Quer investir em estratégias de marketing digital, mas não sabe como iniciar suas ações? Um ótimo pontapé pode ser as redes sociais, afinal, elas estão presentes no cotidiano de muitas pessoas e possuem um público amplo. Apesar disso, é importante saber quais plataformas são mais vantajosas para as estratégias terem bons resultados.

A Serasa Experian preparou as principais plataformas que você deve conhecer! Quer investir nas estratégias digitais para o seu negócio? Então, não deixe de conferir as informações. Venha conosco entender tudo!

Confira as 10 redes sociais mais usadas e saiba onde mirar!

As redes sociais passaram a se tornar ferramentas úteis para diversas atividades, não apenas para descontração e socialização. Entre as funcionalidades dessa plataforma, podemos citar o atendimento ao cliente, canal de comunicação aberto e ferramenta que gera conexão entre empresas. Venha conferir quais são as melhores opções para investir:

  1. Facebook

O Facebook é a maior rede social do planeta, possuindo 2,9 bilhões de usuários ativos e mais de 7 milhões de anunciantes. Isso não é à toa, afinal, a rede possui um público-alvo muito amplo e variado, abrangendo adolescentes, adultos e terceira idade.

O Facebook também é muito utilizado por empresas que aproveitam das funcionalidades diversas da plataforma para anunciar produtos e ganhar força de mercado, tornando-se mais reconhecidas pelos clientes. Outros recursos valiosos da rede são as ferramentas de anúncios e os impulsionamentos de postagens.

  1. YouTube

O YouTube possui cerca de 2,56 bilhões de usuários em todo o mundo e conta com vídeos diversos, como tutoriais de maquiagem, vídeos institucionais, videoaulas e outros conteúdos de entretenimento.

A grande vantagem dessa plataforma é a possibilidade de interagir com os usuários pelos comentários ou por curtidas. Além disso, também é possível anunciar na plataforma, o que é muito vantajoso para as organizações, uma vez que o alcance dos vídeos é ótimo.

Ah, vale a pena ressaltar que é possível compartilhar conteúdos dessa plataforma com outras redes sociais e blogs. Ou seja, dá para publicar um vídeo e compartilhá-lo em outros locais para melhorar o engajamento e aumentar as visualizações.

  1. WhatsApp

Impossível fazermos uma lista sobre as redes sociais mais usadas e não comentar sobre o WhatsApp, não é mesmo? A rede é utilizada por cerca de 169 mil usuários no Brasil e 2 bilhões no mundo.

Essa plataforma foi lançada em 2009 com a função inicial de apenas proporcionar conversas sociais entre amigos e família. Atualmente, o WhatsApp possui a opção Business e API.

O Business é utilizado por pequenas empresas que desejam realizar vendas e atender seus clientes pela plataforma. Por lá, é possível catalogar produtos, realizar atendimentos e informar dados comerciais, como endereço e horário de funcionamento.

Já o WhatsApp API é uma ferramenta voltada para empresas de médio e grande porte. Com ele, é possível integrar diversas funcionalidades na plataforma, criando uma estratégia omnichannel.

  1. Instagram

O Instagram é uma rede social que está em uma crescente nos últimos anos, sendo utilizada por cerca de 1,47 bilhão de usuários. Por lá, as pessoas publicam fotos, vídeos, carrosséis, reels e mais. A variedade de possibilidades faz com que a plataforma seja muito versátil, abrangendo diferentes públicos. Apesar disso, o "IG" faz muito sucesso entre os jovens e adolescentes de todo o mundo.

Também é possível criar contas comerciais, além dos perfis pessoais, dessa forma, as empresas podem estar presentes na rede e conseguem interagir com seus clientes com muita facilidade. Ah, também é possível anunciar na plataforma de diversas formas, seja por imagem, vídeo, stories ou reels.

  1. TikTok

O TikTok é um fenômeno entre os jovens e adolescentes de todo o mundo. Atualmente, a rede social possui cerca de 1 bilhão de usuários ativos. A plataforma é utilizada para produzir vídeos curtos de 1 a 3 minutos de duração e diversos temas são trabalhados, ou seja, os usuários fazem vídeos de comédia, recomendações de produtos e muito mais.

