O conhecimento de SEO, sigla para Search Engine Optimization, é indispensável para o sucesso de qualquer marca ou portal que deseja crescer nos mecanismos de busca. Com a crescente busca por maior visibilidade na internet, cada vez mais surgem novos conteúdos que visam mostrar o que os motores de busca utilizam como base para classificar páginas e ranqueá-las acima das outras.

Pensando nisso, criamos um guia para você tirar suas dúvidas sobre o assunto e entender o que deve ser considerado ao aplicar estratégias de mídias digitais na sua empresa, confira!

Primeiramente, o que é SEO (Search Engine Optimization)?

Definimos SEO como um conjunto de estratégias que visam otimizar conteúdos para aparecerem nas melhores posições dos buscadores. Para isso, analisam-se diversos dados que revelam como os motores de busca avaliam a relevância e a autoridade das suas páginas e, consequentemente, classificam-nas perante outras semelhantes.

Desde o surgimento de conteúdos no Google, seus criadores desejavam poder oferecer páginas que realmente respondessem às dúvidas dos usuários. Com o passar do tempo e o desenvolvimento das estratégias, uma série de critérios analisados pelo SEO foram criados com a missão de notar os principais motivos pelos quais determinados conteúdos são classificados de maneira positiva ou negativa pelo Google, o maior buscador da atualidade.

A relevância do conteúdo é um fator essencial para que ele seja visto com bons olhos pelos motores de busca, mas, para entender o que é relevante para determinado público, é crucial compreendê-lo e segmentá-lo de maneira inteligente e promissora. Por conta dessa necessidade, o Mosaic da Serasa Experian é utilizado em diversos países e fornece muitas possibilidades para te ajudar a compreender seu público-alvo com facilidade e eficiência!

Como o Google funciona?

O funcionamento do Google se dá por meio do uso de algoritmos ou robôs que investigam cada link das páginas existentes. A partir disso, ocorre a avaliação da satisfação ou não de critérios que informam se aquele endereço oferece conteúdo relevante. Por fim, quando o usuário realiza uma pesquisa no Google, o algoritmo organiza aqueles conteúdos que mais apresentam qualidade conforme os critérios estabelecidos. Para isso, o buscador passa por três fases:

Rastreamento

O rastreamento é a etapa na qual os rastreadores da web (Googlebot) buscam por páginas para serem posicionadas no índice. Realiza-se, portanto, a busca de textos, imagens e vídeos das páginas para que, assim, o conteúdo seja avaliado. Esse processo é realizado regularmente a fim de garantir que o índice do Google esteja atualizado com o máximo de conteúdos relevantes.

Indexação

A indexação, por sua vez, é a análise do conteúdo proposto, das tags presentes e de outros elementos importantes na página analisada. É por meio desse processo que o Google consegue determinar se o endereço é canônico ou cópia de outro. Caso o conteúdo se encaixe na primeira opção, a página será agrupada com outras de assuntos semelhantes e, por fim, seleciona-se a melhor do grupo.

Ranqueamento

Por fim, o ranqueamento é a etapa na qual se classifica o conteúdo analisado em posições conforme os critérios estabelecidos anteriormente. Após comparar com outros do mesmo tipo, ele é posicionado na página de resultados de busca. Quanto mais o conteúdo aparecer nas primeiras páginas, mais significa que o SEO foi feito corretamente; caso a página não apareça nas primeiras páginas, é necessário rever as estratégias de SEO.

Quais os benefícios do SEO?

O principal benefício do SEO é o aumento do tráfego orgânico na página, que ocorre pelo fato de a página mostrar maior grau de autoridade e relevância no assunto. Por isso, fica entre as primeiras posições, mais à mostra para mais usuários interessados no conteúdo.

Isso significa que mais usuários vão visitar o endereço sem necessidade de recomendações feitas por um anúncio. Já quando atrelado ao SEO local, o seu negócio ganha ainda mais relevância na região onde você se encontra. Logo, é possível obter outra série de benefícios relacionados ao aumento de visibilidade da página, como:

  • Acesso para empresas pequenas e médias;
  • Aumento de autoridade;
  • Melhorias nas vendas;
  • Maior facilidade na obtenção de leads qualificados;
  • Resultados positivos em longo prazo.

Todos esses pontos se mostram importantes para o SEO marketing. Nota-se que conhecer esses critérios permite maior eficácia das campanhas, já que quanto mais bem posicionado, maiores serão os indicadores positivos, como taxa de cliques, conversão e outros indispensáveis para boas campanhas.

Como aplicar o SEO em estratégias de mídia?

