De todos os tipos de segmentação, a geográfica conta com um grau superior de importância. Embora as outras também sejam eficientes, esse tipo de segmentação consegue aperfeiçoar as estratégias de marketing e vendas de uma empresa para uma localidade, potencializando, assim, as suas chances de sucesso.
Além disso, na segmentação geográfica, é possível aplicar outros filtros e, até mesmo, fragmentações, o que torna esse método de estudo do mercado ainda mais versátil. Isso tudo potencializa o sucesso das ações de marketing, de campanhas e de esforços em atingir o público-alvo do negócio.
Quanto mais segmentada for a sua perspectiva sobre os clientes, mais profundos serão os efeitos do seu marketing. Nesse sentido, compreender como a segmentação geográfica funciona e como analisá-la faz toda a diferença no momento de elaborar campanhas. Pensando nisso, separamos tudo o que você precisa compreender sobre o assunto. Confira!
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O que é segmentação geográfica?
A segmentação geográfica é um método de análise do mercado em que o público-alvo de uma empresa é dividido pela região em que atua, sendo possível personalizar grandes campanhas de marketing. Essa técnica ajuda a potencializar as ações de divulgação e os resultados de vendas.
Desse modo, a marca terá campanhas que causam mais impacto, visto que são personalizadas e mais eficientes. A respeito do custo, geralmente é barato e, na maior parte das vezes, há um retorno expressivo para a empresa.
Com esse método de trabalho, é possível encarar o público sob a perspectiva de grandes grupos com características em comum, juntando o que eles querem ver em um único tipo de anúncio. Isso permite uma personalização em massa, o que poupa grande tempo do marketing da empresa.
Quais são os tipos de segmentação geográfica?
Há vários tipos de segmentação geográfica que dividem o público por localidades municipais, nacionais e internacionais. A seguir, trouxemos as principais aplicações dessa divisão e, embora elas permitam outras variações, são os pontos principais de cada categoria.
1. Local ou municipal
O nível mais básico da segmentação geográfica é a local ou municipal, principalmente em regiões menores e mais limitadas. Para um comércio que atua em apenas uma cidade, essa é uma divisão fundamental. Ela também funciona para quem prefere vender em localidades ainda mais restritas, como bairros ou distritos.
Lojas que visam criar algum tipo de franquia em determinada cidade ou região podem apostar na modalidade da mesma forma.
Fica o alerta, entretanto, que, de todos os tipos de segmentações diferentes, no caso das lojas virtuais, essa opção é a menos utilizada no mercado, uma vez que esse modelo de negócio costuma atuar com públicos mais amplos.
2. Nacional
A segmentação nacional é a divisão geográfica do país em sua totalidade. Por meio dela, é possível entender como o público de uma nação inteira funciona e, com isso, planejar o marketing e os métodos de venda com maior grau de eficiência.
Esse tipo de segmentação não é, necessariamente, realizado apenas no Brasil. Ele pode ser aplicado em praticamente qualquer país e é uma ótima forma de estudar o público de uma nação em específico. Aqui, é importante deixar claro que essa fragmentação não deve apenas estudar qual é o público disponível, mas entender também o seu comportamento.
A mesma população que se interessa pelo seu produto no âmbito regional terá um comportamento diferente nacionalmente. São nessas diferenças de perspectivas que o uso da segmentação é mais eficiente, por isso, ela deve ser aplicada de maneira inteligente e sistemática.
3. Internacional
Para fechar os tipos mais comuns de segmentação geográfica, temos a divisão internacional, que analisa o mercado fora do país. Esse tipo de divisão tende a verificar o comportamento do público internacional de maneira geral, com foco em um ou mais países que costumam comprar o produto.
É possível estudar determinada nação e entender o seu tipo de comportamento, mas a abordagem mais recorrente é verificar como a massa de público de vários países costuma comprar e interagir com o mercado. Conforme a segmentação aumenta, também é comum que as dificuldades relacionadas a cada uma dessas massas cresçam.
Essa segmentação se torna cada vez mais útil para o mercado. A razão é bastante simples: com o advento da internet e o mercado digital, é muito mais simples vender online. Por isso, as empresas se sentem mais à vontade em investir nas vendas pela internet e nas vendas internacionais.
4. Outros dados de segmentação úteis
O mercado pode ser dividido de diversas formas, sendo a segmentação geográfica apenas uma delas. Dados demográficos, como psicocomportamentais, são tão importantes quanto a localização do cliente na hora de fazer marketing. Dentre alguns dos mais importantes, estão:
- Faixa etária;
- Sexo e gênero;
- Estado civil;
- Renda;
- Profissão;
- Nível de educação.
Eles são fundamentais para criar uma estratégia de marketing que seja, ao mesmo tempo, eficiente e inteligente. O uso das segmentações demográficas é muito benéfico, mas ainda há outras informações que podem ser retiradas de análises psicocomportamentais do mercado, como:
- Hábitos de compra;
- Lealdade à marca;
- Personalidade do público;
- Crenças;
- Estilo de vida;
- Atividades culturais.
Como alcançar o público ideal para sua campanha de marketing?
Existem várias ferramentas e soluções de mercado para a marca compreender mais a fundo como a persona da empresa se comporta e em qual região específica cada tipo de público se encontra.
Aqui na Serasa Experian, você tem uma solução própria para isso. Com o Polis, é possível obter percepções por meio da análise de informações sociodemográficas e econômicas, verificando melhor o público-alvo e como ele reage, focando exatamente nas características próprias do grupo.
Nossa plataforma possibilita a avaliação de todo o mercado, enriquecendo a base de dados e auxiliando na obtenção de listas atualizadas para prospecção de novos clientes.
Quais são as vantagens da segmentação?
Realizar a segmentação traz diversas vantagens para uma empresa, pois ajuda a fazer marketing de boa qualidade e, ainda, oferece uma ferramenta para os vendedores. Veja, abaixo, outros pontos positivos de realizar a segmentação:
- Clientes separados por interesses em comum;
- Uso da ferramenta para vender de modo personalizado;
- Marketing que chega aos interessados de maneira personalizada;
- Menos tempo na criação de marketing e disparo de campanhas;
- Clareza sobre quem é o público-alvo da empresa.
Portanto, segmentar significa trazer para perto do seu negócio todas essas vantagens! Realmente vale a pena realizar esse processo com o time de marketing, fazendo campanhas mais acuradas e dividindo seus clientes por grupos. Com essa prática, será possível vender mais, obter autoridade no mercado e criar campanhas capazes de impactar seus clientes.
Gostou do conteúdo e quer entender sobre outras estratégias? Navegue mais pelo blog da Serasa Experian e confira. Até a próxima leitura!