Em um mercado tão competitivo, é natural que empresas busquem uma constante atualização e compreensão das principais ferramentas e estratégias capazes de auxiliar na manutenção do vínculo com os consumidores. É como resposta a essa demanda que surge a tática do marketing de relacionamento.
Hoje, podemos identificar a sua aplicação em organizações de destaque, que servem como grandes exemplos de como nutrir essa dinâmica.
E se você ficou curioso para entender mais a fundo, continue a leitura e descubra o que é esse conceito, quais são suas principais características, como implementá-lo e quais ferramentas e soluções auxiliam na aplicação do marketing de relacionamento a uma marca. Confira!
Neste conteúdo você vai ver
- O que é marketing de relacionamento?
- Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
- Quais os benefícios do marketing de relacionamento?
- Como funciona a prática do marketing de relacionamento?
- Como implementar o marketing de relacionamento na minha empresa?
- Ferramentas que auxiliam a prática do marketing de relacionamento
O que é marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento é um parâmetro que direciona toda a sua comunicação com seus consumidores, tendo como meta fortalecer o relacionamento e visão deles sobre sua marca, para que se identifiquem cada vez mais e vejam no seu negócio a melhor solução para suas necessidades.
Ou seja, na prática, esse público se torna cativo e, na hora de adquirir algum produto ou serviço, considera o diferencial dessa proximidade — construída por meio de ações bem planejadas, tornando-se ainda verdadeiros promotores do negócio, disseminando suas boas práticas e reputação.
Características
Existem algumas características que o auxiliam a reconhecer e identificar a estratégia. Confira algumas das mais presentes a seguir:
- Idealização e criação da marca;
- Aplicação de ações e eventos que possuam o intuito de fidelizar o público e construir a relevância no nicho de atuação;
- Aproximação com os consumidores em múltiplos canais;
- Aplicação de diferentes comunicações, baseadas no perfil levantado pela segmentação;
- Automação do planejamento e realização das propostas de marketing.
Exemplos
Ainda não consegue visualizar com tanta precisão quais os tipos de estratégias podem auxiliá-lo a colocar essa proposta em prática? Então conheça alguns dos principais exemplos de marketing de relacionamento.
- Plataforma de fidelidade:ao ofertar vantagens e estratégias por meio de um canal de fidelidade, você leva até o consumidor benefícios que o fazem se sentir único;
- E-mail marketing:que tal conseguir estimular e incentivar os seus leads? Com o auxílio do uso correto e bem estruturado de e-mails, você pode manter uma dinâmica onde fornece informações, descontos e propostas exclusivas;
- Redes sociais: é impossível ignorar a força e amplitude da internet e das redes sociais. Por isso, sua marca precisa se fazer presente nos mais diversos canais, ampliando esse posicionamento.
Está gostando de conhecer mais sobre esse conceito? E para qualificar ainda mais a sua empresa, não deixe de conferir também sobre o que é o comportamento do consumidor e qual a importância de considerá-lo!
Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
Ele tem como principal objetivo tornar essa ligação ainda mais intensa, fazendo com que as pessoas deixem de vê-lo apenas como uma marca e que passem a nutrir até mesmo um senso de identificação, proximidade e respeito, resultando em uma conexão de confiança.
Assim, com o tempo, você consegue fazer com que fiquem dispostos a apoiar e disseminar a marca de maneira orgânica, contribuindo para a ampliação da relevância e autoridade do negócio.
Quais os benefícios do marketing de relacionamento?
Aqui, é importante que você parta da compreensão de que a aquisição de novos consumidores é uma estratégia complexa e que demanda investimentos maiores. Logo, nutrir uma parcela que já conhece e se identifica em algum nível com os seus produtos ou serviços é uma ação cujo benefício é ser mais econômica.
Confira ainda outras vantagens:
- Otimizar o funil de vendas: esse tipo de ação faz com que você necessite conhecer o perfil do público-alvo para poder estabelecer práticas personalizadas e adequadas para cada momento dentro dessa jornada;
- Agregar valor: ao estreitar esse relacionamento, o seu consumidor tende a valorizar ainda mais a marca e passa a estar disposto a até mesmo aumentar o ticket médio, por considerar que cada entrega tem um valor ainda maior, considerando esse vínculo;
- Aumentar a satisfação dos clientes: se o seu cliente recebe um atendimento que considera individualizado e positivo e se percebe que as expectativas estão sendo correspondidas, o nível de satisfação tende a ser positivo.
