Independentemente de qual seja a estratégia da sua empresa, entender a sua base de clientes é uma etapa que precisa receber uma atenção especial. E, mais do que conhecer a fundo o seu público-alvo, é preciso saber como trabalhar com essas informações para que suas ações de marketing e vendas atinjam resultados satisfatórios.

A segmentação de mercado é uma metodologia que possibilita a aquisição desses perfis com base na divisão dos consumidores, e deve ser aplicada por todo e qualquer negócio que quer obter assertividade em suas campanhas.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto e entender para que serve, como funciona, quais as etapas e principais tipos de segmentação de mercado? Então, continue a leitura e acompanhe com o blog da Serasa Experian!

O que é segmentação de mercado?

A segmentação de mercado estrutura a base de clientes em diferentes categorias, de acordo com uma série de fatores que delimitam esse perfil, como região demográfica, comportamentos, classe econômica e mais.

O objetivo dessa ação é possibilitar à sua empresa um planejamento estratégico e organização precisa e objetiva, a partir da consideração desses alinhamentos e informações, de estratégias de marketing mais ajustadas.

Isso porque, na prática, ao saber exatamente o seu foco e direcionamento a ser considerado, a sua empresa adquire qualificação e chances de sucesso no momento de estabelecer um relacionamento e produzir campanhas.

Qual a importância da segmentação?

Considerar as variações dos seus clientes e defini-los a partir de categorias menores amplia a sua visão e análise sobre os principais aspectos relevantes nessa comunicação.

A importância e benefícios da segmentação se ampara ainda no fato de que redireciona os seus recursos e mobiliza estratégias que de fato serão alcançadas por uma parcela que apresente inclinação para realizar a aquisição.

Todas essas análises partem de uma perspectiva essencial do campo do marketing: a de que quem quer vender para todos, acaba não atingindo ninguém. Ou seja: dividir o mercado é estabelecer com quem exatamente você vai falar.

Um dos principais erros de empreendedores pouco experientes é o de concluir que, dentro do seu público-alvo, todos apresentam as mesmas características.

Isso porque, mesmo que a gente esteja falando da mesma marca e serviços adquiridos, seus consumidores podem apresentar motivações e necessidades diferentes.

Por exemplo:

Ao considerarmos a venda de celulares de última geração, podemos investigar que, dentro desse público, temos usuários que adquirem por suas funcionalidades e configurações essenciais para o desempenho do seu trabalho com mídias sociais, por preferências pessoais ou simplesmente para uso básico, ainda que o aparelho esteja fora do seu padrão de compras.

Como funciona a segmentação de mercado?

O funcionamento da organização e estruturação de uma segmentação de mercado varia conforme o porte e nicho de uma empresa, e se ampara na coleta de dados e pesquisas específicas. Porém, todas elas compartilham de um mesmo ponto de partida: o de identificação e caracterização do objetivo.

Na prática, você pode recorrer a essa segmentação para atingir resultados como:

  • Planejamento de um lançamento: esse direcionamento possibilita a elaboração de soluções que atendam as carências do público-alvo e que preencham oportunidades e perspectivas não exploradas pelos seus concorrentes;
  • Entrega de um atendimento personalizado: identificar os pontos que diferenciam os seus consumidores possibilita um aprimoramento do atendimento e dinâmica com os clientes, construindo uma relação mais próxima, aberta e direta, agregando valor na experiência de compra e tornando personalizada;
  • Reposicionamento de um produto ou do próprio negócio: uma segmentação baseada na opinião do público qualifica as informações que o direcionam a um reposicionamento, para que se aprimore e se alinhe dentro do mercado.

O propósito e finalidade podem ainda estar relacionados à conquista de novas parcerias, preparação de eventos e quaisquer outras demandas que se encaixem na sua organização.

Etapas da segmentação de mercado

Pronto para conhecer o passo a passo completo de como operar uma segmentação de mercado assertiva? Confira a seguir:

1. Tenha consciência da diversidade do seu público-alvo

Com a segmentação, você consegue compreender como alinhar suas ações dentro de cada parcela de consumidores do mercado. Mas, para isso acontecer, é necessário ter em mente a pluralidade desses indivíduos e estabelecer uma meta específica para cada segmento.

