Diante de um mercado instável e constantemente impactado por transformações, não há nada melhor do que buscar ferramentas viáveis para a sua tomada de decisão. É nesse sentido que a pesquisa de mercado surge como uma solução eficaz para buscar seu público-alvo correto!
A compreensão prévia das principais tendências por meio de estratégias como identificação da concorrência, mapeamento de oportunidades e insights é capaz de qualificar e aprimorar os planejamentos e os processos da empresa.
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o tema e entender por que a pesquisa de mercado é importante, como fazer uma pesquisa de mercado e os seus principais benefícios, continue na Serasa Experian:
Neste conteúdo você vai ver
- O que é pesquisa de mercado?
- Para que serve uma pesquisa de mercado?
- Tipos de pesquisa de mercado
- Qual a importância de fazer a pesquisa de mercado?
- Vantagens que a pesquisa de mercado oferece para empresas
- Como fazer uma boa pesquisa de mercado?
- Quais ferramentas podem ser usadas para pesquisa de mercado?
- Faça a sua pesquisa de mercado com a Serasa Experian!
O que é pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é uma metodologia que realiza o recolhimento de informações, tendências, limitações, oportunidades, perfis de consumo e demais dados que estão diretamente relacionados com uma compreensão clara e objetiva de como se descobre o mercado. A obtenção dessas referências é feita de duas maneiras distintas:
- Pesquisa primária: quando a organização beneficiada pelos dados é quem comanda e efetua a coleta;
- Pesquisa secundária: quando essas informações foram colhidas por outros órgãos e negócios e disponibilizam os resultados para análise.
Essas etapas, que antes eram desenvolvidas com estudos de campo e entrevistas presenciais, hoje contam com a praticidade da transformação digital e tecnologia. Aliás, a pesquisa de mercado pode ser uma das ferramentas essenciais para o marketing digital, uma vez que se torna responsável por direcionar as ações e decisões tomadas para o oferecimento de produtos ou serviços.
Para que serve uma pesquisa de mercado?
Entender o mercado no qual a sua empresa está inserida é o propósito da pesquisa de vendas, além de investigar e tentar entender como o seu público-alvo reage a um novo serviço ou produto. Você, empreendedor, consegue identificar novas necessidades e oportunidades entre os consumidores e adequar suas ações de marketing a partir dos resultados obtidos!
Com a pesquisa exploratória, observar o mercado com uma visão generalista — e com antecedência em relação aos concorrentes — é uma realidade. Sua empresa se preparará melhor de acordo com as informações que você conseguir extrair desse segmento.
Tipos de pesquisa de mercado
As ações que o diferenciam da sua concorrência passam necessariamente por uma postura ativa e inclinada ao aprendizado e entendimento contínuo das carências e necessidades do seu cliente e das perspectivas de mercado que podem ser melhor elaboradas.
Nesse sentido, é possível se deparar com diferentes tipos de pesquisa de mercado, alinhados aos seus principais objetivos e metas. A seguir, confira as principais:
1. Pesquisa descritiva
A pesquisa descritiva tem como foco a análise e descrição de sinais e mudanças, enquanto uma metodologia que busca fazer a identificação, caracterização e avaliação.
Dessa forma, não tem como intuito uma compreensão completa e profunda dessas questões, mas de sua classificação, que será usada como fundamento de outros esclarecimentos e interpretações. A pesquisa descritiva é realizada com a aplicação de entrevistas, formulários, grupos focais e equipes de discussão.
2. Pesquisa causal
A pesquisa causal, também conhecida como experimental, é a responsável por demarcar situações e dinâmicas de causa e efeito. Ela usa os resultados fornecidos por outros tipos de estudos, enquanto procura fazer experimentações de validação, em que os dados previamente apontados passam a ser legitimados ou descartados.
A relação entre esses tópicos também é determinada e tem suas variáveis testadas, de modo que possibilitam que você, pessoa empreendedora, obtenha mais segurança e confiança para a tomada de decisão.
3. Pesquisa exploratória
Sabe quando você se encontra no início de uma iniciativa e ainda se vê cercado de muitos questionamentos? Quando ainda faltam dados essenciais para essa construção, a pesquisa exploratória ajuda nessa jornada, porque se apresenta como uma fase preliminar, com o foco de conseguir captar noções e percepções a serem exploradas.
