Um receio muito comum de gestores de empresas atacadistas é realizar vendas para novos negócios. Afinal, por se tratar de um comércio B2B, é comum que essas transações envolvam uma boa quantia de dinheiro que, geralmente, exige condições de pagamento a longo prazo, ampliando o risco de inadimplência.
Esse não é um medo infundado: cerca de 23% das micro e pequenas empresas no Brasil fecham antes de completar 5 anos de existência. Considerando empresas de todos os portes, são quase 60% que não chegam a esse tempo de existência. Ou seja, há mesmo uma preocupação genuína com essa questão.
Contudo, limitar-se pode, também, impedir o crescimento da sua empresa. Mas como vender para novos negócios sem riscos? Confira dicas que vão ajudar sua empresa a ter maior segurança nesse processo. Garantimos que é possível, sim! Saiba mais a seguir.
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Considere o gasto estimado
Por meio da parceria com a Serasa Experian, você consegue ter acesso a estimativa de gastos anuais de empresas novas que não divulgam balanços publicamente. Isso ajudará a ter uma mensuração média do fluxo de caixa e identificar se há solidez do negócio no mercado.
Por exemplo, será que a empresa tem um gasto compatível com o faturamento presumido? Analisar essa questão permite identificar se há chances de uma quebra chegando a garantir maior confiabilidade ao fazer negócios com essa empresa.
Avalie o índice de relacionamento
Outro indicador importante e que você consegue acompanhar com a Serasa Experian é o índice de relacionamento. Ele permite que você avalie o grau de relacionamento do potencial cliente com o mercado e tendências para o futuro.
Ou seja, será que a empresa tem a confiança de outros atores importantes do mercado? Se a resposta for negativa, pode ser um sinal de é melhor ter um pouco mais de cautela.
Verifique a pontualidade de pagamento
A pontualidade de pagamento também pode ser monitorada com as soluções da Serasa Experian. Com o uso das nossas ferramentas, é possível identificar, por meio de análise assertiva, quais são os hábitos de pagamento do seu potencial cliente.
É possível identificar, por exemplo, se ele cumpre ou atrasa pagamentos e ainda se costuma pedir negociações. Com base nesses dados é possível ter uma noção sobre o risco de concessão de crédito, afinal, uma empresa que é boa pagadora tende a ter maiores chances de honrar suas dívidas.
Limite de crédito
Esse é outro indicador que permite analisar qual é a projeção de liberação de crédito estimada para a empresa. Se ela possui uma linha de crédito baixa, pode ser um indicador de que ela tem um histórico ruim de pagamentos (o que diminui a confiança do mercado em conceder crédito).
Ou, ainda, se a pessoa tem um limite baixo, ela terá pouca margem de manobra financeira em cenários de crise. Com isso, ela poderá priorizar outras dívidas em vez de acertar o que está devendo para o seu negócio.
Saber como vender para novos negócios permite que sua indústria possa sim contar com um portfólio de clientes no mercado com maior segurança e garantir maior crescimento. Perca o medo de inadimplência: para isso, conte com as melhores ferramentas ao seu lado. E vale, também, para pessoas físicas, ok?
Além disso, se você quer se manter com segurança na hora de vender no atacado sem riscos, conte com a Serasa Experian.