A busca por uma gestão precisa e por uma estruturação de marketing assertiva passa pelo reconhecimento de técnicas e metodologias que visam ampliar o seu conhecimento de mercado. Nessa perspectiva, a análise SWOT se mostra como uma dessas soluções, criando um panorama completo para suas ações.

E se você deseja entender o que é a análise SWOT, quais são suas principais características, importância e etapas, continue a leitura e confira com o blog da Serasa Experian!


O que é Análise SWOT?

A análise SWOT é uma metodologia de visualização do diagnóstico de um negócio, sendo um instrumento que possibilita um bom planejamento estratégico, ao considerar e avaliar o impacto dos cenários externos e internos de uma empresa, resultando em um melhor gerenciamento de processos, produtos, conteúdos e projetos.

O termo SWOT refere-se às:

  • Strengthsforças;
  • Weaknesses, fraquezas;
  • Opportunities; oportunidades;
  • Threats, ameaças.

Também conhecida como FOFA, auxilia no fortalecimento e qualificação das tomadas de decisões e reposiciona a sua empresa em um direcionamento assertivo e otimizado.

Sua origem, ainda que um pouco imprecisa, é creditada ao consultor Albert S. Humprey, que teria, na década de 1960, a considerado como resultado da análise de um número significativo de empresas de destaque no mercado da época.

Enquanto uma estrutura fácil de ser aplicada ou ajustada às diferentes necessidades das organizações, tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e no mundo e pode ser implementada na própria construção de campanhas e ações de marketing.

Principais características da análise SWOT

A análise SWOT, ou matriz SWOT, se ampara em uma compreensão das estruturas e variáveis internas, inerentes às empresas e sobre as quais é possível ter um controle, e das estruturas externas, capazes de abalar e difíceis de serem modificadas.

A seguir, conheça um pouco mais sobre cada um desses elementos:

1. Strengths ou forças

Aqui, você deve considerar o que torna o seu negócio um destaque, ou seja, qual o diferencial oferecido e principais habilidades ou aptidões. Alguns questionamentos que podem ajudá-lo a conseguir essas respostas são:

  • O que faz o meu consumidor optar pelo meu negócio, ao invés de considerar a concorrência?;
  • Quais recursos disponibilizados e possíveis de serem mantidos?;
  • Quais projetos, processos ou ações são muito bem executadas pelos colaboradores?

2. Weaknesses ou fraquezas

As fraquezas estão relacionadas a todas as variáveis que costumam afetar negativamente a boa condução da sua organização ou de uma campanha.

Elas são as falhas, gaps ou limitações enfrentadas nessa rotina, e até mesmo os motivos que direcionam o seu cliente a fechar negócio com concorrentes.

Cada um desses pontos deve ser examinado de forma única, considerando também como costumam se relacionar e abalar toda a sua cadeia de produção, gestão e entrega dos produtos ou serviços.

3. Opportunities ou oportunidades

As oportunidades da análise SWOT fazem parte do cenário externo no qual o seu empreendimento se localiza, sendo compreendidas como todas as perspectivas que, quando bem aproveitadas, geram benefícios e vantagens competitivas.

E, ainda que você não possa de fato controlar esses pontos, uma boa avaliação e organização te preparam para usá-los a seu favor.

Como exemplo, pense em medidas econômicas, legislações, tendências de consumo e até mesmo mudanças culturais ou políticas.

4. Threats ou ameaças

Como ameaças, a sua matriz FOFA identifica variáveis que produzem resultados desfavoráveis, negativos ou ameaçadores. Crises econômicas, aumento da inflação, instabilidade política e falta de mão de obra são alguns dos exemplos.

Assim, forças e fraquezas passam a ser entendidas como composição do ambiente interno, além de serem passíveis de mudanças e aprimoramentos, ao passo que as ameaças e oportunidades compõem o locus cenário externo.

Está gostando da temática? Então não deixe de aproveitar para conferir mais sobre estudo de mercado e o quanto esse reconhecimento é essencial para a sua matriz FOFA.

Para que serve a análise SWOT?

