Em geral, todo mundo gosta de novidades, mas quase ninguém quer atravessar os processos de mudança. Faz parte da natureza humana.
Só que mudar é necessário para o sucesso nos negócios: com a crescente necessidade de se adaptar rapidamente a novas situações ou contextos, tornou-se indispensável monitorar o desempenho de alguns processos empresariais e manter a capacidade de modificá-los quando se tornam pouco eficientes ou desatualizados.
Essa habilidade de identificar e corrigir processos se chama gestão de mudança e é um importante ponto de atenção para quem quer empreender.
Para se ter uma ideia, lá em 2018 o IBGE apontou que cerca de 48% das empresas que fechavam era por conta da ausência de uma gestão de mudança eficiente!
Mas não precisa ter medo porque hoje você vai conhecer todos os fundamentos e técnicas especializadas de gestão de mudança!
Neste conteúdo você vai ver
A Chave para o Sucesso das empresas: Dominando a Gestão de Mudanças
A Gestão de Mudança utiliza processos de análise de dados, comunicação e tecnologia para conseguir identificar uma falha ou um processo desatualizado, e traçar um plano de ação para melhorar e monitorar o desempenho após a mudança.
Porém, é uma estratégia que exige maturidade do empreendedor, pois é necessário ser “desapegado” das coisas e estar aberto para realizar uma grande mudança.
Grande mudança essa que pode estar associada a funcionários, gestão de equipe, tecnologias e até mesmo direcionamentos da estratégia de marca, ou seja, é uma estratégia que trará grande movimentação para sua empresa.
Muitos funcionários e gestores estão acostumados a métodos tradicionais e podem hesitar em adotar novas tecnologias, afinal, mudar algo que você já está acostumado, pode ser difícil às vezes.
Segundo uma pesquisa do SEBRAE, apenas 27% das PMEs no Brasil utilizam tecnologias avançadas em suas operações. A automação pode incluir desde a utilização de softwares de gestão até sistemas de atendimento automatizados que aumentam a eficiência.
Está confuso? Da uma olhada neste exemplo:
Uma loja de varejo pode implementar um sistema de pontos de venda (POS) que não só melhora a gestão de estoque, mas também fornece informações relevantes sobre o comportamento dos clientes.
A gente pode ver também que estar aberto a mudanças pode acabar melhorando diversos aspectos do negócio. No caso, da implementação de um sistema de ponto de vendas, o empreendedor conseguiu melhorar a gestão de estoque e aumentou a capacidade de coleta de dados sobre o cliente final.
Desafios de uma Gestão de Mudança
Qualquer mudança, tem desafios a serem superados e quando nos referimos a um ambiente profissional, esses desafios podem ser um pouco mais complicados.
Entre os desafios da Gestão e Mudança, um dos que mais se destacam é a comunicação.
Comunicação é a chave para uma gestão de mudança eficiente
A falta de comunicação eficaz pode dificultar a implementação de qualquer tipo de mudança. Muitas vezes, os funcionários não entendem os benefícios das novas práticas e resistem a elas naturalmente.
Construir uma cultura organizacional de transparência sobre os objetivos por trás de uma mudança diminui os riscos de o colaborador ficar relutante ao novo.
Pensa bem: se o empregado exerce uma função da mesma forma há algum tempo, ele já está acostumado e tem facilidade com ela. Quando ele precisa mudar o processo de execução, precisará muitas vezes reaprender um monte de coisa que já fazia bem.
Isso tira a pessoa da zona de conforto, o que sempre constitui um desafio. Mas, conscientizando o colaborador sobre a necessidade que gerou essa mudança, o processo pode se tornar muito mais aceitável, pode ser até percebido como uma real evolução, o que acelera a curva de aprendizado e os resultados da mudança do processo.
Forneça a capacitação para o funcionário
Além de, como falamos acima, precisarmos reaprender funções, existe outro obstáculo que é a aquisição do conhecimento necessário para se trabalhar com uma ferramenta ou processo novo.
Ensinar como o funcionário usa uma nova tecnologia é essencial para conseguir implementá-la devidamente e também para engajar o funcionário, fazendo com que a pessoa compreenda que está sendo beneficiada com a aquisição de uma nova habilidade.
“Mas hoje na internet dá para achar tutoriais de tudo, não preciso investir nisso”
Um estudo da FGV revelou que 60% dos fracassos na implementação de novas tecnologias nas empresas são devidos à falta de treinamento adequado.
Ferramentas de gestão normalmente são bem mais complexas e bem específicas, o que torna o acesso ao conhecimento restrito àqueles que se especializam nelas.
Leis e boas práticas
Outro aspecto que gera desconforto é manter a empresa 100% adequada às legislações vigentes, até porque é uma mudança obrigatória que não necessariamente acarreta melhor desempenho.
De acordo com o IBGE, a carga regulatória é um dos principais desafios enfrentados por 45% das PMEs no Brasil.
Adaptar-se a novas regulamentações pode ser desafiador e até impactar a produtividade em um primeiro momento.
Um exemplo disso foi a adequação necessária de todas as empresas brasileiras à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que tiveram que revisar suas práticas de coleta, armazenamento e uso de dados, o que demandou investimentos em sistemas de segurança e treinamento.
Como a Serasa Experian pode te ajudar na Gestão de Mudança
A Serasa Experian oferece um extenso portfólio de soluções de análise de dados, monitoramento e cobrança.
Utilizar ferramentas avançadas de análise de dados permite que se identifiquem tendências e antecipem desafios, e essa previsão faz vom que você ganhe tempo para preparar sua empresa e equipe aplicando as estratégias de Gestão de Mudança.
A Serasa Experian oferece soluções que são o match perfeito para a sua empresa, ajudando a criar estratégias baseadas em dados para impulsionar seu negócio.
E aí? Curtiu o conteúdo?
Não esqueça de compartilhar com seus contatos e de ficar de olho nos próximos artigos com dicas valiosas para o sucesso do seu negócio!
Boa gestão e até a próxima!