Desde fornecedores, prestadoras de serviços até clientes, todas as pessoas jurídicas que se envolvem com o seu negócio precisam ser escolhidos a dedo. Afinal, fazer uma venda para uma empresa com dívidas, por exemplo, aumenta os riscos de inadimplência. Por isso, é importante saber como proteger sua indústria.
Esse cuidado tem até nome: due dilligence, que significa "diligência prévia ou devida". Estamos falando de investigar bem outra empresa antes de fechar uma parceria, evitando problemas financeiros, de qualidade do produto ou serviço adquirido e até mesmo de reputação para o seu negócio.
Veja algumas dicas para isso!
Análise Financeira
O primeiro passo é levantar documentos e demonstrações da situação financeira do possível parceiro. Afinal, isso impactará diretamente as finanças da sua empresa, caso a parceria seja fechada. Por exemplo, veja qual é o Gasto Estimado e o Faturamento, além de realizar uma consulta completa de dívidas e comportamentos de risco em relação a pagamentos.
Para isso, conte com serviços de consulta de órgãos de proteção ao crédito, como a Consulta Serasa Experian, que mostra também o score de crédito e a classificação de risco financeiro dessa empresa.
Análise Legal e Cadastral
Outro ponto importante é observar se a empresa está envolvida em possíveis processos judiciais e/ou administrativos. Todos os processos são públicos e, portanto, podem ser consultados por qualquer cidadão.
Na Consulta Serasa Experian também é possível fazer a confirmação cadastral, que fornece valiosas informações para análise antes de fechar um contrato com outra empresa. Por ali, é possível verificar:
- a situação do CNPJ desse possível parceiro;
- os endereços informados;
- a razão social;
- a data de abertura da empresa;
- os telefones de contato.
Todos esses dados ajudam a proteger seu negócio, pois podem ser confrontados com as informações fornecidas no processo de negociação.
Análise reputacional
Por fim, vale a pena pesquisar a reputação da empresa antes de fechar contrato, evitando riscos de negócio. Esse é um aspecto que diz muito sobre a qualidade do produto ou serviço prestado por aquela pessoa jurídica, já que as outras empresas que fizeram parcerias antes saíram satisfeitas (ou insatisfeitas) por alguma razão, como:
- pontualidade na entrega;
- cordialidade no atendimento;
- seriedade na atuação profissional etc.
Para tanto, você pode consultar as redes sociais para verificar comentários e outras interações dos usuários. Se for uma empresa de produtos, é possível verificar a avaliação de consumidores em sites de vendas.
Com essas dicas, você já sabe como proteger sua indústria antes de fechar parcerias com outras empresas. Consultar o porte, o histórico e o comportamento financeiro de potenciais clientes ou fornecedores faz toda diferença na hora de evitar dores de cabeça para o seu negócio.
Então, comece pela análise financeira e evite a inadimplência com consultas de CNPJ e CPF!