Entender como os usuários acessam o seu site é um processo fundamental para qualquer projeto. Com esses números, o profissional de mídia consegue compreender como está a consolidação da marca e elaborar campanhas para aumentá-la e também para impactar uma nova vertente do público-alvo.
O nome dessa estatística é tráfego direto, que nada mais é do que um relatório de como estão esses números da marca. Assim, é possível puxar vários dados e fazer comparações com outros períodos a fim de entender melhor as variações para alavancar os resultados do seu negócio.
Além disso, o tráfego direto funciona como uma espécie de termômetro para calcular a potência do desenvolvimento da sua marca. Monitorar essas informações faz com que você, pessoa empreendedora, ajuste suas estratégias, principalmente de marketing, que sejam coerentes com a sua marca.
Quer entender mais sobre o tráfego direto, como analisá-lo e ver dicas sobre como aumentá-lo? Continue neste conteúdo exclusivo da Serasa Experian e confira tudo o que preparamos para você!
Neste conteúdo você vai ver
- O que é tráfego direto?
- Qual é a importância do tráfego direto?
- Como analisar o tráfego direto?
- Como aumentar o tráfego direto em páginas da web?
- A influência do tráfego direto no sucesso da sua empresa
- Quais são os outros 4 tipos de tráfego?
- Vantagens e desvantagens do tráfego direto!
- Como é trabalhar com tráfego direto?
- Confie na Serasa Experian para segmentar o seu público!
O que é tráfego direto?
O tráfego direto, de modo geral, refere-se às visitas de usuários a um site ou página quando ele mesmo digita o que deseja na barra de pesquisa do navegador. Ou seja, é o modo como ele acessa o domínio, sem usar motores de busca, como o próprio Google, ou links externos de outros sites que o direcionam até lá.
Isso quer dizer que é quando as pessoas acessam um site diretamente pelo domínio por conhecer ou lembrar do endereço, logo, elas não precisam de nenhum tipo de busca para acessá-lo. Por mais que essa seja a principal definição, ele também pode ser feito de outras maneiras, como:
- Quando o usuário salva o site nos favoritos e simplesmente clica nele para entrar;
- Quando ele acessa por um link ou por aplicativos não contabilizados nas análises;
- Quando ele clica em links presentes em DOCs e/ou PDFs.
Por fim, o tráfego direto também pode ser considerado uma forma de jornada orgânica do usuário, visto que se dá naturalmente e não precisa de investimentos para isso.
Qual é a importância do tráfego direto?
O tráfego direto é importante porque representa a quantidade de visitantes que acessam o site com o endereço correto, sem precisar fazer nenhum tipo de pesquisa. Dessa maneira, isso indica familiaridade e confiança na marca, já que ele sabe exatamente como acessar o site e não precisa de nenhum tipo de auxílio humano ou tecnológico.
Além disso, quanto maior for a porcentagem direta de um site, menos significa que os seus usuários estão utilizando motores de busca. Essa redução da dependência contribui para a estabilidade e fidelidade do público e, consequentemente, diminui-se a necessidade de tantos anúncios com o tráfego pago.
Como analisar o tráfego direto?
Para analisar o tráfego direto, você precisará utilizar ferramentas de análise da web, como o Google Analytics, que é o mais conhecido e usado para isso. Ele é uma plataforma perfeita para observar métricas, como:
- Número de visitantes diretos, ou seja, o público que acessou seu site pela URL;
- Páginas mais acessadas;
- Tempo de permanência dos usuários no site;
- Taxas de conversão (quando o produto ou serviço é adquirido pelo consumidor.
Nesse sentido, é importante analisar tendências ao longo do tempo para entender como está o seu acesso pelo tráfego direto, a eficácia das campanhas de marketing junto a análise de mercado, a fidelidade do usuário e a popularidade do site.
Como aumentar o tráfego direto em páginas da web?
Para aumentar a presença do tráfego direto nos seus números, é possível desenvolver algumas estratégias que elevam essa quantidade e fisgam mais usuários. Veja o que é e como fazer:
1. Invista mais em estratégias offline
Sair do online é um fator que pode trazer várias pessoas à sua rede. Por mais que as divulgações online chamem a atenção nas redes sociais, quando vemos algo fora da internet, principalmente se é chamativo, tendemos a prestar mais atenção e absorver o nome da marca, assim, passando a consumi-la.
