Copywriting é um conjunto de técnicas usado na comunicação para chamar a atenção de potenciais clientes para um produto ou serviço. Ou seja, é ideal para as empresas que desejam convencer a sua audiência a fazer algo – ou até mesmo para conduzir a forma como a audiência percebe a marca..

Através de um texto persuasivo, o copywriting tem o objetivo de convencer o público a tomar uma ação. Contudo, não há uma limitação na forma como ele deve ser feito, o que torna essa ferramenta ainda mais poderosa no mundo das redes sociais, em especial no Instagram.

Nesse artigo, vamos apresentar algumas técnicas capazes de impulsionar o seu negócio através do copywriting. Continue a leitura até o final e não perca!

O que é Copywriting para Instagram?

O Copywriting está presente, direta ou indiretamente, em todas as formas de comunicação. O tempo todo estamos comunicando uma ideia e, ao mesmo tempo, tentando convencer outras pessoas do nosso ponto de vista. E é nesse sentido que o Copywriting, também conhecido como Redação para Vendas, tem um papel fundamental.

Essa ação de convencer alguém de algo é, em outras palavras, a venda de uma ideia. Você, enquanto gestor de um negócio,  divulga todos os dias os pontos atrativos dessa ideia. Em contrapartida, outra pessoa tende a comprar a ideia de você. É assim que funciona no seu dia a dia, é assim que funciona nas redes sociais.

Pode ser um produto, pode ser um serviço, pode ser um posicionamento… as possibilidades são infinitas e todas elas podem se beneficiar das técnicas de copywriting.

Na prática, as redes sociais são isso: espaços para a interação humana. E quanto maior é o seu poder de convencimento, maior é a sua relevância.

Aliás, muitas pessoas definem o Copywriting como uma conversa entre você, ou a sua marca, e o seu público-alvo.

Sendo assim, o Copywriting para Instagram pode ser explorado também de muitas formas. Desde as imagens com texto, às legendas, vídeos publicados na plataforma e até nas comunicações mais orgânicas feitas nos stories, mas vamos falar mais sobre isso mais a frente.

Em todos esses meios, é possível – e até necessário, dependendo do seu objetivo na plataforma – utilizar copywriting.

Em outras palavras, utilizar o Copywriting para Instagram é ter uma comunicação assertiva, destinada ao público certo e com potencial de aumentar as suas vendas.

Qual é a importância do Copy para o Instagram?

Talvez você nunca tenha se atentado a isso antes, mas consumimos uma enorme quantidade de conteúdo no Instagram dentro de um intervalo de poucos minutos. Seja nos Reels, no Feed ou nos Stories.

Como você deve imaginar, é uma constante disputa por uma só coisa: atenção. E o copywriting tem o poder não só de despertar, mas também de reter a atenção da audiência.

Percebe como isso se relaciona com o objetivo da plataforma?

Pense em um cenário macro. Atualmente, os comerciais mais caros do mundo são os exibidos no Super Bowl, a final do campeonato nacional de futebol americano, nos Estados Unidos.

Os comerciais, nesse evento, chegam a custar $7 milhões de dólares. O motivo? A audiência! Em média, são esperados 112,3 milhões de espectadores só nos Estados Unidos. E esse é um evento com transmissão mundial.

Fazendo um paralelo com as redes sociais, só no Instagram já são mais de 2 bilhões de usuários ativos.

Os donos do Instagram querem que você, e o seu público, fiquem o máximo possível dentro do aplicativo. Por isso privilegiam os conteúdos que são capazes de reter por mais tempo os usuários.

É assim que o Copy se tornou um dos pontos mais importantes para quem usa as redes sociais com um propósito maior do que apenas compartilhar registros de bons momentos.

Na verdade, até mesmo quem está interessado apenas nisso pode se beneficiar do uso de Copy na plataforma.

Afinal, a interação dos seus amigos e familiares faz com que mais amigos e familiares consigam receber as suas postagens.

