A pesquisa exploratória trata-se de um método muito utilizado em estudos mercadológicos e científicos, sendo um dos outros dois grupos: descritiva e explicativa. Ela possibilita a construção de teorias que promovem um estudo mais aprofundado posteriormente, portanto, pode-se dizer que é um ponto de partida para se chegar a resultados e conclusões mais precisas do seu público-alvo.

Esse tipo de pesquisa tem um objetivo central: investir em algo que ainda não é compreendido ou entendido por terceiros. É por essa razão que as pesquisas exploratórias usam uma espécie de metodologia qualitativa para buscar um entendimento aprofundado desse fenômeno.

Aproveite esta oportunidade para entender melhor esse conceito, suas principais características, tipos e as diversas formas de aplicação aqui na Serasa Experian. Continue a leitura e descubra todos os detalhes sobre a pesquisa exploratória e como ela pode ser utilizada de maneira eficaz! Confira a seguir:

O que é uma pesquisa exploratória?

A pesquisa exploratória é uma metodologia cuja função é preencher lacunas de informações que estão faltando em um estudo. Esse método apresenta informações e constrói uma maior familiaridade com o problema/objetivo, o que possibilita construir hipóteses iniciais para realizar um planejamento estratégico em um tempo posterior.

Muitas vezes, ao iniciar um estudo, as informações não estão muito claras, o que acaba por não permitir uma compreensão completa do assunto. São nesses momentos que a pesquisa exploratória entra em ação. Esse método de pesquisa não irá fazer pesquisas muito avançadas, afinal, ele apenas levanta informações para a formação de soluções e não conclusões prontas.

Qual é a função da pesquisa exploratória?

Essa metodologia de pesquisa recolhe insights para solucionar problemas futuramente. Com a pesquisa exploratória, o profissional ficará totalmente familiarizado com o assunto do projeto. Além disso, ele receberá informações para construir hipóteses iniciais e outros conceitos.

Esse tipo de análise é muito utilizado em estudos mercadológicos e pesquisas de público-alvo, assim, é possível criar planejamentos e planos de ação que vão ao encontro do objetivo do projeto.

Características principais da pesquisa exploratória

Esse método possui algumas características muito vantajosas que auxiliam muito os projetos e as pesquisas das empresas. Confira:

  • Métodos flexíveis sem o uso de questionários detalhados e complexos;
  • Observação do comportamento do objeto pesquisado, seja de consumidores, produtos ou outros;
  • Proximidade da realidade do objeto estudado;
  • Disponibiliza informações amplas que permitem o uso delas em vários casos.

Quais são os 4 tipos de pesquisa exploratória?

Dentro da pesquisa exploratória, existem algumas formas de receber as informações e interpretá-las. Entenda os 4 tipos principais:

1. Pesquisa bibliográfica

Esse tipo de pesquisa exploratória é baseado apenas em fontes de terceiros: as chamadas fontes secundárias. Uma das formas de utilização desse método é por meio da comparação e análise de diversos estudos. Isso faz com que o pesquisador crie seus próprios conceitos e concepções baseados em outras pesquisas de mercado.

2. Pesquisa com survey

Esse tipo de pesquisa coleta informações e dados de usuários a partir de suas características e interesses. Essas informações recolhidas ajudam a solucionar e a propor hipóteses para um problema ou objetivo proposto. O método analisa os dados de forma muito objetiva e mostra quais são os costumes, características, preferências e opiniões das pessoas estudadas.

Um exemplo de plataforma de pesquisa exploratória dos consumidores é o Mosaic da Serasa Experian. Nele, os dados são analisados para definir perfis de consumidores e o público-alvo. Esse tipo de interface possibilita avaliar o mercado de forma mais aprofundada, trazer melhor relevância aos relacionamentos e agregar mais inteligência nas tomadas de decisões.

3. Pesquisa documental

Enquanto a pesquisa exploratória bibliográfica utiliza fontes secundárias para fazer sua análise, a documental utiliza as fontes primárias. Isso significa que esse tipo de pesquisa utiliza dados e informações que ainda não foram tratados de forma científica ou analítica.

Alguns exemplos dos materiais utilizados são: jornais, documentos oficiais, fotografias, pinturas, tabelas estatísticas, cartas e outros. Esse método é um ótimo complemento para as pesquisas bibliográficas.