Muitos podem achar essa estratégia ultrapassada, mas, na realidade, ela traz um diferencial para a empresa. Veja quais meios você pode utilizar para elaborar outras campanhas:
- Jornais;
- Revistas;
- Panfletos;
- Outdoors;
- Cartazes;
- Cartões de visita;
- Palestras;
- Eventos.
2. Reforce a presença do seu branded e URL nos canais digitais
Reforce o termo da marca e do site em campanhas, ou seja, peça para os consumidores acessarem o site para conferir mais produtos e serviços e ficarem por dentro de novidades da empresa. Fazer isso é uma maneira do usuário memorizar o URL e ter mais chances de acessar de maneira direta o seu domínio.
Além disso, tenha em mente que, quanto mais simples for o nome do site, mais fácil será para o usuário memorizá-lo e saber escrevê-lo. Termos complexos e palavras muito difíceis fazem o usuário utilizar os motores de busca para não errar na hora de acessar.
3. Peça para salvarem seu site
Nas suas campanhas no próprio site, peça para os usuários salvarem a sua URL na barra de favoritos. Diga que, além de ser mais fácil para acessar, ele lembrará de conferir as novidades e ficará antenado no que está acontecendo na marca, como promoções, eventos e novos produtos.
Mas lembre-se: para traçar essas estratégias, é fundamental compreender o seu público, identificando a localização, idade, ticket médio e muito mais. Assim, você consegue preparar campanhas para impulsionar seu marketing com mais sucesso e alinhadas com a persona da marca.
A influência do tráfego direto no sucesso da sua empresa
Agora que você já sabe um pouco mais afundo sobre as características do tráfego direto, os tópicos abaixo explicarão do porquê dessa métrica ser tão utilizada e vital para suas estratégias de marketing digital! Entenda:
1. Clientes leais
Algo que está fortemente ligado à fidelidade dos seus clientes é o tráfego direto. Mas por quê? Simples, quando as pessoas navegam pela internet e procura a URL do seu site, os algoritmos entendem que existe uma relação de confiabilidade entre você e o usuário, além da satisfação. Dessa forma, fortalecer o tráfego, desenvolver campanhas com experiências positivas e consistentes, serve para promover a lembrança da sua marca àquele cliente.
2. Conversões maiores
Os clientes que estão acostumadas a acessar sua loja virtual estão mais propensos a terminar a jornada de compra em conversão, uma vez que eles já estiverem interessados pelos produtos ou serviços anteriormente. Além disso, essa mesma parcela do público é mais suscetível a preencher outros relatórios, como pesquisas online ou entrar em contato com a sua instituição para esclarecer dúvidas, por exemplo.
3. Fortalecimento das mudanças do SEO
Não é segredo para ninguém que o sistema de classificações dos motores de busca é volátil! Logo, ter o tráfego orgânico como única opção de ranqueamento é arriscado. Para amortecer as mudanças frequentes do SEO, o tráfego direto surge como uma base sólida e persistente para colocar a sua loja no topo.
4. Percepção da popularidade da marca
Você sabia que a quantidade de tráfego direto que a sua marca recebe é um grande indicador de popularidade? Isso é real porque o aumento constante nessa métrica sugere que o público está se tornando mais engajado e interessado pelos seus serviços ou produtos, ou seja, pela sua empresa!
Quais são os outros 4 tipos de tráfego?
Entender os diferentes tipos de tráfego é muito importante para que estratégias digitais aconteçam com sucesso, pois cada fonte de acesso influencia diretamente na visibilidade e nos resultados de um site! Confira agora os 4 tipos de tráfego e suas características:
- Tráfego orgânico: refere-se aos visitantes que acessam o site por meio de resultados naturais de sistemas de busca, como o Google, sem envolver anúncios pagos. Esse tráfego pode ser obtido com técnicas direcionadas de SEO (Search Engine Optimization), que, como o próprio nome diz, otimizam as páginas para alcançar melhores posições nos rankings de pesquisa.
