Pequenas e médias indústrias que vendem a prazo precisam de uma política de crédito bem-estruturada. A concessão de créditos deve incluir uma análise completa dos futuros clientes, de modo que seja minimizado qualquer risco de inadimplência. É aí que as informações adicionais nos relatórios de consulta são importantes.
Na Serasa Experian, você tem acesso a relatórios precisos para avaliar o perfil de cada cliente antes de aprovar (ou não) uma concessão de crédito. Confira aqui!
Neste post, vamos explicar mais sobre qual a importância dessas informações e quais indicadores os relatórios Serasa Experian podem ajudar sua indústria. Continue a leitura e veja o que considerar na análise de crédito!
Neste conteúdo você vai ver
Qual é a importância de usar informações adicionais nos relatórios de consulta na indústria?
As informações adicionais para consulta são um reforço para a análise de crédito e permitem que o analista ligue o sinal vermelho para qualquer indício de risco de inadimplência por parte do cliente — seja ele uma pessoa física (PF), seja uma pessoa jurídica (PJ).
Dados precisos e relevantes contribuem para uma avaliação profunda do patrimônio e do histórico financeiro do futuro cliente. Portanto, buscar essas informações é a melhor maneira de a sua indústria saber se deve dar um parecer favorável à concessão de crédito.
Quais são as informações adicionais mais utilizadas para consultas de pessoas jurídicas?
A concessão de crédito para empresas pode incluir informações extras que ajudam a verificar detalhes sobre o perfil e o histórico financeiro da pessoa jurídica. Confira, a seguir, as informações que sua indústria pode consultar nos relatórios Serasa Experian.
Score Serasa
O score Serasa indica, em uma escala de pontuação que vai de 0 a 100, qual a chance de uma empresa pagar seus compromissos financeiros em dia.
IRM (Índice de Relacionamento no Mercado)
O Índice de Relacionamento no Mercado (IRM) demonstra o grau de relacionamento de uma empresa com outras empresas do mercado nos últimos 12 meses. Esse indicador é calculado com base em um conjunto de dados da base da Serasa Experian.
Pontualidade de pagamento
A pontualidade de pagamento é um percentual que reflete os hábitos de pagamento e a pontualidade de uma empresa. O cálculo desse indicador é baseado nos pagamentos feitos dentro do prazo, pagamentos abertos e pagamentos fora do prazo.
Faturamento estimado
O faturamento estimado, como o nome já sugere, demonstra qual é o faturamento anual estimado de uma empresa para os próximos 12 meses. O cálculo se baseia em informações cadastrais e comportamentais relacionadas ao histórico de pagamentos da empresa.
Limite de crédito
Este indicador faz uma sugestão para o limite de crédito à empresa consultada, conforme o seu grau de risco de inadimplência.
Quais são as informações adicionais mais utilizadas para consultas de pessoas físicas?
Na concessão de crédito para clientes, sua indústria pode ir além da consulta tradicional e avaliar as seguintes informações nos relatórios Serasa Experian.
Score Serasa
O Score Serasa para pessoa física funciona da mesma maneira da pontuação para PJ: em uma escala de 0 a 100, o sistema define uma pontuação que estima a chance de um cliente pagar seus compromissos financeiros em dia.
Histórico de pagamentos
O histórico de pagamentos demonstra um índice de desempenho do cliente com base em seus pagamentos anteriores dos últimos 12 meses.
Comprometimento de renda
O comprometimento da renda é o percentual da renda do cliente comprometida com outras despesas. É o indicador ideal para saber se um cliente poderá comportar o valor do crédito liberado pela empresa.
Todas as informações adicionais nos relatórios de consulta precisam ser consistentes e coerentes entre si. Quanto maior o valor do crédito solicitado por um cliente, mais profunda deve ser essa análise. Caso seja encontrada alguma restrição, é importante avaliar o peso dessa limitação e tomar a decisão de crédito com base no conjunto das informações.
Quer saber como a parceria com a Serasa Experian pode ajudar sua indústria no gerenciamento de riscos?
Confira também:
Política de crédito na Indústria: Veja tudo o que você precisa saber sobre o assunto