4. Pesquisa de estudo de caso

No estudo de caso, são analisadas outras situações que já aconteceram no mercado anteriormente. Essa análise pode ser feita por meio de casos disponíveis em publicações acadêmicas, como artigos científicos, ou em benchmarking ao analisar empresas referências do mercado.

Onde se aplica esse tipo de pesquisa?

A pesquisa exploratória pode coletar dados relacionados à classe social, localização, comportamentos de compra, cultura e costumes. Todos eles ajudam a criar hipóteses e iniciar estratégias de planejamento para os projetos.

Logo, a pesquisa exploratória pode ser usada em artigos científicos, como TCCs, monografias e projetos de pesquisas, mas esse método também pode ser aplicado em pesquisas que buscam informações para levantamentos e planejamentos de estratégias em empresas.

Esse método recolhe ideias que contribuem para o entendimento de dados sobre o mercado. Isso possibilita analisar a distribuição geográfica da população e seus comportamentos para ações com o objetivo de expandir negócios. Para isso, conheça a Polis, nossa plataforma de análise e segmentação de público e regiões!

Pesquisa exploratória: quando fazer?

Especialmente quando um assunto ainda não foi suficientemente estudado, a pesquisa exploratória é indicada quando há a necessidade de compreendê-lo melhor. Essa abordagem é essencial para obter panoramas sobre temas desconhecidos e permitir ao próprio pesquisador a geração de dados iniciais para estudos complexos.

A análise de mercado é um exemplo clássico de quando usar a pesquisa exploratória. O desejo de uma empresa por explorar um mercado, público ou segmento novo, está diretamente ligado a essa pesquisa, pois é essencial para compreender suas necessidades e nuances.

Para tomar decisões coerentes e livres de erros e riscos, estabelecer diagnósticos completos e fazer a coleta de informações relevantes sobre o mercado é indispensável. Segurança e direcionamento correto são o motivo de ocorrer esse cuidado inicial na tomada de decisão para o desenrolar das etapas subsequentes.

Qual é a diferença entre pesquisa descritiva e exploratória?

Por ser uma abordagem flexível e desestruturada, a pesquisa exploratória tem como objetivo explorar um problema inicial. Quando um pesquisador quer entender melhor um fenômeno observado nos dados ou, até mesmo, criar ideias acerca de um tema que ainda não foi tão investigado, a pesquisa exploratória é usada nas fases iniciais do estudo, como explicitado anteriormente.

Caso o pesquisador queira realizar outras investigações no futuro, esse tipo de pesquisa servirá como uma base quando ele iniciar a explorar novos tópicos: aliás, ela também serve para buscar um novo ângulo sobre um tema que já existe. Por outro lado, a pesquisa descritiva foi desenvolvida para coletar informações altamente específicas e detalhadas sobre um tema X.

Planejamento e estrutura bem definidos são o que resumem a pesquisa descritiva. Ao contrário da pesquisa exploratória, a organização nos processos dessa pesquisa é o que permite que a coleta de dados aconteça de forma sistemática e estatisticamente inferível. Aliás, ela tem o objetivo de descrever profundamente o que está acontecendo ao preencher lacunas e expandir o entendimento acerca do assunto em foco.

Por que adotar o método qualitativo em uma pesquisa exploratória?

O principal objetivo da pesquisa exploratória é investigar fenômenos que ainda são pouco entendidos ou que surgiram recentemente. Esses temas, muito frequentemente, precisam de dados consistentes ou informações suficientes para embasar a formulação de hipóteses ou para a realização de pesquisas mais amplas, por exemplo, as de levantamento.

O foco da pesquisa está em aprofundar o conhecimento sobre o fenômeno em discussão. É por meio dos resultados obtidos que a pesquisa exploratória será capaz de propor hipóteses e/ou direcionamentos que poderão servir de base para levantamentos e investigações subsequentes. Ou seja, ela gerará dados iniciais que servirão como direcionamentos para futuras pesquisas mais complexas.

Com a pesquisa exploratória, você não precisará se preocupar em buscar etapas iniciais, como descrições ou explicações, pois esse tipo de pesquisa já oferece uma base sólida e é capaz de entregar informações significativas sobre o fenômeno, mesmo que não exista um grande volume de dados e estudos.

