A edição deste ano do “NRF Retail’s Big Show”, maior evento de varejo do mundo realizado anualmente em Nova York, ocorreu entre os dias 14 e 17 de janeiro. As executivas Flavia Guimarães Oliveira, Diretora de Estratégia de Ida a Mercado, e Karen Dantas, Diretora Comercial, ambas da Serasa Experian, foram conferir de perto os debates sobre os principais insights e tendências do setor de varejo e consumo. Nós ouvimos as profissionais sobre as percepções que tiveram sobre a conferência.
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Novo momento do varejo
Flavia comentou que um dos principais pontos que a NRF 2023 trouxe foi o novo momento do varejo diante do atual cenário econômico global. “O segmento está se reorganizando considerando vários aspectos, como impactos da pandemia, instabilidades geopolíticas, inflação, risco de recessão, entre outros. Também tem que ser levado em conta outros pontos como maior penetração digital, novas e diferentes jornadas do cliente, menor tráfego de pessoas no comércio presencial, mais transações omnicanal e revisão do portfólio”, explica.
Outros tópicos que Flavia destaca são as tecnologias emergentes e como elas se conectam com o novo processo de transformação do varejo e a necessidade de as lojas físicas desenvolverem uma nova abordagem.
Personalização
A personalização foi uma pauta muito discutida no evento, de acordo com Karen Dantas, Diretora Comercial. “Este ano, a NRF mostrou como os varejistas globais estão focados em gerar uma melhor experiência para os consumidores, oferecendo maior personalização nos atendimentos.
Ela relatou que marcas globais como Starbucks, Nordstrom, PETCO e Lego compartilharam algumas ações diferenciadas que fizeram em lojas físicas e que atraíram “brand lovers”, gerando um engajamento forte com muitas postagens em mídias digitais.
Inteligência Artificial
O metaverso, principal destaque da NRF 2022, também foi assunto neste ano, mas dessa vez não como uma tendência, e sim com exemplos de como a tecnologia foi utilizada por marcas em ações nos games Roblox e Fortnite.
O principal destaque desta edição foi o uso que as empresas podem fazer ou já fazem da Inteligência Artificial em diversas soluções para diferentes finalidades. O assunto do momento foi o ChatGPT, uma ferramenta de IA que compreende a interação humana e cria textos a partir de orientações, além de responder a questões sobre os mais diferentes assuntos. A solução foi tema de debates tanto nos palcos como entre os participantes pelas possibilidades que pode oferecer ao varejo.
Uso estratégico dos dados
A melhor utilização dos dados também foi pauta da conferência. “O varejo tem ativos estratégicos relevantes e o maior, sem dúvida nenhuma, é a base de dados de clientes, que hoje é e subaproveitada e ‘submonetizada’. Os canais se multiplicaram na pandemia, ou seja, é uma enorme quantidade de dados que por vezes não são capturados ou consolidados e, consequentemente, algumas empresas não os usam nos seus processos de decisão”, analisa Flavia.
Segundo a executiva, a adoção de plataformas específicas pode ajudar as empresas a oferecer uma melhor experiência ao cliente e a estruturar os dados, que ela acredita ter mais que quadriplicado com essa omnicanalidade.
A executiva ressalta que também foi foco dos debates a utilização da biometria e a evolução das soluções nos processos de varejo, como no onboarding do cliente e no melhor uso dos dados biométricos.
A Serasa Experian combina amplitude e precisão dos dados com capacidade analítica para ajudar empresas a tomarem a melhor decisão sem causar atrito na experiência do cliente. Conheça nossas soluções que podem ser adequadas de acordo com a necessidade de cada negócio!
Foto: Divulgação / Site NRF (National Retail Federation)
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