A venda a crédito pode ser mesmo um dilema, em especial para as indústrias. Se de um lado é uma forma de atrair clientes, de outro também pode ser uma abertura para a inadimplência. Então, é fundamental encontrar o “caminho do meio” entre as possibilidades e o bom senso na concessão de crédito na indústria.
Felizmente, o mercado já dispõe de algumas ferramentas que podem oferecer menos riscos nesse tipo de negociação. Conhecê-las melhor pode ser a chave que a sua empresa precisa para aumentar as vendas a prazo, sem ficar suscetível ao não pagamento por parte dos clientes.
Gostou da ideia e quer saber mais? Então, continue a leitura e descubra agora mesmo como conceder crédito seguro na indústria!
Estabeleça uma política de crédito
O primeiro passo é entender que a sua indústria precisa de uma política de crédito clara e bem-definida. É ela que vai ajudar seus colaboradores a negociarem melhor com cada perfil de cliente. Além disso, essa medida também ajuda a criar um tratamento mais padronizado a respeito das condições ofertadas.
Porém, tenha em mente que essa política não precisa ser fixa e permanente. Com o tempo, ela pode ser ajustada para atender melhor às necessidades do seu público. Para isso, é interessante que você monitore as transações e fique de olho naqueles casos mais recorrentes, desenvolvendo soluções específicas para melhor atendê-los.
Consulte o score do cliente
O score de crédito é um indicador importantíssimo do quanto ele se compromete em manter as contas pagas em dia. Por isso, é preciso ter uma fonte segura de dados para consultar esse tipo de informação, como Serasa Score, atualizado frequentemente para corresponder à dinâmica de pagamentos de cada usuário.
Isso pode servir como um alerta sempre que um consumidor específico deixar de pagar suas contas. Mesmo que isso não seja um padrão de comportamento dele, esse atraso pode apontar um problema ou imprevisto financeiro que está afetando seu caixa, o que também é um sinal de alerta para você.
Conheça bem o cliente
Conhecer o seu cliente é um passo importantíssimo da concessão de crédito. A análise do score e uma política de crédito bem-definida são relevantes, porém, existem informações que só ficam disponíveis em uma conversa real, seja pessoalmente, seja por telefone.
Procure sempre conhecer a história do cliente que está em negociação, há quanto tempo sua empresa está no mercado, como é o crescimento das suas demandas e assim por diante. Isso permite que você personalize suas ofertas e talvez até assuma um risco maior do que o esperado, porém, bem embasado para isso.
Crie um relacionamento
Nem todo cliente fará um grande pedido com você de cara. Mesmo assim, pode ser que ele precise comprar no crédito. Para fornecer esse voto de confiança, muitas vezes será necessário construir um relacionamento com esse público.
Quando vocês já fizeram algumas transações juntos, à vista ou não, ou mesmo tiveram um contato mais próximo durante as negociações, uma credibilidade maior começa a ser construída. Assim, fica mais fácil de entender quando liberar ou não um crédito maior.
Não existe fórmula mágica para garantir que você acerte ao conceder crédito para o cliente. Infelizmente, isso é algo que depende de uma combinação de boa-fé com condições para quitar o que é devido. Mas contar com as ferramentas certas pode facilitar muito a concessão de crédito na indústria.
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