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E-commerce B2B: principais pontos para desenvolver do zero!
Quando pensamos em vendas B2B – de empresas para empresas – vem à mente as negociações extensas, os riscos financeiros, a gestão de entrega, a segurança de dados e o relacionamento com o cliente.
São tantos cuidados que o atendimento personalizado e “presencial” parece indispensável, certo?
Não mais! Hoje queremos mostrar que todas essas preocupações podem, sim, ser contempladas em um relacionamento via e-commerce B2B.
Isso ficou evidente numa pesquisa da Forrester Research, que destacou que, entre 2017 e 2021, houve um crescimento de 7,54% das vendas por e-commerce B2B a cada ano nos Estados Unidos!
“Ah! Mas isso é nos Estados Unidos e não no Brasil!” Sim, nós sabemos!
Só que no cenário brasileiro – ainda segundo o estudo – 56% dos entrevistados pretendem fazer compras online nos próximos meses.
Então, o momento de começar a programar a implementação de um e-commerce B2B é agora!
Mas você sabe quais as ações iniciais para começar a montar um e-commerce B2B do zero? Separamos algumas orientações para você!
e-Commerce B2B: o que é e por que virou tendência?
e-Commerce B2B é uma loja virtual dedicada a transações comerciais entre empresas.
O fenômeno e-commerce ganhou força durante a pandemia de COVID-19 e agora, de acordo com a “e-commercebrasil”, cerca de 62% das empresas B2B aderiram à modalidade.
Esse crescimento acelerado acompanha a crescente necessidade dos clientes de comprar com mais comodidade, velocidade, a qualquer hora e de qualquer lugar.
As plataformas online já conseguem contemplar essas necessidades beneficiando as negociações.
Lógico que, em comparação com vendas online aos consumidores (B2C), o e-commerce exige alguns cuidados a mais.
Mas não se assuste! Vamos explicar bem os pontos mais importantes para você!
O que você pode esperar de o um e-commerce B2B?
Mesmo sendo uma tendência forte e com projeção de crescimento maior ainda, o e-commerce B2B possui alguns pontos de atenção.
Mas vamos começar falando do que é bom, das vantagens desse modelo de negócio:
- Melhora da experiência de compra do cliente
- Acelera a coleta e a mensuração de dados
- Locomoção reduzida tanto para o cliente quanto para os funcionários
- Economia de tempo com atendimento
- Melhora da percepção sobre o comportamento de compra dos clientes
- Aumento da variedade dos produtos vendidos
- Satisfação e fidelização dos clientes
- Menos custos com espaço físico
Dá para perceber que o e-commerce traz comodidade para os clientes e já sabemos que essa é a chave do sucesso hoje em dia; fazer com que o processo de compra seja o mais simples, rápido e seguro para o cliente.
Mas, como toda moeda tem dois lados, o e-commerce traz também alguns pontos frágeis, que você pode evitar se prestar a devida atenção:
- Sistema integrado de estoque
- Aumento do investimento em estratégias de marketing
- Mão de obra especializada
- Manutenção contínua da plataforma
- Sistema de segurança de dados
- Visual e textos coerentes com a estratégia de marca
- Capacidade de distribuição
Para que seu e-commerce seja eficiente, é indispensável que você fique atento a esses assuntos, afinal, sem eles você não consegue explorar as vantagens.
Analise o mercado e explore a necessidade que existe!
Assim como qualquer outra implementação que seja feita nas empresas, é necessário saber o que seus clientes vão achar da mudança e entender as necessidades do mercado, para conseguir moldar as ações pensando no seu público.
É importante definir objetivos antes de começar sua pesquisa, procure saber para onde, para quem é o que você vai olhar. Entender bem o que sua empresa quer é crucial para uma pesquisa eficiente.
Se for tratar dos seus clientes, estude suas necessidades, avalie seu padrão de compras, entenda suas preferências e tenha sempre em mente que você precisa colher informações para trazer mais comodidade para eles.
Já se olharmos para o que sua empresa quer, questões como a expansão da sua área de atuação, o aumento de venda dos seu mix de produtos, as melhorias nos processos ou a conquista de maior participação do mercado são pontos relevantes.
Descobrir também quais são as tecnologias (ligadas a e-commerce ou não) seus concorrentes estão usando, pode ser um grande potencializador para o desenvolvimento da sua pesquisa. Confira nosso artigo sobre. Reparou o potencial de personalização do atendimento ao cliente que é gerado? Não? Confira no próximo tópico e entenda mais!
Atendimento com a “cara” de cada cliente!
Fazer o cliente se sentir especial ou que determinada ação foi feita pensando nele, é um diferencial que o e-commerce B2B entendeu como potencializar.
No e-commerce B2B, o cliente tem um perfil próprio, o que te ajuda a classifica-lo conforme seu padrão de compra – volume, produto, constância – e fazer ofertas certeiras que cada grupo seja mais propenso a aceitar.
Isso funciona muito bem não só para os anúncios, mas também para criar alguns “padrões de atendimento” que facilitam a vida dos seus atendentes e vendedores e tornam a resolução de problemas mais rápida e eficiente.
Essa subdivisão dos seus clientes, também favorece muito a gestão estratégica de vendas porque facilita a identificação das áreas com maior potencial lucrativo, orientando a tomada de decisão desde o lançamento de produtos até a descontinuação ou despriorização de algum deles.
Uso de dados dos clientes: garanta a segurança e o consentimento
Sabe quando você entra em algum site e pedem para você confirmar que está ciente de que seus dados serão usados para isso ou aquilo? Isso é uma obrigação das empresas exigida pela lei brasileira!
A Lei Geral de Proteção de Dados, (LGPD), exige que, se qualquer dado fornecido pelo cliente for captado, armazenado ou usado de alguma forma, o cliente tem que autorizar expressamente.
Essa autorização normalmente é solicitada durante o processo de abertura de conta que o cliente faz no e-commerce.
E então? Já está achando uma boa opção implementar na e-commerce B2B na sua empresa? Confira também os outros conteúdos com dicas para aumentar suas vendas em nosso site :)
E não se esqueça de compartilhar as dicas com mais pessoas.
Bons negócios e até a próxima!