Para que as indústrias consigam acompanhar as mudanças no comportamento de compra, precisa de uma logística de produção otimizada, empregados capacitados e máquinas funcionando bem.
Só que não conseguimos controlar os fatores externos que possam atrapalhar/atrasar a linha de produção. O que podemos manter sob controle está do portão da fábrica para dentro.
Algumas falhas humanas são imprevisíveis, mas muitas das falhas mecânicas podem ser, previamente, identificadas e evitadas.
Esse diagnóstico de possíveis problemas futuros é o maior benefício da Manutenção Industrial.
Mas, para achar o problema antes que aconteça, é necessário ter uma boa interação entre as áreas operacionais e administrativas da empresa.
Deu curiosidade? Entenda um pouco sobre o que é a Manutenção Industrial e como mantê-la em dia para mitigar prejuízos para sua indústria. Confira agora!
O que é Manutenção Industrial?
Manutenção Industrial é o conjunto de ações práticas e administrativas, que envolvem desde os maquinários, até a gestão de processos burocráticos de manutenção do equipamento.
A manutenção visa manter a linha de produção funcionando, manter a "saúde" das máquinas em bom estado, para que não haja interrupções na produção e atrasos nas entregas.
É uma prática muito importante, que deve obedecer a uma rotina semanal de inspeção, para saber se há necessidade de repor, consertar ou substituir algum aparelho ou peça.
Em algumas empresas, existem até uma área específica para coordenar as inspeções e manutenções, conhecida como PCM, (Planejamento e Controle de Manutenção).
Essa área é responsável por organizar a logística de todos os processos de manutenções, classificar o estado das máquinas e definir a prioridade de quais manutenções/substituições deverão ser feitas.
Mas o PCM não trabalha sozinho; ela atua em conjunto com uma outra área chamada PCP, (Planejamento e Controle de Produção), que é responsável pelo planejamento, programação e controle dos processos produtivos.
O PCP faz uma análise de todas as informações colhidas pelo PCM e organiza os dias e horários em que a linha de produção irá parar para que a manutenção ocorra.
O trabalho em conjunto do PCM e do PCP ajudam a otimizar processos, aprimorando o controle de qualidade da produção e auxiliam em fornecer um ambiente de trabalho seguro.
A Manutenção Industrial pode, ainda, ser potencializada com o auxílio de tecnologias tanto na identificação de problemas, como para a resolução deles.
Umas das promessas da indústria é a chegada do Multiverso, que possibilitará a digitalização da linha de produção, fazendo com que a Manutenção Industrial seja planejada, simulada e avaliada primeiro no digital e depois no físico, para otimizar o aproveitamento do capital investido nesse importante processo.
Clique aqui e confira as principais tendências tecnológicas para a indústria.
Quais são os tipos de Manutenção Industrial?
Manutenção Industrial exige organização e trabalho coletivo e tem várias formas de acontecer. As principais são: preventiva, preditiva e corretiva.
Manutenção preditiva
A manutenção preventiva está associada tanto à inspeção dos equipamentos, como à logística de manutenção e ao fomento do zelo coletivo pelos aparelhos.
As análises podem ser feitas não só por equipes especializadas, como, também, pelos próprios operários, desde que devidamente treinados.
A vantagem desse modelo de manutenção é poder ser feita sem parar a linha de produção, além de implicar no conhecimento do quanto cada máquina consegue produzir sem ser danificada.
A tecnologia também está muito presente nesse tipo de manutenção, pois já existem opções que monitoram o desempenho da máquina em tempo real.
Estratégias como a gestão de Supply Chain, (clique aqui para conferir nosso artigo sobre o assunto), também dialogam, diretamente, com a manutenção preventiva, já que olham para toda a cadeia produtiva para identificar possíveis falhas e ajudam sua indústria a estar preparada para agir.
A manutenção preventiva, como o nome já diz, tem, como foco, a prevenção de problemas, logo, ela atua antes mesmo do problema acontecer e, na maioria das vezes, é feita a partir dos dados coletados pela manutenção preditiva.
Por meio das inspeções e dados colhidos sobre as máquinas, é feito um planejamento para que as máquinas parem em horários determinados para que possam inspecioná-las sem atrapalhar a produtividade.
Suas ações se baseiam em:
- Limpeza de máquinas
- Regulação dos motores
- Verificar pressão, óleos e parafusos
- Avaliação do desgaste de peças
- Identificação de vazamentos
A partir dessas informações, é feito um banco de dados sobre o estado de cada uma das máquinas, para que planos de ações sejam desenvolvidos e a manutenção/substituição não atrapalhe o andamento da linha de produção.
Manutenção Corretiva
As manutenções corretivas são feitas depois que o problema já aconteceu.
Normalmente, é chamada de manutenção corretiva planejada, que conserta o estrago antes que resulte em uma total perda do equipamento e previna mais danos à máquina.
Um investimento que vale de ponta a ponta
Investir na Manutenção Industrial traz tanto retorno financeiro como administrativos, na forma de:
- Aumento de produtividade
- Aceleração de processos de otimização
- Monitoramento da produção
- Redução de custos
- Inovação de tecnologias
- Segurança trabalhista
Se, por exemplo, uma máquina quebrar, você, provavelmente, terá que pagar mais caro pelo conserto emergencial ou, até mesmo, para comprar uma nova de última hora.
Enquanto isso, sua produção vai atrasando e os prejuízos financeiros, de imagem e jurídicos que podem decorrer desse atraso são significativos.
Além disso, fazer manutenção de forma contínua traz para sua empresa a imagem de indústria segura, que se preocupa com possíveis falhas mecânicas que podem vir a lesionar os funcionários.
A Manutenção Industrial ainda consolida entre os funcionários uma cultura de preservação dos equipamentos e de zelo pelo ambiente de trabalho, proporcionando um clima organizacional mais positivo e produtivo.
A capacidade de otimização dos processos também cresce muito, devido à necessidade que cria de atualização das tecnologias, tanto de máquinas, quanto de gestão.
Por fim, mas não menos importante, a criação de um processo de Manutenção Industrial envolve bastante planejamento e comunicação entre os responsáveis de diversas áreas da fábrica, o que favorece, indiretamente, a visão panorâmica dos processos da linha de produção, aprimorando a qualidade geral da gestão.
Esperamos que este conteúdo seja útil para o seu dia a dia! Se você gostou, compartilhe!