Então olha só os principais motivos para você usar Copywriting no Instagram:

 

  1. Aumenta o engajamento: você atrai mais pessoas para interagirem com a sua publicação.
  2. Aumenta a retenção: você não vai mais falar sozinho, as pessoas realmente estarão interessadas no que você tem a dizer;
  3. Aumenta a distribuição do seu conteúdo: é bom para a plataforma e é bom para você;
  4. Aumenta o potencial de vendas: se você está no Instagram a trabalho ou tem interesses comerciais, uma boa comunicação fará toda a diferença nos seus resultados.
  5. Melhora os seus status: se você é como a maioria das pessoas, ter uma boa imagem nas redes sociais é uma massagem e tanto para o seu ego, e o copy é um excelente caminho para isso.

 

Quer saber como e onde utilizar o copywriting no perfil da sua empresa? Confira!!

5 lugares para usar o copywriting no instagram e fortalecer a sua marca

  • Biografia

A  biografia é um pequeno texto localizado logo abaixo do seu nome no seu perfil.

A plataforma permite que você escreva até 150 caracteres para se apresentar, ou apresentar a sua marca no Instagram.

Pode parecer pouco, mas é o suficiente para trabalhar alguns pontos centrais.

Por exemplo, uma abordagem interessante é utilizar a biografia para reforçar a autoridade da sua marca. Há quantos anos ela está no mercado? Quantos clientes foram atendidos? Quais são os selos que validam sua marca para o seu público?

No caso de empresas que adotam uma narrativa vegana, é possível usar esse espaço para dizer que os produtos são livres de crueldade.

Outro ponto importante é  informar para quem visitar o seu perfil como essa pessoa pode entrar em contato com você.

Isso pode ser feito através de mensagens diretas, de e-mail, links para fora da plataforma ou até diretamente pelo seu celular. Essas são as principais formas de contato que o Instagram permite.

Uma bio interessante pode fazer a diferença na hora de atrair novos seguidores, já que muitas pessoas passam pelo seu perfil e decidem seguir ou não apenas com base nessas informações iniciais.

Dessa forma, pense em uma promessa forte e que represente o que você tem a oferecer na rede social.

  • Postagens

Também chamados de “posts”, são as famosas publicações. Em via de regra, o Instagram é uma rede social de imagens, então os usuários tendem a postar muitas fotos ou criativos estáticos. Esses criativos estáticos são aquelas imagens produzidas e com textos, uma forma de aproveitar ao máximo o potencial de comunicação do Instagram.

Nessas imagens, você consegue compartilhar as suas ideias e os seus posicionamentos a respeito dos assuntos que quiser – desde que respeite as políticas de uso da plataforma.

Para utilizar o copy nessas postagens, uma ideia legal é pensar em um título chamativo. Algo com no máximo 8 palavras, mas que sintetize bem a ideia que você deseja transmitir ao seu público.

Nossa dica é tentar não “poluir” muito a sua imagem com o excesso de textos. Lembre que, para essa rede social, o fator beleza também é relevante. Ainda que inconscientemente, é isso que as pessoas buscam ali.

E, nesse mesmo tópico, você pode usar técnicas de copy na sua legenda. As legendas são os textos que acompanham as postagens e é o melhor lugar para você caprichar na escrita.

A plataforma te limita a 2.200 caracteres, mas é importante se atentar para aproveitar esse espaço da melhor forma. Mais adiante traremos algumas dicas práticas sobre isso, combinado?

  • Reels

Os vídeos estão ganhando cada vez mais espaço nessa rede social e, por isso mesmo, são uma excelente oportunidade para você utilizar as técnicas de copy. O principal objetivo é fazer com que as pessoas permaneçam o máximo de tempo no seu conteúdo.

Então você pode usar textos altamente chamativos, despertando a curiosidade da audiência para permanecer no seu vídeo até o final.

Isso não é sinônimo de usar muitos textos, ok?

E você pode usar outras plataformas para se inspirar, como o Pinterest e o TikTok.

  • Stories

Os stories são aqueles vídeos ou imagens que você posta no seu perfil e que desaparecem automaticamente após 24 horas.

É uma das formas mais dinâmicas de usar o seu perfil e também é onde a maioria das pessoas utiliza a plataforma para estreitar relacionamentos. Para quem usa o instagram com finalidades profissionais, é aí que está o ouro.