O papel da pesquisa exploratória é justamente estudar um fenômeno com o qual você ainda tem contato restrito, e a partir da coleta e análise de dados, buscar compreender a fundo essa questão, gerando proposições que poderão ser mais bem investigadas no futuro.

Técnicas qualitativas aplicáveis à pesquisa exploratória

Os métodos qualitativos desempenham um papel muito importante na pesquisa qualitativa exploratória. Esses métodos são frequentemente utilizados para obter um entendimento mais profundo sobre fenômenos que não foram muito estudados. Abaixo, serão apresentados as principais técnicas usadas e suas características. Entenda:

1. Focus Group

Como o método qualitativo mais comum em pesquisas, o Focus Group reúne um pequeno grupo de pessoas para o processo de selecionar um tema de comum interesse para ser discutido pela organização ou indivíduo que está conduzindo a pesquisa.

Responsável por introduzir os tópicos e garantir que todos os participantes tenham a oportunidade de compartilhar suas opiniões, a condução do debate fica a cargo de um moderador. É fundamental considerar o perfil dos envolvidos, uma vez que o grupo do Focus Group será composto por 8 a 12 participantes, por exemplo.

Exemplo: os indivíduos com muita experiência nessa técnica qualitativa poderão perder a espontaneidade ao longo da pesquisa, o que pode influenciar negativamente na dinâmica do grupo.

2. Investigações aprofundadas

Diferente da técnica anterior, neste método, um único participante é entrevistado de cada vez, sem que haja interações com outros indivíduos. Para desenvolver essa dinâmica, o entrevistador escolhido deve usar um roteiro estruturado com antecedência, mas também deverá adaptar a sequência de perguntas com base nas respostas oferecidas pelos entrevistados.

3. Etnografia

Com o objetivo de entender os hábitos e costumes do público-alvo, a etnografia foca no estudo das culturas e comportamentos de grupos sociais específicos em foco. O pesquisador, para isso, realiza um acompanhamento profundo da rotina dos consumidores, combinando observações diretas com entrevistas, a fim de obter uma visão detalhada das práticas do grupo estudado.

4. Técnicas projetivas

Apresentar estímulos indefinidos são recursos usados pelas técnicas projetivas, como descrever, desenvolver ou criar uma história de forma criativa.

As técnicas projetivas têm três tipos principais: em um cenário em que os consumidores reagem a uma lista de palavras com a primeira que lhes vem à mente, está a associação de palavras; semelhante à associação de palavras, mas com a tarefa de completar sentenças em vez de vocábulos, está a conclusão de sentenças; e, finalmente, uma imagem é apresentada e o respondente deve construir uma história com base nela: aqui está o storytelling.

5. Observar o consumidor

Seja por meio de observação em laboratório ou em campo, o objetivo dessa técnica é, como o próprio nome diz, observar o comportamento do consumidor. Para isso, em alguns casos, o cenário pode ser falseado para manter suas condições naturais ou realizar experimentos.

Para avaliar os produtos, os serviços e os colaboradores da marca de maneira imparcial, o cliente misterioso (mystery shopper) é um exemplo popular desse modelo, em que pessoas aleatórias são contratadas por uma empresa para atuarem como falsos consumidores.

Exemplos de pesquisa exploratória

Um exemplo de pesquisa exploratória, na área científica, seria um pesquisador fazer um estudo histórico sobre um incidente ambiental ocorrido há alguns anos.

Nesse estudo, seriam pesquisadas as memórias e a mentalidade de sobreviventes a respeito do acidente. Para isso, depoimentos seriam colhidos e algumas entrevistas seriam feitas. Os dados e as informações seriam recolhidos e, algum tempo depois, iriam para uma análise aprofundada, como a análise de mercado.

Outro exemplo: um empreendedor abre um e-commerce e deseja descobrir em qual região estão os potenciais compradores de seus produtos e quem são eles — idade, hábitos de compra, costumes e interesses. Para descobrir esses dados, ele irá utilizar a pesquisa exploratória para reunir informações e desenvolver uma estratégia de venda para esse público.

Confie na Serasa Experian para impulsionar o seu negócio!

A pesquisa exploratória é uma ferramenta revolucionária para quem procura entender melhor fenômenos que foram pouco pesquisados. A sua implantação permite que o levantamento inicial de informações, que serve de base para que estudos mais detalhados ocorram, seja mais completo e detalhado.

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