Independentemente de qual seja a estratégia da sua empresa, entender a sua base de clientes é uma etapa que precisa receber uma atenção especial. Mais do que conhecer a fundo o seu público-alvo, é preciso saber como trabalhar com essas informações para que suas ações de marketing e vendas atinjam resultados satisfatórios.

Recentemente, o Banco Original contou com o Polis e as Audiências Digitais, ambas soluções da Serasa Experian, para segmentar e qualificar seus clientes de maneira mais precisa e direcionar seus esforços em campanhas de mídias digitais. De imediato, essas ações já geraram ao banco uma redução de 50% no valor do Custo Por Mil (CPM) investido e um aumento de 30% na geração de leads qualificados.

Este é um bom exemplo de como a segmentação de clientes pode ter um papel importante no seu negócio. Continue a leitura e saiba como criar melhores estratégias para a suas campanhas!

Você realmente conhece o seu público?

Pode parecer uma pergunta simples, mas conhecer a fundo seu cliente não é uma tarefa fácil. Com a grande quantidade de dados gerados a cada segundo, as empresas precisam focar cada vez mais na relevância e qualidade das informações para que suas segmentações sejam realmente efetivas.

A interação com os clientes é uma das formas mais eficientes para se obter informações relevantes para embasar qualquer estratégia de negócio. Além dos dados mais básicos, com dados cadastrais, também existem aspectos comportamentais que podem fazer uma grande diferença se bem trabalhados.

Vale lembrar que os dados se modificam a todo momento. Por isso, é importante garantir que as informações estejam sempre corretas e atualizadas, seja no momento de entrada de um novo cliente ou no tratamento de sua base legada.

O poder da segmentação está na combinação inteligente das informações. Os insights que serão extraídos vão depender da qualidade dos dados que estão ao seu alcance.

Soluções para segmentação

Para o Diego Lopes, gerente de produtos da Serasa Experian, um grande diferencial para uma empresa frente a seus concorrentes é o correto entendimento da sua base de clientes combinado a uma estratégia que permitam desenvolvimento de campanhas que integrem canais online e offline.

Para isso, a Serasa Experian conta com soluções de segmentação para atender a diferentes necessidades de negócio. São elas:

Mosaic Brasil

O Mosaic Brasil foi desenvolvido com base em sofisticados modelos estatísticos e analíticos para determinar grupos da sociedade brasileira que possuam características semelhantes, classificando-os em 11 grupos e 40 segmentos. Para aumentar o nível de detalhamento da segmentação, a solução conta com a combinação de 400 variáveis para criar essa clusterização de público.

Caso queira uma segmentação voltada para as empresas no Brasil, é possível contar com o Mosaic Business. Com essa solução você poderá ter acesso a um mapeamento das organizações brasileiras, classificadas em 7 grupos e 54 segmentos.

Modelos de Afinidade

Buscando ampliar as ferramentas disponíveis para que as empresas possam aprimorar suas estratégias de negócios, a Serasa Experian utilizou seu conhecimento e experiência em tratamento e análise de dados para criar modelos de afinidade e propensão à compra. O objetivo desses modelos é agrupar indivíduos que possuam tendência a consumir determinados produtos ou serviços, auxiliando as empresas a se comunicarem com um público mais adequado às suas ofertas, buscando um melhor retorno para suas campanhas de marketing.

Audiências Digitais

Com os consumidores mais conectados a cada dia e o dinamismo do mercado atual, as empresas estão procurando formas de integrar cada vez mais suas estratégias de comunicação. Com as Audiências Digitais, a Serasa Experian disponibiliza segmentações para que os anunciantes possam atingir seu público-alvo de forma mais precisa no ambiente digital, seja para campanhas de prospecção em “mar aberto” ou ações voltadas para o relacionamento com consumidores já existentes na sua base.

Para Diego Lopes, isso ajuda as empresas a executarem companhas mais qualificadas, uma vez que as audiências criadas podem gerar insights para a elaboração de peças de comunicação personalizadas para cada público.

Polis

Aplicar inteligência às estratégias de marketing e vendas é uma necessidade vital para qualquer companhia. Para ajudar nesse desafio, a solução Polis é uma boa opção, permitindo insights valiosos a partir da análise de informações sociodemográficas e econômicas, além do estudo de dados sofisticados e exclusivos, como modelos estatísticos de afinidade a consumo e segmentação Mosaic de personas e empresas.

Através da plataforma é possível avaliar potencial de mercado, enriquecer a própria base de dados, obter listas para prospecção de novos clientes e até gerar públicos personalizados para criação de campanhas digitais.

Quando você trabalha com informações atualizadas sobre seus clientes e prospects, maiores serão suas chances de manter um bom relacionamento, identificar oportunidades e aumentar suas vendas.