- Tráfego pago: corresponde aos acessos em decorrência de campanhas publicitárias em plataformas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads. Embora ela exija investimento financeiro, esse método consegue proporcionar resultados imediatos e permite a segmentação detalhada do seu público-alvo.
- Tráfego de referência: ocorre quando usuários chegam a um site por meio de hiperlinks disponíveis em outros domínios, como blogs, portais de notícias, fóruns ou, até mesmo, de sites parceiros. Esse tráfego é fundamental para fortalecer a credibilidade e pode ser ampliado com estratégias de colaboração e obtenção da estratégia de backlinks relevantes.
- Tráfego social: acontece por meio de interações em redes sociais, como Instagram, Facebook, LinkedIn e TikTok. A produção de conteúdos de qualidade e a interação com o público nessas plataformas também são essenciais para direcionar os visitantes de forma contínua ao site novamente.
Leia mais conteúdos para aprofundar no tema:
- LinkedIn Ads: vantagens e técnicas para anunciar na rede
- Como anunciar no Instagram: o que fazer e por que investir?
- Meta Business Suite: o que é e quais os principais recursos
- Como funciona o Google AdSense, quais os valores e como utilizar?
Vantagens e desvantagens do tráfego direto!
Se o seu desejo é ter uma visão estruturada acerca da relação entre consumidor e marca, o tráfego direto é a opção mais vantajosa. E o porquê é muito simples: se o usuário acessou o seu site por livre e espontânea vontade, isso significa que o seu negócio o impactou de alguma forma.
Os resultados do tráfego direto são alcançados por meio do branding e da assessoria de imprensa! São esses dois termos que alavancam o sucesso da sua marca. Por outro lado, uma desvantagem do tráfego direto é que ele pode ser instável e o levantamento do Google Analytics pode sofrer falhas de interpretação e variações, de acordo com os dados recolhidos.
Se a plataforma não consegue identificar a origem de um lead, esse insight será classificado como consequência de um tráfego pago, o que, na maioria das vezes, pode não ser verdade! Outros processos podem ter acontecido ao longo da jornada do cliente.
Como é trabalhar com tráfego direto?
Trabalhar com tráfego direto é muito simples e envolve gerenciar visitantes que acessam um site específico ao digitar diretamente a URL no navegador ou clicar em um link salvo, sem passar pelos mecanismos de busca, como o Google, e redes sociais ou anúncios pagos. O tráfego direto geralmente trabalha com um público fiel, composto por clientes recorrentes ou pessoas que já conhecem a marca.
Para melhorar o tráfego direto, é essencial criar uma experiência de usuário inigualável: isso inclui oferecer um design intuitivo, com velocidade de carregamento rápido e conteúdos relevantes que incentivem os visitantes a voltarem outras vezes à página. Além disso, ações variadas como programas de fidelidade, envio de newsletters e fortalecimento da marca por meio de campanhas off-line podem ajudar e os usuários a memorizaram o endereço do site.
Ainda que o tráfego direto seja um indicador positivo de reconhecimento de marca, ele não deve ser a única fonte de acessos pelos usuários. É fundamental monitorar sua evolução no Google Analytics também e compará-lo com outras origens, como o tráfego orgânico e o pago, uma vez que isso ajuda no entendimento do comportamento do público e na identificação de oportunidades de crescimento.
Confie na Serasa Experian para segmentar o seu público!
Para isso, há ferramentas no mercado que trazem todos os dados de que você precisa, como as da Serasa Experian, que são voltadas para a análise e segmentação de público. Com essas soluções, você consegue identificar, compreender e estudar ainda mais sobre seus clientes, obtendo insights completos e constantes sobre o que precisa!
Trazer soluções para grandes ações e segmentar o público dos empreendedores, além de produzir campanhas que façam sentido com o seu nicho, é o objetivo principal da Serasa Experian. Obtenha ações bem-sucedidas e campanhas estratégicas conosco.
Se você gostou do conteúdo e quer entender mais sobre outras métricas para o seu site, continue navegando pelo nosso blog e aprenda mais estratégias e o que analisar para o gerenciamento dos seus projetos serem um sucesso. Não deixe de conferir e até o próximo post!