Um dos grandes temores do empreendedor é ter clientes em débito com o negócio. A inadimplência é um impasse que, se não for bem resolvido, pode acumular e gerar uma bola de neve, e afetar negativamente o setor financeiro da sua empresa. Além disso, o cenário brasileiro de crise econômica tem acentuado ainda mais esse problema, e atinge tanto pessoas jurídicas quanto os consumidores.
A inadimplência é um problema em cadeia, afinal, se determinado grupo de clientes não pagar as suas contas, o lucro da empresa reduz e as despesas aumentam. Assim, os empreendedores terão uma maior dificuldade para manter o seu negócio, visto que o pagamento dos fornecedores e dos funcionários será comprometido.
Por isso, para te ajudar a aprofundar seus conhecimentos sobre inadimplência e as formas de evitar ou resolver esse problema, criamos esse artigo. Boa leitura!
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Como prevenir a inadimplência dos seus clientes?
Quando o assunto é cobrança, todo cuidado é pouco. Afinal, é preciso ter calma para não criar um clima de inimizade entre a empresa e o cliente.
Então, cabe aos gestores ter paciência e procurar o entendimento para que ninguém saia perdendo. Desse modo, listamos, abaixo, algumas dicas que devem ser seguidas pelos empresários para conscientizar os seus consumidores sobre a inadimplência.
Conhecer bem a sua clientela
O primeiro passo é entender o perfil do seu cliente, ou seja, saber mais sobre o seu histórico de compras e qual a forma de pagamento usada por ele. Essa tarefa básica é essencial para que o gestor saiba com quem está lidando e evite prejuízos financeiros. Afinal, com essa informação em mãos, você pode criar estratégias de pagamento diferenciadas a ele, com o intuito de não ser prejudicado.
Somado a isso, é fundamental manter os bons consumidores por perto, aqueles que honram com todos os compromissos. Então, cabe aos empreendedores estimular esses clientes, por meio de brindes e descontos, por exemplo, para que eles se sintam valorizados.
Incentivar o pagamento à vista
Um bom empresário precisa se planejar e oferecer condições variadas de pagamento para os seus consumidores, de forma a não prejudicar o desenvolvimento da sua empresa. Logo, incentivar o pagamento via cartão de crédito ou à vista são maneiras mais seguras de evitar que o cliente faça dívidas em seu negócio, pois nesses casos eles não deverão dinheiro para a sua empresa, mas sim, para o banco.
Criar um sistema de cobrança
Existem casos em que os clientes até possuem o dinheiro para pagar a dívida, porém, acabam se esquecendo. Desse modo, para evitar esse tipo de problema, é válido que o empreendedor elabore um sistema que alerte as pessoas sobre as datas de pagamento. Essa medida pode diminuir gradualmente a inadimplência no seu negócio.
Pedir a documentação dos clientes
Além disso, na venda de determinados produtos, como insumos mais caros, é viável realizar um contrato redigido com detalhes referentes ao pagamento da compra. Ter esses documentos em mãos é uma alternativa caso essa situação chegue a um nível extremo, que precise de outra maneira de cobrança.
Orientar a sua equipe de cobrança
É importante passar algumas dicas para os colaboradores que lidam com os inadimplentes. Logo, é bom orientá-los a agir de maneira simpática, paciente e cordial, dentro das regras impostas pelo Código de Defesa do Consumidor.
A equipe deve estar apta a encarar qualquer tipo de situação e agir com mansidão ao cobrar o cliente. Por isso, é preciso criar uma política de gestão de cobranças.
O que fazer para a sua empresa não cair na inadimplência?
Dívidas são um problema que tira a paz de qualquer empreendedor, seja ele pequeno, médio ou grande porte. Diante disso, para não cair nessa situação, algumas práticas podem ser adotadas. Confira abaixo, algumas das técnicas que podem te ajudar a não cair na inadimplência!
Ter uma boa gestão financeira
Uma empresa que deseja obter maior lucratividade e visibilidade no mercado precisa manter a saúde financeira em dia. Em virtude disso, fazer uma boa gestão, criar planos estratégicos de cobrança, fidelizar bons clientes e ter uma equipe eficiente, que saiba fazer o controle das entradas e saídas, é uma alternativa para se manter livre da inadimplência.
Pagar as contas em dia
Essa parece ser uma tarefa fácil. Porém, caso o gestor responsável pelos pagamentos dos funcionários, fornecedores ou despesas do próprio estabelecimento, como água, luz e internet, não saiba administrar bem as datas e as formas de quitar essas pendências, as coisas podem se complicar e virar uma bola de neve difícil de ser contida.
Usar serviços de análise de crédito
Os serviços de avaliação de crédito são recursos importantes, pois ajudam o fornecedor a conhecer a situação financeira do seu cliente, o que é um ponto válido para quem vai fechar qualquer tipo de negócio. Dessa maneira, por meio de empresas de proteção ao crédito, o empreendedor pode fazer as suas consultas e ter acesso detalhado a pendências de pagamentos e outros impasses de restrição do cliente.
Vender com nota fiscal sempre
Esse quesito é de extrema relevância, visto que a venda sem nota fiscal configura crime e, por consequência, gera vários problemas ao dono da empresa. Afinal, quando algo é vendido sem documento, o empreendedor não tem amparo da lei para resolver judicialmente a dívida do cliente.
Acompanhar os números diariamente
Para diminuir a inadimplência, é preciso avaliar diariamente os números, ou seja, saber quantos e quais são os clientes devedores e entender os principais motivos que os levaram a isso. Assim, pode-se criar soluções para evitar essas falhas no processo.
Dessa forma, conhecendo de perto o andamento da sua empresa, é possível identificar se a inadimplência ocorre por conta de um serviço em específico e por que motivo o cliente não paga em dia a sua conta.
Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre como evitar a inadimplência na sua empresa e como alertar os clientes a honrarem com os seus compromissos, busque colocar todas as dicas apresentadas acima em prática. Com isso, ajude a manter a saúde financeira do seu empreendimento.
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