A aplicação da matriz SWOT serve para o aperfeiçoamento da manutenção de projetos de uma empresa, ao contabilizar todos os elementos de impacto e estabelecer um olhar fortalecido, seguro e bem qualificado para o momento de diagnóstico e decisões.

Essa formação faz com que seja aplicada em diferentes nichos de atuação, e costuma ser particularmente vantajosa para negócios que desejam remodelar ou até mesmo lançar novas ideias, soluções e produtos.

A análise SWOT pode ser feita por gestores ou pelo departamento de marketing, por exemplo. Mas ficará mais completa se receber a opinião de toda a empresa; afinal, setores diferentes têm visões distintas dos elementos estudados, e muitas vezes, essas visões são complementares.

Por que a análise SWOT é importante?

A análise SWOT é importante pois se trata de uma metodologia que torna as ações da empresa mais assertivas, uma vez que são tomadas com base em dados e informações.

Ou seja, quando você considera o cenário interno do negócio, passa a conhecê-lo com precisão e propriedade. O mesmo acontece ao legitimar variáveis que tornam a organização mais vulnerável, já que permite que você possa corrigir essas questões.

E ao voltar essa avaliação para o que está fora, toma ciência de situações e eventos e faz com que consiga se preparar.

Etapas da análise SWOT

Convencido de que essa metodologia é a estratégia que faltava em sua estratégia de marketing? Então conheça um passo a passo e saiba como implementá-la.

1. Estabeleça um levantamento de ideias

A análise SWOT é mais prática do que se imagina, e tende a ficar completa quando você consegue reunir os profissionais envolvidos ou responsáveis pela campanha para que, juntos, possam fazer uma espécie de brainstorming de cada um dos pontos principais da matriz FOFA e dos objetivos que desejam alcançar.

2. Considere as questões internas e externas

Ao conhecer as questões internas, é preciso considerar como anda o seu negócio e quais são as forças e fraquezas identificadas na formulação dessa estratégia. E, para a análise de mercado e fatores externos, você precisa acompanhar o movimento do nicho e mercado.

Alguns dos principais elementos a serem considerados são:

  • Carteira de consumidores;
  • Tendências de mercado;
  • Perfil do público-alvo;
  • Possíveis entraves e mais.

Ascend Insights

E para ajudá-lo nessa tarefa, o Ascend Insights é uma solução que permite a análise qualificada e detalhada de sua base de consumidores e do próprio mercado, tendo acesso ao mais completo banco de informações e cadastros da América Latina.

Ao conciliar esses dados, sua organização aumenta o potencial de conhecimento da própria carteira e faz uma análise precisa, aumentando as possibilidades de insights e conhecendo de maneira ampla e estruturada os principais riscos e potenciais internos e externos, direcionando para a formulação de campanhas e projetos assertivos.

3. Estruture a sua matriz SWOT

Uma vez que sua matriz estiver organizada, você contará com quatro cenários completos de avaliação:

  1. Desenvolvimento (forças + oportunidades):
    Aproveitamento máximo das forças para maximizar as oportunidades do projeto, campanha ou processo;
  2. Crescimento (fraquezas + oportunidades):
    Desenvolvimento de estratégias que reduzem fraquezas e aproveitam oportunidades de comunicação e crescimento;
  3. Manutenção (forças + ameaças):
    Potencialização das forças para diminuição das ameaças que podem barrar o sucesso do projeto;
  4. Sobrevivência (fraquezas + ameaças):
    Elaboração de estratégias que minimizem as fraquezas e que tentem contornar as possíveis ameaças.

E enquanto recomendações finais, fique atento ao fato de que o importante é reconhecer quais são os elementos principais e que de alguma forma se relacionam com a análise ou campanha.

Ou seja, para cada plano de ação ou estratégia de marketing, crie uma análise SWOT específica.

E então, pronto para colocar esse conhecimento em prática? Para mais informações, acompanhe o blog da Serasa Experian e fique por dentro das tendências e temas do mercado.

Aproveite e conheça mais sobre planejamento de marketing e como fazer no seu negócio. Até a próxima!