Com empresas novas surgindo a cada dia, ter um diferencial para se destacar é primordial para quem quer manter um negócio de sucesso. Independentemente do segmento, não dá para ser só “mais uma empresa aberta”.
Mas você sabe como fornecer um serviço bom o bastante para se fixar na mente do consumidor e fazer cada vez mais a sua empresa ser a primeira opção para o cliente?
Não tem uma “receita de bolo”, mas existem algumas práticas que fortalecem a relação com o cliente, melhoram a jornada de compra e, consequentemente, tornam o seu negócio mais atrativo.
Deu curiosidade? Continue lendo e descubra os principais pontos para fazer do seu negócio o preferido no segmento!
Neste conteúdo você vai ver
Conheça seus clientes
Saber quem é seu público traz uma melhor segurança na hora de se comunicar, precificar seus produtos, desenvolver promoções e oferecer serviços personalizados. Tudo isso é fator de destaque!
Você pode desenvolver um banco de dados com informações sobre os clientes, por meio de registros durante os atendimentos ou até mesmo fazendo um levantamento nas plataformas de anúncios das redes sociais.
Com isso, você começa o processo de fornecer uma jornada de compra memorável para o cliente e, para caprichar mais ainda, confira no próximo tópico como garantir o “volte sempre”.
Ofereça o melhor atendimento e garanta o “volte sempre”
Os clientes procuram um atendimento rápido, simples e personalizado. É por meio da capacitação dos seus funcionários e do desenvolvimento de um banco de dados integrados com a área de vendas que você alcança isso.
Investindo na capacitação do seu pessoal, você garante uma mão de obra especializada, capaz de efetuar o atendimento de forma rápida e descomplicada, oferecendo assim uma experiência de compra agradável para o cliente.
Disponibilize para a equipe de vendas os meios de contato e históricos de compra dos clientes para que as promoções sejam feitas de forma personalizada, aumentando assim a eficiência da busca pela “hora certa de comprar”.
Mantenha a excelência nos prazos de entregas
É primordial cumprir o prazo de entrega estabelecido com o cliente, afinal, atrasar a entrega é extremamente frustrante para o cliente e pode gerar uma má reputação.
Um dos postos-chave para cumprir prazos é ter fornecedores de confiança. Para isso, você pode fazer um contrato de exclusividade ou conferir nosso artigo sobre “7 dicas para escolher os melhores fornecedores para o seu negócio”.
É necessário também que haja uma boa gestão de estoque, com um controle constantemente atualizado para evitar vender um produto que não esteja disponível. Caso seu negócio seja um e-commerce, mantenha o catálogo atualizado também!
Diversifique as opções de pagamento e entrega
Uma boa diferenciação é oferecer opções de pagamento variadas – Pix, débito, crédito, boleto etc. – e disponibilizar mais de uma forma de entrega – no mesmo dia, agendadas, retirada na loja.
Qualquer que seja sua opção, o importante é oferecer um leque de alternativas que atendam aos requisitos que o cliente necessita.
Estude seus concorrentes
Olhando para a concorrência, você tem uma visão geral do seu segmento e das práticas que estão dando resultados positivos e negativos.
Dessa forma, você consegue ter um auxílio maior para implementar novas práticas e antecipar ações de inovação ou até mesmo de correção, afinal, o mercado e a sociedade estão em constante mudança e é indispensável inovar.
E aí, gostou do conteúdo?
Agora você já pode começar a trabalhar no destaque que seu negócio merece, e não se esqueça de divulgar esse material para mais pessoas.
Nos vemos na próxima e boas vendas!