Na prática, é utilizada como uma espécie de bússola para que você consiga identificar com segurança os seus problemas e traçar o plano de ação, que resulta em hipóteses. Suas ferramentas são mais flexíveis e permitem o uso de estudos de caso, análises bibliográficas e considerações com especialistas da área.
Qual a importância de fazer a pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado se mostra como uma ferramenta plural e agregadora de importantes insights, tanto para negócios que estejam tentando se estabelecer na área quanto para organizações que desejam manter um alto nível de performance e qualidade de entrega.
Para novos segmentos, por exemplo, auxilia na definição de variáveis essenciais, como estruturação de logística, identificação de limitações e, até mesmo, da criação de uma identidade visual e linguagens mais ajustadas para o público-alvo, legitimando essas ações. Confira outras vantagens:
- A satisfação e fidelização dos consumidores aumenta;
- Melhora e aproximação no relacionamento com o consumidor;
- A elaboração de novos produtos se torna fácil;
- A redução de riscos e custos diminui;
- O mercado cresce.
Com os empreendimentos já consolidados, pode permitir uma validação e lançamentos ajustados conforme as carências, ideias, opiniões e desejos dos clientes, o que fortalece as visões do mercado que podem ainda não ter sido observadas.
Essa é uma estratégia adaptável que pode ser remodelada conforme as necessidades e objetivos que precisa suprir, desde qualificações de ações de marketing com o auxílio da análise de mercado, publicidade e branding, até sondagens de benchmarking.
Vantagens que a pesquisa de mercado oferece para empresas
Já deu para perceber um pouco dos benefícios e possibilidades que podem ser explorados pela pesquisa de mercado, certo? A seguir, conheça alguns dos principais benefícios de adotá-la como uma metodologia permanente para a sua empresa.
- Maior compreensão do público-alvo: por meio dela, você consegue entender de forma ampla o perfil dos seus consumidores, tanto das perspectivas qualitativas (hábitos, gênero, perfil geográfico, renda e comportamentos), quanto quantitativas (percentual de impacto e número de vendas);
- Conhecimento de benchmarking: é necessário que você tenha uma boa compreensão das ações e estratégias que estejam sendo adotadas pelos seus competidores, uma vez que elas também auxiliam na definição de modelação do mercado;
- Reconhecimento de oportunidades: existe algum ângulo ou modalidade de consumo que ainda não esteja sendo explorado? Quais lacunas podem ser preenchidas (ou criadas) pela oferta dos seus produtos e serviços? Esse tipo de questionamento viabiliza que identifique essas necessidades.
- Tomada de decisão: para decidir o futuro de uma empresa, o gestor sempre estará tomando decisões. Sendo assim, a forma como uma empresa gerencia suas decisões impacta diretamente em seu crescimento. Na pesquisa de mercado, o gestor consegue tomar decisões que são baseadas em dados concretos, portanto, passam a conhecer a fundo os consumidores e suas necessidades;
- Marketing e pesquisa de mercado: essas duas estratégias estão intrinsecamente interligadas, uma vez que os dados recolhidos da pesquisa de mercado, bem como o desejo e preferência dos consumidores, podem ser aplicadas às estratégias de marketing para uma campanha, por exemplo.
Como fazer uma boa pesquisa de mercado?
Agora que você sabe o que é e quais são as vantagens da pesquisa de mercado, chegou a hora de conferir o passo a passo que irá guiá-lo ao longo da estruturação, desenvolvimento e realização desse tipo de pesquisa. Uma pesquisa de mercado eficiente, direcionada e com a garantia de trazer bons resultados só é possível com organização e estratégia. Entenda:
1. Delimite um foco para a sua pesquisa
Aqui, a sua maior preocupação precisa ser em traçar uma meta objetiva, clara e executável. Quais hipóteses serão testadas e o tipo de dúvida a ser sanada são o que configuram este momento e possibilitam que as demais estratégias sejam alinhadas de forma coerente.
O ponto principal que toda empresa quer otimizar é atender às necessidades multivariadas dos consumidores, apesar de cada comércio ter um objetivo próprio. Esses objetivos também podem ser:
- Acompanhar a qualidade do atendimento;
- Analisar a imagem que a empresa e os produtos têm perante o público;
- Encontrar novos nichos para o mercado;
- Aproximar-se dos clientes;
- Pesquisar a percepção que o público possui acerca dos preços dos serviços ou produtos;
- Descobrir o valor que a marca e os produtos têm com os consumidores.
