O Google decretou o fim dos cookies de terceiros e, com isso, as empresas precisam se adaptar ao novo contexto para continuar desenvolvendo publicidades, campanhas e ações que fortaleçam seus resultados e ajudem na nutrição de leads qualificados.
Os cookies eram responsáveis por coletar dados relevantes sobre o usuário de um site, como nome, histórico de navegação e outras informações semelhantes. Com isso, as campanhas publicitárias eram mais segmentadas e direcionadas para o público-alvo.
Sem essas informações, os gestores de mídia devem elaborar novas estratégias para atingir os usuários com acurácia. Uma alternativa eficiente que não utiliza os cookies é a publicidade contextual, uma estratégia em alta atualmente. Continue sua leitura para compreender mais sobre o assunto!
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O que é a publicidade contextual?
Como o próprio nome sugere, a publicidade contextual está relacionada ao conceito de contexto no marketing. Ou seja, o foco das ações é elaborado com base nos conteúdos presentes em um site ou ambiente digital, considerando o público-alvo, tema e outros aspectos.
Essencialmente, em vez de se basear na segmentação de anúncios conforme os dados extraídos dos cookies dos usuários, essa abordagem considera a própria página onde o anúncio será veiculado e o público que a frequenta. Isso é realizado por meio da análise de palavras-chave, temas e outros elementos presentes no conteúdo da página.
Por exemplo, se um site trata de assuntos relacionados a viagens, os anúncios contextuais apresentados nessa página podem estar vinculados a hotéis, passagens aéreas, pacotes turísticos e outros produtos ou serviços ligados à indústria do turismo.
A publicidade contextual é reconhecida como uma estratégia eficaz para direcionar anúncios a um público-alvo relevante, já que eles são apresentados em um contexto que corresponde aos interesses dos usuários que estão consumindo o conteúdo da página. Essa abordagem pode elevar a probabilidade de cliques nos anúncios e, consequentemente, aprimorar as taxas de conversão para os anunciantes.
É muito importante ressaltar que, para ter sucesso com essa estratégia, é essencial compreender o mercado no qual você está inserido e o público-alvo da campanha. Para isso, é possível realizar estudos completos que ajudem a direcionar as ações.
Qual é a importância dessa estratégia na era cookieless?
Para compreender a importância da publicidade contextual, primeiramente é necessário entender o que é o conceito de cookieless e por que está sendo implementado. Os cookies são arquivos de texto que permanecem armazenados no navegador de uma pessoa ao acessar um site.
Esses pequenos arquivos são responsáveis por conter informações variadas, como nome, localização, interesses, dados de login e muito mais. Os dados ficam armazenados por determinado período, monitorando as atividades do usuário na internet.
Com as discussões a respeito da privacidade no ambiente digital — principalmente com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) —, foram realizadas algumas alterações que reduzem o uso dos cookies na internet. Além disso, o Google Chrome prometeu que, durante 2024, irá proibir o uso de cookies de terceiros.
Essa restrição já está sendo implementada gradativamente por meio do tracking protection, uma ferramenta que limita esse uso para apenas 1% dos usuários do Chrome. Uma vez que esses dados proporcionavam diversos insights para a elaboração de campanhas de marketing, os gestores de mídia precisam se adaptar para continuar desenvolvendo ações relevantes.
Nesse caso, a publicidade contextual surge como uma válvula de escape para o cookieless, por permitir a realização de análises de mercado qualificadas para criar estratégias de marketing bem direcionadas e segmentadas sem o uso dos cookies de terceiros. Assim, é possível garantir mais resultados positivos para seus anúncios e demais ações no universo digital.
Como realizar uma publicidade contextual de qualidade?
Agora que você já compreendeu a importância da publicidade contextual na era cookieless, está preparado para desenvolver ações segmentadas, de alta qualidade e com potencial de resultados positivos. Veja as dicas que preparamos para te ajudar nisso:
1. Marketing de conteúdo alinhado
O marketing de conteúdo é uma estratégia muito eficaz e essencial para o sucesso de uma empresa. Afinal, por meio de conteúdos relevantes e valiosos para o público-alvo, a organização consegue estabelecer autoridade, construir relacionamentos e influenciar decisões de compra.
É muito importante ressaltar que esses conteúdos podem ser produzidos de diferentes maneiras, como artigos, vídeos, infográficos e outros formatos. Ao realizar essa prática com foco nas características e demandas do público-alvo, é possível atrair usuários com potencial interesse pela publicidade contextual, ampliando as possibilidades de cliques e conversões.
É importante destacar que a publicidade contextual também contribui para uma compreensão mais precisa dos usuários, uma vez que os insights obtidos auxiliam na adaptação das campanhas, garantindo a relevância e a eficácia das ações direcionadas aos consumidores.
2. Uso de palavras-chave relevantes
As palavras-chave são termos ou frases que descrevem o conteúdo de uma página da web de forma sucinta e precisa. Ao incorporar palavras-chave relevantes ao conteúdo, as campanhas são mais bem direcionadas e capazes de alcançar os resultados.
Quando uma página online inclui palavras-chave associadas a um tema específico, os sistemas de publicidade contextual têm a capacidade de reconhecer esse contexto e apresentar anúncios alinhados aos interesses dos usuários que estão navegando pelo conteúdo.
Por exemplo, se um site sobre tecnologia apresentar palavras-chave como "smartphones" ou "inovação tecnológica", é provável que os anúncios contextuais exibidos estejam relacionados a aparelhos ou serviços relacionados à tecnologia.
3. Análise de contexto e estudo de mercado
Toda estratégia de publicidade contextual bem-sucedida conta com uma ação por trás: um estudo de contexto e mercado completo e bem estruturado. Com isso, é possível compreender onde o anúncio será exibido, incluindo uma análise de concorrência, estudo de público, conteúdo das páginas e vários outros contextos.
Por sua vez, o estudo de mercado permite aos anunciantes entender as necessidades, preferências e comportamentos dos consumidores, incluindo a identificação de segmentos de mercado, concorrentes e oportunidades de nicho. Ao combinar a análise de contexto com o estudo de mercado, os anunciantes podem criar campanhas publicitárias altamente segmentadas e personalizadas.
Para ter mais engajamento e conversão, é essencial produzir textos relevantes para as suas publicidades, sempre considerando as características e os padrões do seu público-alvo.
Além disso, a análise de contexto e o estudo de mercado permitem que os anunciantes ajustem suas estratégias com base em dados concretos, maximizando o retorno sobre o investimento em publicidade contextual.
Conheça seu mercado e público-alvo com a Serasa Experian!
Com as informações apresentadas ao longo deste conteúdo, ficou claro como a publicidade contextual é importante em um contexto no qual o uso dos cookies não é mais indicado. Mas para criar campanhas de alta qualidade e relevância, é essencial buscar novas maneiras de obter dados sobre o mercado no qual você está inserido e sobre as características do seu público-alvo.
A boa notícia é que existem diversas ferramentas excelentes, como as soluções de Análise de Mercado e Segmentação de Campanhas da Serasa Experian. Com elas, você pode conhecer melhor seus públicos para potencializar os resultados das suas ações.
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Gostou de conhecer mais sobre a publicidade contextual? Essa estratégia é fundamental na era cookieless, tendo em mente a necessidade de desenvolver ações que respeitem a privacidade dos usuários, mas que sejam direcionadas para as pessoas certas. Por aqui, você encontra muitos outros materiais como este. Continue nos acompanhando!