O rebranding é uma estratégia de marketing para mudar a percepção que o público tem sobre a marca ou o produto. As mudanças podem ser do logotipo, da identidade visual, da linguagem e até mesmo do nome da marca. Apesar de arriscada, por vezes, é necessária.
Muito além das estratégias convencionais de marketing como a nutrição de leads, SEO, content pruning, dentre outros, o rebranding é um processo que pode salvar a empresa ou mantê-la competitiva no mercado. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
Quando é necessário realizar um rebranding?
Realizar o rebranding, é necessário quando a empresa deseja passar uma nova imagem ao consumidor. Os motivos são diversos, variando de uma empresa para outra e sendo aplicadas em várias situações. Para realizar essa estratégia, é necessário muito planejamento e conhecimento do seu público-alvo.
Para te ajudar nessa missão, apresentamos a ferramenta Insight & Analytics, com ela, você consegue segmentar o público que deseja alcançar, fazer estudo de mercado e obter modelos analíticos para saber quais as estratégias que pode traçar para obter os resultados esperados.
A Insight & Analytics apresenta perfil básico e avançado a partir de análise de dados e segmentação da base de dados de sua empresa, ainda exibe análises de região para você saber o potencial de mercado de determinadas áreas. Dessa forma, você consegue uma previsão de onde investir para beneficiar seu negócio!
Como planejar e aplicar um rebranding seguro?
Alguns pontos que devem ser questionados ao começar uma estratégia de rebranding são os motivos dessas ações. Faça um levantamento de feedbacks internos e externos para verificar o padrão da imagem da marca e como ela é assimilada pelas pessoas.
É preciso analisar se as alterações desejadas fazem sentido para a marca e se serão repentinas ou graduais. Analisar os concorrentes também pode te dar alguns insights valiosos para desenvolver novas metas e aproveitar possíveis brechas que existam.
Com os pontos de alterações bem traçados, é possível obter resultados melhores. Selecionamos 3 ações de rebranding para você aplicar na empresa, confira:
1. Identidade visual
A identidade visual está ligada diretamente à imagem da marca. As pessoas lembram da logo, da paleta de cores, do design até da fonte escolhida para o nome.
As alterações da identidade visual geram impactos rapidamente, por isso, estude muito antes de alterar esses detalhes. Estas ações podem ser bem aceitas ou não pelo público que já conhece a marca.
2. Utilize canais de mídias ao seu favor
As redes sociais são canais que falam diretamente ao seu público, utilize-as para posicionar a marca ao mesmo tempo que consegue conversar e gerar proximidade com sua persona. Faça uma boa gestão de redes sociais para resultados positivos e engajamento.
Esses canais geram resultados rápidos e eficazes, afinal, a grande maioria das pessoas utilizam alguma rede social.
3. Acompanhe a resposta do público do rebranding
Quando se aplicam ações de rebranding é natural desejar saber a resposta do público. Para isso, trace objetivos quantificáveis, estipule prazos para acompanhar e fazer possíveis avaliações e ajustes para um melhor resultado.
Também acompanhe as citações de sua empresa nas mídias sociais e nos canais de interação para dosar a recepção do público sobre as alterações.
Exemplos de estratégias de rebranding
Trouxemos alguns exemplos positivos de rebranding que fizeram a diferença e consolidaram as respectivas marcas! Certamente, fizeram estudos de mercado, segmentação demográfica e estratégias bem desenvolvidas para obter esses resultados. Veja abaixo:
- Havaianas
Se você tem 30 anos ou mais, certamente lembra dos chinelos Havaianas no modelo branco com azul como simples sandálias de borracha. Nos anos 80, os investidores da marca fizeram estudos e constataram que a marca iria falir em 20 anos!
Com isso, a empresa passou por um rebrading, modificando a percepção do consumidor com relação à marca. O rebranding das Havaianas foi tão positivo que hoje é considerada uma marca fashionista com valor agregado!
Veja também: Crie uma estratégia para cada tipo de público
- Shell
Marcas antigas geralmente precisam de rebranding de atualização. Com as mudanças sociais, a empresa se atualiza para acompanhar o mercado ou quando a identidade visual não representa mais seus produtos ou a própria marca.
A empresa Shell já mudou a sua logo algumas vezes ao longo dos anos, visando acompanhar a modernização social.
- Victoria’s Secrets
Quem gosta de moda, certamente percebeu o reposicionamento da marca Victoria's Secrets. Os desfiles da marca eram eventos dignos de show de cantores famosos e grandes estrelas do mundo da moda, porém, as modelos tinham um padrão de beleza inalcançável.
A marca de lingerie mais famosa do mundo fez um reposicionamento importante de seus valores com relação à imagem da mulher. Hoje, exaltam força, empoderamento, diversidade, gênero e raça de meninas e mulheres! Dessa forma, a empresa educa seus consumidores revelando sua nova posição e valor!
- Natura
A empresa brasileira de cosméticos mudou o branding e criou fortes conexões com seus consumidores. A Natura se posicionou como uma empresa que preza pelo meio ambiente e implementa a sustentabilidade em seus processos de produção.
Tudo é feito de maneira sustentável e responsável, desde seus produtos como as embalagens recicláveis. Suas campanhas mostram a valorização da diversidade brasileira, abordando temas sociais.
Como manter a consistência da marca?
Após fazer as alterações e implementá-las no mercado, garanta que todos os setores da empresa estão seguindo as novas diretrizes! É comum que muitos colaboradores fiquem confusos com as mudanças, repasse-as de forma que todos entendam e façam as devidas adaptações.
Agora que você já sabe o que é rebranding, aprenda sobre o diferencial competitivo para consolidar ainda mais a sua marca!