Como funciona a prática do marketing de relacionamento?
Essa estratégia é delineada a partir das necessidades identificadas no seu público-alvo e funciona com o auxílio do perfil traçado pela segmentação dos clientes, de forma que possibilite que o seu negócio desenvolva e aplique conteúdos e práticas condizentes com cada categoria.
E como precisa ser constantemente aperfeiçoada, deve fazer parte das ações permanentes da sua marca. Dessa forma, esse planejamento pode se manter relevante, ao passo em que se adéqua às principais mudanças, tendências e carências do mercado e das pessoas, estando sempre a um passo à frente da concorrência.
Como implementar o marketing de relacionamento na minha empresa?
Veja o passo a passo completo de como integrá-lo na sua organização:
1. Conheça seus clientes
Ter clareza com relação aos dados e perfis dos consumidores é uma ferramenta fundamental para qualquer empresa. Afinal, como conseguir vender um produto ou disponibilizar um serviço se você não sabe quem de fato irá utilizá-lo?
Então, priorize um banco de informações amplo e completo, em que consiga visualizar as melhores oportunidades e caminhos para as ações a serem implementadas.
2. Segmente e personalize as ações com base nos dados
Entre a base de consumidores podem ocorrer variações que fazem com que eles apresentem diferentes inclinações, necessidades e até mesmo poder de consumo. Logo, é preciso segmentar para que se aprimore as ações escolhidas.
Pode ser que a estratégia de e-mail marketing funcione melhor com o público de determinada faixa etária, enquanto a presença em redes sociais seja muito mais significativa para outros, por exemplo. Tudo irá depender da qualidade dessa segmentação. E você pode fazer um mix de diferentes variáveis e critérios, formando um funil mais objetivo.
Para ler depois: Segmentação de mercado: tudo o que você precisa saber!
3. Garanta um atendimento de qualidade em todos os canais
É necessário que toda a sua empresa e colaboradores sejam devidamente instruídos e preparados para ofertar a melhor experiência de atendimento possível, independentemente do canal de comunicação escolhido pelo seu público-alvo.
Esse é um passo essencial e responsável por fortalecer a sua marca como um todo, de modo com que o consumidor veja coerência e uniformidade nessas ações.
4. Monitore os resultados e adapte caso necessário
Acompanhar a performance dos resultados é um termômetro que faz com que você consiga remanejar esforços, ajustar práticas ou até mesmo desenvolver novas condutas.
Assim, é preciso ter uma estrutura aberta e disposta a compreender que nem sempre tudo que foi concebido irá funcionar na prática, e que é preciso ter uma postura proativa e capaz de monitorar, em tempo real, as consequências das ações.
Ferramentas que auxiliam a prática do marketing de relacionamento
É claro que as tendências e inovações tecnológicas não ficariam de fora na hora de apresentar soluções que possibilitem uma qualificação ainda maior do marketing de relacionamento da sua marca. Por isso, conheça duas alternativas disponibilizadas pela Serasa Experian.
Audiências Digitais
Que tal contar com uma base de dados específica para o campo virtual? Com o Audiências Digitais, isso é possível. E essa plataforma ainda vai além, ao permitir diferentes combinações e oferecê-las com base na especialidade de mercado que só a Serasa Experian possui.
Construa categorias, faça uma modelagem estatística e tenha campanhas e comunicações com melhor nível de alcance e maior assertividade nos seus investimentos em marketing.
Polis
O Polis leva até o seu negócio dados e modelos exclusivos de tendências, perfis de comportamento, inclinações e hábitos de outras organizações e de consumidores, com filtros de identificação e visualização estratégica e facilitada, tornando o manejo e condução desse relacionamento e dinâmica muito mais adequados.
Com isso, você consegue fortalecer e aperfeiçoar insights e decisões, criando estratégias com poder de impacto e influência.
E então, viu que não faltam perspectivas e possibilidades de concepção e fortalecimento do marketing de relacionamento para sua marca? Conte com o blog da Serasa Experian para levar até você as informações mais relevantes e necessárias do mercado, permitindo a expansão e consolidação do seu negócio.
Aproveite para conferir como funcionam os nichos e entenda como esse conceito pode ajudar na comunicação com o público-alvo. Até a próxima!