Há quem diga que mais de 80% das vendas realizadas no Instagram acontecem nos stories. E, acredite, isso não é um exagero.

Os stories tem o poder de aproximar as pessoas. E você pode usar o copy para fazer stories com textos ou, ainda, para criar roteiros.

Essa técnica de amarrar todo o seu dia em uma única linha de raciocínio é uma incrível forma de encantar quem te assiste.

Naturalmente nós, seres humanos, gostamos de histórias. E é esse o princípio usado nessa ferramenta.

Então, se você usa ou quer usar o instagram para fazer dinheiro ou encontrar nossas possibilidades profissionais, os stories são um excelente caminho.

  • Direct Messages

Ainda pensando em formas de aprofundar o seu relacionamento com o público, as Direct Messages, ou DM, também são uma grande oportunidade. É a conversa que você tem de forma privada, no um a um.

Uma função legal dos stories é que as pessoas podem responder ao que você posta na DM. Então uma ferramenta está conectada com a outra e você pode utilizar ambas para estreitar esses relacionamentos.

No caso de um perfil profissional, use esse espaço para quebrar barreiras e objeções. Um bom argumento de venda pode ser apresentado nesse espaço e é super possível fechar contratos e parcerias.

Dicas para você usar o Copy e aumentar a conversão

Agora que você já sabe em quais espaços pode usar o Copywriting no seu instagram, queremos te apresentar uma dica que vale ouro sobre como usar.

O copywriting é um conjunto de técnicas, é verdade. Mas diversos especialistas descobriram, ao longo dos anos, algumas estruturas que sempre funcionam. Você pode usar uma mesma estrutura de muitas formas diferentes e, fazendo isso da forma correta, colher sempre ótimos resultados.

Atenção! Não confunda estrutura com templates. Os templates são modelos pré-prontos, com lacunas que devem ser preenchidas de acordo com as informações que você tiver.

Esse não é o caminho que recomendamos por um motivo muito simples: eles não te trazem a autenticidade e a personalidade que a sua comunicação precisa ter para realmente oferecer.

Um bom copy pode até não ter sido escrito por você, mas ele deve parecer ter sido escrito por você até mesmo para quem te conhece.

Não é sobre fingir ser outra coisa que você não é para aumentar a conversão. É usar o que você tem de melhor para ter ótimos resultados.

Dito isso, vamos falar sobre a AIDA.

  • AIDA

Essa é a principal estrutura para quem está começando porque é fácil de memorizar e simples de aplicar.

AIDA é um acróstico, isso significa que é uma palavra formada pelas iniciais de outras palavras: Atenção, Interesse, Desejo, Ação.

Esse é um modelo de hierarquia muito explorado no mundo todo e define, em poucas palavras, todo o caminho que o consumidor faz até chegar à conversão.

Assim, seguindo essa lógica, o primeiro passo é chamar a atenção da sua audiência. Em regra, você tem três segundos para fazer isso.

Algumas dicas úteis são:

 

  1. Títulos fortes, diga o que o seu público quer ouvir de uma forma que ele não espera ouvir.
  2. Comece com uma pergunta, isso aguça a curiosidade.
  3. Palavras negativas, logo no título, chamam a atenção.
  4. Números também possuem o mesmo efeito.
  5. Trabalhe ideias curiosas, algo que o seu leitor vai sentir que precisa saber.

 

A próxima etapa é o Interesse. Despertar o interesse é mostrar ao seu público que o que você tem a dizer é relevante para ele.

Por exemplo, um livro sobre maternidade não vai despertar o seu interesse, mesmo que o título sobre “remédio milagroso para diabetes” tenha chamado a sua atenção, caso você não esteja vivendo essa realidade – ou talvez conheça alguém que esteja.

É preciso que o assunto tenha certa afinidade com a realidade do seu público. Essa é a hora de tornar o que você tem a dizer interessante.

O próximo passo é despertar o Desejo. Isso acontece quando você mostra que além de relevante, o que você tem a dizer é vantajoso.

Seguindo o exemplo da diabetes, seria dizer que é possível você ter isso em casa – e sem gastar praticamente nada do seu dinheiro.

