A Progress, que consulta Serasa Experian desde sua fundação, começou a melhorar a análise de CNPJ e, hoje, tem inadimplência zero.
A Progress é uma pequena fábrica de embalagens plásticas que consulta o CNPJ – e às vezes até o CPF – de seus clientes na Serasa Experian, desde quando foi fundada em 2016.
Quem consulta, vende melhor! Isso todo mundo já sabe.
O que aprendemos com a Luana Luduvice, sócia fundadora da Progress, foi como usar as informações adicionais certas para vender mais gastando menos!
A conversa com a Luana foi tão legal, que resolvemos compartilhar por aqui os principais pontos!
Neste conteúdo você vai ver
Vender com segurança para todo tipo de cliente
O objetivo da Progress é vender para todo o território nacional e para clientes de todos os portes e setores.
Na maioria dos casos, inclusive, não tem nem pedido mínimo: “se o cliente quiser comprar só duas caixas, por que não vender?”, comentou a Luana.
Só que, para isso, a Progress usa toda informação disponível nas consultas Serasa Experian, procurando conhecer bem o risco de não receber do cliente.
Foi assim que Luana começou a usar as informações adicionais do Concentre, que é o relatório de crédito mais utilizado por indústrias como a Progress.
Conhecer bem o cliente para criar relacionamento
Luana consulta o cliente na Serasa Experian, até quando a compra é a vista.
Exagero? Não! Sabedoria: “é a vista hoje. Amanhã, se o cliente precisar de outra condição para comprar mais, eu não vou vender?”, explica Luana.
Todos sabemos que, hoje, construir esse tipo de relacionamento com o mercado é essencial para qualquer empresa!
Informações adicionais bem usadas dão melhor resultado
A Progress realmente entende a importância de manter uma boa reputação de crédito.
Tanto que chega até a ligar para o atendimento da Serasa Experian muitas vezes, só para entender melhor as faturas e não deixar nenhuma atrasar.
Foi assim que a fábrica apareceu no radar do nosso time de “especialistas em sucesso do cliente”.
Guilherme Anchieta
Especialista em Sucesso do Cliente da Serasa Experian
A Luana já conhecia o poder das informações adicionais. Usava várias em quase toda consulta.
A dica que o Guilherme deu foi quais usar em cada negociação. Por exemplo:
Limite de Crédito
Esta informação sugere um limite de crédito para o CNPJ que está consultando. É ideal quando você quer propor condições atrativas e adequadas ao perfil de pagamentos do cliente. E o melhor: a sugestão é na hora! Tem venda que não pode esperar um segundo, certo?
Serasa Score PJ
Esta é uma grande ajuda em muitos negócios! O Serasa Score analisa, em um segundo, um monte de dados sobre o CNPJ! São informações públicas sobre pagamentos e movimentações financeiras, dados do Cadastro Positivo, informações sobre dívidas e financiamentos e muito mais. O Serasa Score processa tudo isso e resume numa nota de 0 a 1000, sendo que quanto mais alta, melhores as chances de receber em dia desse cliente.
Faturamento Estimado PJ
Acrescentando o Faturamento Estimado PJ à sua consulta de CNPJ, você vê uma estimativa do quanto aquela empresa fatura por ano, em Reais para criar. Essa informação é muito útil quando você for vender para pequenas, médias ou microempresas (grande maioria dos clientes PJ no Brasil): essas empresas não publicam balanço e o Faturamento Estimado PJ ajuda você a enxergar o potencial de compra do cliente no momento da venda.
Pontualidade de Pagamentos PJ
A Pontualidade de Pagamentos PJ é uma análise rápida e precisa dos pagamentos que a empresa fez em dia e dos que ainda estão em aberto ou foram feitos em atraso. A informação é especialmente útil na quando, por exemplo, você vai avaliar uma empresa que tem anotação de inadimplência, mas que parece ser, no momento, uma boa pagadora. Se – ainda nesse exemplo – apesar da negativação, a empresa tem pago as contas em dia, pode ser que você não perca o negócio!
Com isso, a Progress hoje tem zero inadimplência e até economiza em suas faturas Serasa Experian, já que começou a usar as informações adicionais de um jeito mais estratégico, sendo mais assertiva
Imagina, Luana! Foi um prazer!
Enxergando uma política de crédito na consulta
No final das contas, o que a Progress está descobrindo é quais dados são importantes para cada negócio e entendendo como usá-los para tomar as decisões.
E, assim, a pequena indústria da Luana vai aperfeiçoando sua “política de crédito”, que todo mundo diz ser o segredo do sucesso nas vendas.
E não é nenhum bicho de sete cabeças.
E você? Também quer de vender melhor com as informações adicionais em suas consultas?
A dica da Luana, que está fazendo sua Indústria crescer mais a cada dia, é:
“Você quer ter uma Indústria bem estruturada financeiramente? Contrata a Serasa Experian.”
Segue essa dica: entre em contato com a gente! Quem sabe sua empresa não vira o nosso próximo case de sucesso?
Aí a gente vem contar para todo mundo aqui! ;)