A aplicação do SEO nas estratégias de mídia requer bastante atenção e cuidado para a obtenção dos resultados desejados. Por ser uma área que recebe atualizações em determinados períodos, é preciso estar atento e sempre garantir que suas informações sejam úteis para o momento atual. No geral, essa estratégia é aplicada nos seguintes passos:

1. Conheça os critérios de ranqueamento dos buscadores

Ter noção ampla dos critérios de ranqueamento dos buscadores é o primeiro passo para adaptar todo o conteúdo de sua estratégia para ser bem-visto pelos motores de busca. Assim, você não só terá páginas de qualidade, como também serão mais divulgadas pelos buscadores devido à satisfação de vários critérios.

2. Mapeie intenções de busca e segmente seus públicos

O mapeamento de intenções de busca, junto com a segmentação de público, é extremamente interessante, pois você garante que os conteúdos escritos trarão cliques orgânicos e atenderão a um maior número de pesquisas. Consequentemente, a sua página tende a aparecer mais vezes por ser um conteúdo popular e, portanto, há o aumento de público que conhece seu endereço.

Caso esteja interessado em aprender a trabalhar com seu público de forma eficiente em todas as mídias, as Audiências Digitais da Serasa Experian podem te ajudar. Com toda a qualidade investida em nossos serviços, conseguimos auxiliar você, de maneira eficiente, a ampliar oportunidades de negócio por meio de audiências exclusivas capazes de segmentar seus anúncios em plataformas importantes de mídia digital.

3. Planeje conteúdos conforme o funil de vendas

Planejar conteúdos com base no funil de vendas é muito importante para garantir criações voltadas para os clientes em potencial. Por meio do SEO, é possível guiar os usuários interessados por conteúdos que os auxiliem a tomar uma decisão de engajamento ou compra.

O resultado será a obtenção de clientes mais promissores, por já estarem conscientes dos alcances do produto comercializado. Junto a isso há, consequentemente, o favorecimento de negociações mais bem-sucedidas, que retornarão ótimos lucros para o empreendimento no futuro.

4. Integre mídias orgânica e paga

O uso tanto da mídia paga como da orgânica é muito benéfico para suas estratégias justamente por oferecer resultados de longo e curto prazo, respectivamente. Equilibrar o uso de ambas as formas vai permitir aproveitamento dos benefícios dos dois modelos de aparição online.

Quando definimos SEO e mostramos seus benefícios, percebe-se como essa estratégia proporciona, em longo prazo, uma boa saúde para o negócio, pois fornece visibilidade e reconhecimento à marca. No entanto, as mídias pagas oferecem resultados mais rápidos, algo que a empresa também precisa em seu cenário de atuação.

5. Melhore a experiência do usuário

Investir na experiência do usuário é muito interessante para garantir a melhor interação entre o potencial cliente e seu produto. Além disso, essas práticas podem aumentar o tempo em que o usuário fica no seu site, fator extremamente relevante para o Google julgar a qualidade do conteúdo oferecido.

Portanto, é possível fazer uso de uma estratégia bem funcional: links internos bem posicionados. Com eles, você permite que o usuário tire várias dúvidas sem precisar sair do seu site, garantindo tanto a satisfação do leitor quanto benefícios para seu SEO marketing.

Soluções da Serasa Experian para SEO e mídias

Toda a abordagem realizada sobre o conceito nos permite apresentar as soluções da Serasa Experian para as pesquisas sobre SEO e marketing digital. Contamos com 3 principais, que reúnem todos os nossos estudos de mercado para oferecer os melhores resultados possíveis nas estratégias do seu negócio. Confira!

1. Mosaic

O Mosaic é a ferramenta ideal da Serasa Experian para você que deseja segmentar seu público com mais facilidade por meio de ideias interessantes. Com a ferramenta, é possível realizar tarefas como análise dos perfis, otimização nas comunicações e várias outras que vão te mostrar os caminhos corretos para conhecer seus clientes.

2. Polis

O Polis, por sua vez, é a opção que fornece o maior número de dados possíveis para que você tome decisões cada vez mais acuradas em seu negócio.

Além de informações extremamente relevantes, é possível acessar modelos estatísticos exclusivos, bem como dados comportamentais, já adaptados à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), sobre diferentes empresas e pessoas. Assim, você consegue conhecer o público-alvo mais facilmente!

3. Audiências Digitais

Conforme comentamos em tópicos anteriores, as Audiências Digitais são uma excelente opção para você que deseja anunciar nos locais com maiores chances de sucesso. Com essas audiências, nós permitimos que seus anúncios sejam postos em plataformas de grande relevância no meio digital e, dessa forma, formem campanhas mais rentáveis e eficazes.

Logo, pode-se notar como o SEO é extremamente útil para os negócios que desejam ter sucesso no meio digital. Por meio do conhecimento desse conjunto de estratégias e do uso adequado das ferramentas, é possível melhorar todos os pontos que afetam diretamente a visibilidade e a obtenção de resultados promissores para o crescimento do empreendimento. Fale com a nossa equipe e decole o seu negócio!