Diante de um mercado instável e constantemente impactado por inovações e transformações, nada melhor do que buscar ferramentas assertivas para a sua tomada de decisão.

É nesse sentido que a pesquisa de mercado surge como uma solução significativa. Isso porque viabiliza uma compreensão prévia das principais tendências, por meio de estratégias como identificação da concorrência, mapeamento de oportunidades e insights capazes de qualificar e aprimorar planejamentos e processos.

E se você deseja conhecer um pouco mais sobre o tema e entender porque a pesquisa de mercado é importante, como deve ser realizada e principais benefícios, continue a leitura e confira a seguir.

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma metodologia que realiza o recolhimento de informações, tendências, limitações, oportunidades, perfis de consumo e demais dados que estão diretamente relacionados com uma compreensão clara e objetiva de como se encontra o mercado.

É essa coleta que viabiliza um delineamento preciso e estratégico, principalmente para o campo do marketing, que se torna responsável por direcionar as ações e decisões tomadas para o oferecimento de produtos ou serviços.

A obtenção dessas referências é feita de duas formas distintas:

  • Pesquisa primária: quando a organização beneficiada pelos dados é quem comanda e efetua a coleta;
  • Pesquisa secundária: quando essas informações foram colhidas por outros órgãos e negócios, que disponibilizam os resultados para análise.

Essas etapas, que antes eram desenvolvidas com estudos de campo e entrevistas presenciais, hoje contam com a praticidade da transformação digital e tecnologia.

Não deixe de conferir: Planejamento estratégico: o que é? Como fazer?

Tipos de pesquisa de mercado

As ações que o diferenciam da sua concorrência passam, necessariamente, por uma postura ativa e inclinada ao aprendizado e entendimento contínuo das carências e necessidades do seu cliente e das perspectivas de mercado que podem ser melhor elaboradas.

Nesse sentido, é possível se deparar com diferentes tipos de pesquisa de mercado, alinhadas aos seus principais objetivos e metas. A seguir, confira as principais:

1. Pesquisa descritiva

A pesquisa descritiva tem como foco a análise e descrição de sinais e mudanças, enquanto uma metodologia que busca fazer a identificação, caracterização e avaliação.

Desta forma, não tem como intuito uma compreensão completa e profunda dessas questões, mas sim a sua classificação, que será usada enquanto fundamento de outros esclarecimentos e interpretações.

Ela é realizada com a aplicação de entrevistas, formulários, grupos focais e equipes de discussão.

2. Pesquisa causal

A pesquisa causal, também conhecida como experimental, é a responsável por demarcar situações e dinâmicas de causa e efeito.

Ela utiliza de resultados fornecidos por outros tipos de estudos, enquanto procura fazer experimentações de validação, em que os dados previamente apontados passam a ser legitimados ou descartados.

A relação entre esses tópicos também é determinada e tem suas variáveis testadas, de modo que possibilitem que você obtenha mais segurança e confiança para a tomada de decisão.

3. Pesquisa exploratória

Sabe quando você se encontra no início de uma iniciativa e ainda se vê preenchido com muitos questionamentos? Quando ainda faltam dados essenciais para essa construção, a pesquisa exploratória ajuda nessa jornada.

Isso porque ela se apresenta como uma fase preliminar, com o foco de conseguir captar noções e percepções a serem exploradas.

Na prática, é utilizada como uma espécie de bússola, para que você consiga identificar com assertividade os seus problemas e plano de ação, resultando em hipóteses.

Suas ferramentas são mais flexíveis e permitem o uso de estudos de caso, análises bibliográficas e considerações com especialistas da área.

Qual a importância de fazer a pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado se mostra como uma ferramenta plural e agregadora de importantes insights, tanto para negócios que estejam tentando se estabelecer na área, quanto para organizações que desejam manter um alto nível de performance e qualidade de entrega.

Para novos segmentos, por exemplo, auxilia na definição de variáveis essenciais, como estruturação de logística, identificação de limitações e até mesmo da criação de uma identidade visual e linguagens mais ajustadas para o público alvo, legitimando essas ações.

Com os empreendimentos já consolidados, pode permitir uma validação e lançamentos ajustados conforme as carências, ideias, opiniões e desejos dos clientes, fortalecendo visões do mercado que podem ainda não ter sido observadas.

Essa é uma estratégia adaptável, que pode ser remodelada conforme as necessidades e objetivos que precisa suprir. Desde qualificações de ações de marketing, publicidade e branding, até sondagens de benchmarking.

Vantagens que a pesquisa de mercado oferece para empresas

Já deu para perceber um pouco dos benefícios e possibilidades que podem ser exploradas pela pesquisa de mercado, certo? A seguir, conheça alguns dos principais benefícios de adotá-la como uma metodologia permanente para a sua empresa.