As contas corporativas na plataforma são uma ótima forma de interagir com os usuários e criar conexões de forma criativa e divertida. Além disso, a rede disponibiliza algumas ferramentas especiais voltadas para esses perfis, como o "Centro Criativo para Negócios", que auxilia na criação de estratégias de marketing.

  1. LinkedIn

Essa é a maior rede social voltada para profissionais do mundo, com cerca de 310 milhões de usuários. A plataforma é utilizada para criar conexões com clientes, encontrar novos talentos para as empresas e se tornar relevante no mercado.

Com o LinkedIn, as empresas podem mostrar suas autoridades empresariais, assim como promover a organização para o público por meio de conteúdos úteis e anúncios pagos realizados pelo LinkedIn Ads.

Vale ressaltar que o tráfego pago na rede social é super vantajoso, pois possui um ótimo custo-benefício e opções variadas conforme o tipo de lance — CPC (custo por cliques), CPV (custo por visualizações) e CPM (custo por mil).

  1. Messenger

O Messenger também é outro gigante da Meta — empresa que controla redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp —, com cerca de 988 milhões de usuários. Essa é uma plataforma de conversa de alta qualidade utilizada para troca de mensagens entre amigos, com familiares e, claro, para nutrir leads.

Outro detalhe muito interessante para as organizações é a função de stories exclusiva do Messenger e os recursos especiais para empresas, como chatbots e respostas inteligentes.

  1. Pinterest

Essa é uma plataforma para o compartilhamento de imagens diversas e também para descobrir novas marcas e produtos diferenciados. Atualmente, o Pinterest possui mais de 444 milhões de usuários em todo o mundo. Quando utilizado da forma correta, pode alcançar ótimos resultados, gerando o aumento das vendas e a criação de leads.

Essa rede social possui diversas ferramentas úteis para as empresas, como o Pinterest Ads, que impulsiona conteúdos, e o Pinterest Analytics, que traz insights ricos sobre os resultados das postagens.

  1. X antigo Twitter

O X está no mercado desde 2006 e foi um fenômeno nos anos 2009 e 2010, mas se engana quem acha que a plataforma não é muito utilizada atualmente! A rede social de mensagens curtas possui mais de 436 milhões de usuários ativos e é ideal para comentar sobre os acontecimentos atuais e tendências.

Além disso, essa rede é ótima para as empresas que desejam criar conexões mais verdadeiras com seus clientes. Afinal, é um local bem adequado para resolver pendências e atender os consumidores de forma mais rápida e efetiva. Também é possível promover tweets, vídeos e a própria conta na plataforma.

  1. Threads

Claro, não poderíamos deixar de comentar sobre a nova plataforma vinculada ao Instagram: o Threads! Com apenas alguns dias de lançamento, a rede social já conseguiu 30 milhões de usuários. Por lá, é possível compartilhar textos, imagens, fotos e vídeos, além de ter a possibilidade de curtir, comentar e compartilhar os posts de outras pessoas.

A principal vantagem da plataforma é a integração das informações com o Instagram. Ou seja, mesmo que você seja novo na plataforma, não estará começando do zero, pois todos os seguidores do seu Instagram estarão no seu Threads.

Embora ainda não tenha funcionalidades específicas para corporações, pode ser uma boa alternativa para as pequenas e médias empresas que queiram melhorar o relacionamento com seus clientes.

Entenda como o Audiências Digitais pode ajudar a encontrar o seu público!

Criar redes sociais para as empresas é fundamental para começar relacionamentos e conexões mais profundas com os clientes. Mas não basta ter um perfil, é preciso investir nas estratégias certas de marketing de conteúdo e tráfego pago. Para isso, é fundamental conhecer o público-alvo da organização!

Quer conhecer melhor o perfil do seu público para investir em estratégias assertivas? Então, conte com a ferramenta Audiências Digitais da Serasa Experian! Nossa solução possibilita segmentar o público-alvo para as suas próximas campanhas de mídias e, dessa forma, conseguir criar estratégias de valor para alcançar mais pessoas e gerar leads. Conte conosco para melhorar suas ações!

Esperamos que você tenha gostado deste texto. Continue nos acompanhando para conferir mais conteúdos como esse. Até a próxima!