor forma de controlar e evitar esses erros é utilizar um sistema de gestão do distribuidor atacadista que unifique todos os processos.
Controle financeiro
Uma empresa que não sabe onde está investindo e se tem chance de perder dinheiro, muitas vezes, perderá participação de mercado. Saber onde e como o seu negócio está aplicando as finanças, se há estoques desperdiçados, prazos perdidos, gastos excessivos com combustível e financiamentos parados faz parte de um processo delicado que precisa ser monitorado regularmente.
Uma maneira de se prevenir contra possíveis problemas é a solução saúde do seu negócio, para diagnóstico e monitoramento da empresa. Com ele é possível monitorar seu CNPJ e CPF com alertas de pré-negativação, dívidas vencidas e protestos. Além disso, é possível monitorar sócios e participações e contar com assistência antifraude.
Como vimos, proteger seu negócio da inadimplência e agir para se prevenir contra esse tipo de dívida é fundamental para o setor atacadista. Ao tomar medidas preventivas para reduzir inadimplências, os atacadistas podem não apenas garantir sua sobrevivência no mercado, mas também construir relacionamentos com os clientes e fornecedores que agregam valor de longo prazo para a empresa.
Para se prevenir de inadimplências de clientes e fornecedores, faça consultas de CNPJ e CPF!
Dúvidas? Acesse também nosso canal de atendimento clicando aqui!
Confira também como engajar representantes comerciais.