A última etapa é a da Ação. Como falamos antes, o copywriting tem como objetivo convencer alguém a fazer algo. Essa é a hora do copy brilhar!

Sabe o que você precisa fazer para ter esse remédio natural e eficiente para a diabetes em casa? Você só precisa clicar no link e encomendar o seu.

Prático, fácil e poderoso.

Mas o nosso exemplo tem um erro grave e clássico de copywriting. Conseguiu identificar?

Ele parece bom demais para ser verdade.

  • CUB

Para resolver o problema desse exemplo, você precisa revisar o copy que você fez. Só que não é qualquer tipo de revisão, você precisa procurar três elementos específicos. O CUB é mais um acróstico para facilitar a sua vida.

Traduzido do inglês, essa é a abreviação para Confuso, Inacreditável e Chato.

Você precisa tentar identificar no seu texto se os trechos estão confusos, se o que você diz não parece ser real ou se o conjunto todo está chato.

Se você identificar uma das três coisas, é hora de ajustar o conteúdo.

E não se frustre, o mais comum é que a primeira versão de algo seja sempre a pior versão daquilo.

Conheça 3 gatilhos mentais que vão fortalecer as suas copies

Gatilhos mentais são estruturas ou informações que o seu cérebro usa para decidir algo inconscientemente. São estímulos que as comunicações persuasivas apresentam para você e que influenciam a tomada de decisão.

De forma bem simplificada, o nosso cérebro gosta de sempre estar certo e de sempre ter a melhor vantagem.

Provavelmente você conhece, e talvez até já tenha sido influenciado, aquela clássica promoção de 3 produtos por R$10,00. Essa é uma oferta que rapidamente desperta o interesse, mesmo que – na maioria dos casos, o desconto total seja bem pequeno.

É que existem gatilhos mentais envolvidos e você só resiste se não estiver em um momento propício para o convencimento.

Para quem está em busca de vendas, os gatilhos são obrigatórios! Existe uma extensa lista de possíveis gatilhos mentais que podem ser usados, mas separamos três que são muito comuns nas redes sociais:

 

  1. Antecipação: as pessoas gostam de saber das coisas em primeira mão e você fazer algumas demonstrações do que está por vir desperta a curiosidade e o interesse. É como reter a demanda para que as pessoas tomem decisões mais rápidas quando aquilo estiver disponível.
  2. Reciprocidade: a gratidão faz com que as pessoas se sintam em dívida com você. Quando você oferece conhecimento ou até uma vantagem financeira, a pessoa que recebe esse benefício guarda dentro de si o desejo de retribuir.
  3. Novidade: as redes sociais são muito rápidas. Em poucos segundos, uma publicação pode estar no mundo todo! E, mais uma vez, todos querem ser os primeiros a ficar sabendo.

 

Não se esqueça do CTA

Do inglês Call To Action, nada mais é do que o chamado para a ação. É o convite que você faz à audiência para que eles realizem uma ação que você pedir. Pode ser para comentar, pode ser para curtir, pode ser para encaminhar para alguém, responder a caixinha de perguntas…

Em sua mais pura essência, é a interação que tanto buscamos nas redes sociais. Mas é fundamental que você se lembre de pedir por ela. Lembre que sua audiência está acessando, em uma velocidade muito alta, diversos conteúdos. É com o CTA que você mostra para ela o que é importante para você.

Por fim, fale para as pessoas certas

Em uma rede social como o Instagram, se comunicar com seu cliente em potencial pode parecer um grande desafio à primeira vista. Afinal, existem inúmeras empresas na plataforma buscando se destacar.

Mas foi pensando nisso que a Serasa Experian lançou ao mercado o Audiências Digitais. Um produto dedicado aos empreendedores que desejam se comunicar com seus potenciais clientes e construir um relacionamento duradouro com cada um deles.

Ele funciona através de uma base de dados e informações comportamentais que garante às suas campanhas mais rentabilidade e eficiência. Ou seja, agora você pode ganhar um diferencial competitivo dos seus concorrentes pelo alcance de seus anúncios.

Em outras palavras, o seu Copywriting chegará ao seu público-alvo na hora e no momento certo para que ele se convença então de comprar o seu produto ou serviço é o melhor que ele pode fazer.