2. Trace o seu público-alvo
O seu público-alvo não será necessariamente formado apenas pelo consumidor final. Você pode ter a intenção de conhecer mais a fundo parceiros de trabalho ou outros competidores, por exemplo. A depender de quem será o foco, também direcionará para as adequações necessárias na sua pesquisa.
3. Defina a amostragem
A amostragem delimita quantos participarão e aprimorará a definição dos grupos. A idade, gênero, perfil social e demais variáveis também impactam na experiência e resultado dessas pessoas. Tê-la bem definida também é um ótimo diferencial!
Além disso, você precisa definir em qual site essa pesquisa estará ancorada. O Google, por exemplo, oferece uma ferramenta segura e fácil de manusear de forma gratuita: o Google Forms. Com esse instrumento, você vai conseguir ter acesso a diversos recursos para construir o formulário da maneira que quiser.
4. Construa um questionário
Seu formulário precisa ser o mais completo possível e que abarque questionamentos iniciais de forma objetiva para não abrir margem para outras interpretações e dúvidas não pertinentes ao cenário apresentado. O indicado é que você inicie com pontuações mais amplas e que, gradualmente, vá direcionando e especificando a jornada.
5. Execute
A perspectiva de execução pode ser avaliada de diferentes modalidades. A aplicação convencional é realizada com recursos como o de ligação telefônica ou de maneira presencial.
O uso da tecnologia vem sendo amplamente adotado por seus benefícios e facilidades práticas, ajustando-se ao estilo de vida de diferentes consumidores e no aumento do número de pessoas que podem ser alcançadas. Seus maiores exemplos são pelo envio de e-mails, formulários, plataformas, sites e outros artifícios.
6. Elabore uma avaliação
Essa é uma etapa que também demanda muito cuidado e atenção! Algo que é tão importante quanto fazer um bom planejamento é conseguir ter a visão e as ferramentas necessárias para ler e interpretar os resultados obtidos.
É aqui que a pesquisa de mercado está finalmente pronta: basta recolher os dados e analisá-los de acordo com a necessidade da empresa. Caso você execute todos os passos anteriores, mas não consiga chegar até aqui, todo o trabalho terá sido em vão, pois é uma análise aprofundada que extrai detalhes que você poderia deixar passar. Por fim, após ter as análises em mãos, você pode criar um relatório detalhado com as respostas.
Quais ferramentas podem ser usadas para pesquisa de mercado?
Existem diversos recursos que podem auxiliar na qualificação do levantamento e investigação das informações e tendências, o que torna essa tarefa assertiva e otimizada.
- Para a coleta das métricas, aplicativos como o Google Analytics demonstram as tendências de comportamentos dos seus usuários em sua plataforma e também permitem que você realize alguns ensaios;
- Já em termos de uma pesquisa sobre as práticas da concorrência, sites como o SEMRush demonstram uma flexibilidade dessa análise e permitem que você conheça um pouco mais da performance de outros negócios;
- E para a montagem dos seus formulários e questionários, o SurveyMonkey conta com modelos que podem ser ajustados conforme os objetivos e especificidades da pesquisa.
É possível também contar com soluções assertivas, como o Mosaic, que produz insights ao apresentar dados financeiros, sociodemográficos e comportamentais do público-alvo ao qualificar as informações para uma tomada de decisão inteligente, o que resulta em uma compreensão mais expressiva.
Faça a sua pesquisa de mercado com a Serasa Experian!
Já a plataforma Insights Hub da Serasa Experian te dá ainda mais autonomia nesse gerenciamento e permite que você realize segmentações e cruzamentos de dados altamente relevantes ao seu negócio, o que amplia suas capacidades frente a uma pesquisa de mercado aprimorada e abrangente. Essa solução combina dados sociodemográficos, de marketing e crédito e oferece uma visão holística do mercado.
Todos esses são apenas alguns dos exemplos de opções que demonstram o quanto o mercado está preparado e apresenta ferramentas avançadas que podem auxiliar a tornar a sua pesquisa mais completa, estruturada e estrategicamente direcionada.
Percebeu o quanto esse tema é importante e fundamental para um desenvolvimento estratégico e otimizado da sua empresa? Se você gostou desse conteúdo e deseja se manter informado, continue no blog da Serasa Experian. Aproveite e confira já como o uso estratégico dos dados está aprimorando os negócios. Até o próximo post!