  • Maior compreensão do público-alvo: por meio dela você consegue entender de forma ampla o perfil dos seus consumidores, tanto das perspectivas qualitativas (hábitos, gênero, perfil geográfico, renda e comportamentos), quanto quantitativas (percentual de impacto e número de vendas);
  • Conhecimento de benchmarking: é necessário que você tenha uma boa compreensão das ações e estratégias que estejam sendo adotadas pelos seus competidores, afinal, eles também auxiliam na definição de modelação do mercado;
  • Reconhecimento de oportunidades: existe algum ângulo ou modalidade de consumo que ainda não esteja sendo explorado? Quais lacunas podem ser preenchidas (ou criadas) pela oferta dos seus produtos e serviços? Esse tipo de questionamento viabiliza que identifique essas necessidades.

Como fazer uma boa pesquisa de mercado?

Confira um passo a passo completo, que irá guiá-lo ao longo da estruturação, desenvolvimento e realização desse tipo de pesquisa.

1. Delimite um foco para a sua pesquisa

Aqui, a sua maior preocupação precisa ser em traçar uma meta objetiva, clara e executável.

Quais hipóteses serão testadas e o tipo de dúvida a ser sanada é o que configura este momento, e possibilita que as demais estratégias sejam alinhadas de forma coerente.

2. Trace o seu público-alvo

O seu público-alvo não será necessariamente formado apenas pelo consumidor final. Você pode ter a intenção de conhecer mais a fundo parceiros de trabalho ou outros competidores, por exemplo.

E, a depender de quem será o foco, irá direcionar para as adequações necessárias na sua pesquisa.

3. Defina a amostragem

A amostragem delimita quantos participarão e aprimora a definição dos grupos. Bem como qual será a idade, gênero, perfil social e demais variáveis que impactam na experiência e resultado dessas pessoas. Tê-la bem definida também é um ótimo diferencial!

4. Construa um questionário

Seu formulário precisa ser o mais completo possível, abarcando questionamentos iniciais de forma objetiva, para não abrir margem para outras interpretações e dúvidas não pertinentes ao cenário apresentado.

O indicado é que você inicie com pontuações mais amplas e que, gradualmente, vá direcionando e especificando a jornada.

5. Execute

A perspectiva de execução pode ser avaliada de diferentes modalidades. A aplicação convencional é realizada com recursos como o de ligação telefônica ou de maneira presencial.

Já a que utiliza da tecnologia vem sendo amplamente adotada, por seus benefícios e facilidades práticas, se ajustando ao estilo de vida de diferentes consumidores e aumentando o número de pessoas que podem ser alcançadas.

Seus maiores exemplos são pelo envio de e-mails, formulários, plataformas, sites e outros artifícios.

6. Elabore uma avaliação

Aqui, mais uma etapa que demanda muito cuidado e atenção. Afinal, tão importante quanto fazer um bom planejamento, é conseguir ter a visão e ferramentas necessárias para ler e interpretar os resultados obtidos.

Quais ferramentas podem ser usadas para pesquisa de mercado?

Existem diversos recursos que podem auxiliar na qualificação do levantamento e investigação das informações e tendências, tornando essa tarefa assertiva e otimizada.

  • Para a coleta das métricas, aplicativos como o Google Analytics demonstram as tendências de comportamentos dos seus usuários em sua plataforma, e também permite que você realize alguns ensaios;
  • Já em termos de uma pesquisa sobre as práticas da concorrência, sites como o SEMRush demonstram uma flexibilidade dessa análise, permitindo que você conheça um pouco mais da performance de outros negócios;
  • E para a montagem dos seus formulários e questionários, o SurveyMonkey conta com modelos que podem ser ajustados conforme os objetivos e especificidades de pesquisa;

É possível também contar com soluções assertivas, como o Mosaic, que produz insights ao apresentar dados financeiros, sociodemográficos e comportamentais do público-alvo, qualificando as informações para uma tomada de decisão inteligente, resultando em uma compreensão mais expressiva;

Já a plataforma Polis te dá ainda autonomia nesse gerenciamento e permite que realize as segmentações e cruzamento de dados mais relevantes ao seu negócio, ampliando suas capacidades frente a uma pesquisa de mercado aprimorada.

Todos esses são apenas alguns exemplos de opções que demonstram o quanto o mercado está preparado e apresenta ferramentas que podem auxiliar a tornar a sua pesquisa mais completa e estruturada.

Viu só o quanto esse tema é importante e fundamental para um desenvolvimento estratégico e otimizado para a sua empresa?

E se você gostou deste conteúdo e deseja se manter informado, acompanhe o blog da Serasa Experian. Aproveite e confira já como o uso estratégico dos dados está aprimorando os negócios.

Até o próximo post!