2. Conte com dados inteligentes e bem estruturados

O recolhimento dessas informações precisa contar com soluções assertivas e, para isso, você pode contar com alguns modelos e ferramentas específicas. Veja algumas das principais:

Mosaic

Mosaic foi desenvolvido com base em sofisticados modelos estatísticos e analíticos e determina categorias que possuam características semelhantes, classificando em até 12 grupos e 40 segmentos.

Para aumentar o nível de detalhamento da segmentação, você pode gerar mais de 400 combinações e criar essa clusterização de público-alvo.

E se a sua atuação for em B2B, ou seja, de empresa para empresas, pode recorrer ao Mosaic Business, obtendo dados sobre sua carteira de negócios e qualificando o conhecimento de mercado.

Polis

plataforma Polis possibilita o desenvolvimento de insights por meio da avaliação de dados econômicos, sociodemográficos e até mesmo modelos de afinidades.

Assim, é possível realizar uma análise de potencial e também o fortalecimento das referências, produzindo informações de prospecções, de conquista de novos consumidores e até mesmo a estruturação de segmentos personalizados para campanhas específicas.

Audiências digitais

Com o mundo tecnológico cada presente no dia a dia dos usuários, fazer segmentações exclusivas para o meio digital traz mais assertividade para as campanhas e comunicações. E, para isso, recursos como de Audiências Digitais, por exemplo, auxiliam no aumento e precisão desse alcance.

3. Direcione os esforços para o público-alvo escolhido

De posse dessas pesquisas, está na hora do seu negócio priorizar os consumidores segundo as demandas que precisa atender. Afinal, o que você busca com a segmentação é saber o que cada parcela deseja e, com isso, apresentar ofertas de maior valor e mais diretas.

4. Monitore os segmentos e estratégias

Com tendências de consumo se transformando diariamente e com um impacto digital constante, é preciso ter um acompanhamento dessas avaliações, já que as próprias demandas são alteradas e sofrem influências de diversos outros fatores.

Esse monitoramento é o que permite também a aplicação de ajustes e alterações necessárias, mantendo o seu negócio em um caminho assertivo.

Tipos de segmentação de mercado

As possibilidades de segmentação de mercado são muitas, mas algumas acabam se destacando enquanto principais:

Segmentação geográfica

A segmentação geográfica possibilita a consideração de fatores ligados à localização dos seus consumidores, pelos critérios de bairro, município, estado e região.

Com isso, sua marca pode escolher, por exemplo, se vai atuar de forma abrangente ou se vai selecionar apenas alguns pontos de referência.

Segmentação demográfica

Os dados demográficos são caracterizações de critérios raciais, de gênero, renda, escolaridade, de faixa etária e outras estruturas que moldam o perfil do seu público-alvo.

Dessa forma, o seu negócio consegue ajustar a linguagem, canais de comunicação e demais orientações nessa relação.

Leia mais sobre: Importância e como fazer uma segmentação demográfica para o seu negócio

Segmentação comportamental

Como os consumidores se comportam? Como se relacionam com o tipo de produto oferecido, como costumam adquirir e qual a frequência?

Esses são alguns dos questionamentos respondidos pela segmentação comportamental, que cria perspectivas de novas oportunidades que podem ser aproveitadas ou de reposicionamentos que viabilizam o melhor alcance da audiência.

Não deixe de conferir: Comportamento do consumidor - tipos e fatores que influenciam.

Segmentação psicográfica

Essa metodologia traz respostas relacionadas a interesses pessoais, hobbies, atitudes, tipos de personalidade, valores e estilo de vida. Ou seja, em questões mais subjetivas e qualitativas, que não são colhidas em outras segmentações.

Em um contexto tão amplo como o nosso país, ter informações qualificadas e estratégias objetivas fortalece as ações de marketing do seu negócio, aumentando as chances de alcançar sucesso no empreendimento.

E se você gostou de entender mais sobre segmentação de mercado, não deixe de acompanhar o blog da Serasa Experian e fique por dentro das melhores discussões e soluções para a sua marca.

Aproveite e confira sobre mercado potencial e sua importância para as organizações. Até o próximo post!