Conheça as maiores dificuldades enfrentadas por profissionais de marketing para utilizar todo potencial das informações.
A cada dia que passa mais dados sobre os indivíduos são disponibilizados por uma variedade de fontes. Também, diariamente, empresas batalham para capturar, integrar e entender como tornar essas informações relevantes e úteis para seu negócio. Está claro que a sua utilização pode ser muito poderosa. No entanto, ela também pode ser inexpressiva se as organizações não tiverem recursos ou know-how para aproveitar seu potencial. Confira os grandes desafios que as empresas enfrentam para utilizar e rentabilizar os dados que têm à disposição.
1 – Obsessão pela tecnologia
Integrar a tecnologia para automatizar, orquestrar e gerenciar interações entre clientes em vários canais tem sido uma prioridade para profissionais de marketing nos últimos anos. O desafio é não se deixar seduzir apenas pelas últimas tecnologias e prestar mais atenção no que de fato importa – a necessidade dos consumidores e a experiência que a marca pretende oferecer a eles.
2 - Construção de equipes
Com a evolução da tecnologia e o surgimento de novos canais, muitos departamentos de marketing têm construído equipes específicas para e-mail, social, mobile etc. Essa divisão, no entanto, impede que os dados sejam compartilhados e que as experiências sejam integradas, tornando impossível identificar o que de fato está gerando a conversão dos clientes. O desafio aqui é construir equipes em torno de experiências – e não de canais – para que o cliente receba uma comunicação consistente e personalizada, independentemente do meio escolhido para interagir com a marca.
3 – Alcançar a precisão
Segundo a Pesquisa Global de Qualidade de dados de 2017, 76% dos entrevistados veem os dados como parte integrante de suas estratégias de negócios. É preciso lembrar, no entanto, que dados incorretos têm um enorme potencial de perda de receita, especialmente quando fazem as empresas enviarem mensagens irrelevantes que saturam seus clientes. Manter a qualidade dos dados é, então, o terceiro desafio desta lista.
4 – Alto volume de informações
O último desafio para os profissionais de marketing é o gerenciamento do alto volume de dados gerados para impulsionar o crescimento das empresas. Hoje, podemos saber tudo sobre o local em que as pessoas vivem, o que elas compram e os meios de comunicação que utilizam. Porém, apenas em formato de planilha, esse enorme volume de informação não tem sentido. A qualidade desses dados e a análise são fatores chaves que permitem que profissionais de marketing enxerguem oportunidades no perfil de seus clientes e transformem dados em insights.