Para quem não se lembra, quando foi lançado o Instagram era bem mais simples e o intuito era somente postar fotos, mas com os anos foi ganhando novas funcionalidades e, consequentemente, atraindo mais usuários, — tornando-se uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo.
De uma simples plataformas para compartilhar fotos com os amigos, tornou-se uma poderosa ferramenta comercial, fazendo que várias empresas criassem perfis para engajar seu público, movimentando ainda mais a rede e promovendo maior visibilidade para diversas marcas. Tanto que tornou-se uma plataforma indispensável para negócios que pretendem se destacar no universo digital.
Dessa maneira, entender sobre as métricas do Instagram é essencial para potencializar o uso do aplicativo para angariar cada vez mais seguidores. Confira o conteúdo que preparamos para você!
Neste conteúdo você vai ver
11 métricas do Instagram para acompanhar e medir seu sucesso
Entender sobre as métricas do aplicativo é fundamental para a empresa entender qual é o seu real engajamento, tendo a possibilidade de realinhar as estratégias para a rede social e encontrar novos caminhos para atrair mais usuários. Veja quais são as métricas para acompanhar no aplicativo:
1. Impressões
Impressões é o termo utilizado para o número de visualizações que uma postagem obteve, abrangendo os usuários que interagiram e os que somente viram a publicação, ou até mesmo aqueles que viram mais de uma vez. Você pode ver esse número específico para cada tipo de postagem, seja um Reels, um carrossel no Feed ou um Story.
2. Engajamento no Reels
Esse é um dos recursos que bombou no aplicativo. O ponto positivo é a possibilidade da visualização de um conteúdo rapidamente e, assim, os conteúdos chegam de forma dinâmica para o usuário, uma vez que os vídeos ficam em uma fila infinita em que o usuário só precisa deslizar o dedo na tela para ver o próximo. Além disso, a empresa consegue analisar unicamente cada reels postado, conferindo as seguintes ações:
- salvamento;
- curtidas;
- comentários;
- visualizações únicas;
- reproduções repetidas pelo mesmo usuário;
- alcance;
- interações.
Confira também: Como o calendário comercial pode ajudar o seu negócio.
3. Alcance
O alcance é uma métrica que permite que você entenda como está a relevância da sua conta, entendendo até quanto ela está atingindo novos usuários.
Diferentemente da impressão, ela conta apenas os usuários que receberam o conteúdo, ou seja, é um número preciso de pessoas que receberam, de fato, a postagem. Ou seja, esse dado serve para analisar o tanto de pessoas que estão recebendo esse conteúdo, independentemente da ação que ela faça.
4. Cliques na Bio
Uma métrica muito importante para entender é o acesso à Bio, assim, você consegue entender a quantidade real de pessoas que gostaram e se interessaram pelo seu serviço e/ou produto, acessando essa área de links externos do seu perfil.
Isto é, essa ação demonstra que o usuário tem interesse em desfrutar o seu conteúdo mais a fundo e as chances de gerar uma conversão para a empresa aumentam. Essa função também pode ser um sinal de alerta caso esse tipo de engajamento seja muito baixo.
5. Horários ativos
Dentre todas as ferramentas do aplicativo, você também tem a oportunidade de verificar quais são os horários que seu público é mais ativo na rede, além de poder selecionar e entender mais sobre a região, gênero e faixa etária.
Com isso em vista, as postagens podem ser realizadas com muito mais assertividade para o público e região que deseja direcionar.
6. Crescimento do perfil
É possível verificar como foi o crescimento do seu perfil selecionando um período, conferindo quantos seguidores ganhou, perdeu ou se continuou estável com os mesmos números.
Além disso, caso você faça uma série de posts sobre um determinado tema e a quantidade de seguidores aumente, é válido prestar atenção, afinal, seus seguidores visualizaram, gostaram e começaram a seguir o seu perfil. E, obviamente, caso ocorra o oposto e o perfil perda seguidores, também vale sua atenção!
7. Visitas ao perfil
Outra métrica para analisar é o tanto de visitas que você teve no perfil do Instagram. Ela consiste na análise quantas pessoas entraram no perfil em determinado período.
Com isso, você pode verificar quantas pessoas se interessaram pelo seu conteúdo, seja por anúncios pagos, hashtags ou pelo resultado orgânico no feed.
Para ler depois: Jornada do cliente: tudo o que você precisa saber!
8. Conteúdos com desempenhos
No aplicativo, você consegue verificar quais foram as postagens com maior engajamento. Assim, você consegue identificar qual tipo de postagem seu público mais gosta e pode planejar conteúdos similares, — trazendo novidades para continuar gerando bons resultados.
Dessa maneira, confira o que você fez de diferente no conteúdo para entender o gosto e seguir com a mesma linha.
9. Hashtags
As hashtags são uma ferramenta que te ajudam a atingir novos públicos, visto que diversos usuários seguem hashtags para receber conteúdos que lhes interessem. Por isso, é válido utilizar diversas hashtags que se relacionem com o seu negócio para atingir usuários que se identifiquem com seu nicho, assim, as chances de você aparecer no feed de um usuário que segue essas hashtags são grandes!
Assim, é possível aumentar a sua visibilidade positivamente. Ah, mas utilize sempre as que fazem jus a sua postagem, não coloque hashtags de forma exagerada e que não sejam relacionadas com o tema da postagem.
10. Posts salvos
Quanto mais posts salvos, mais seu conteúdo é relevante para os usuários que seguem o seu perfil, uma vez que podem ter salvo seu conteúdo para uma interação futura, como realizar uma compra! Boa parte das pessoas que salvam coisas voltam para verificar o que salvaram.
11. Compartilhamento
Assim como no tópico anterior, se a pessoa compartilhou uma publicação com alguém significa que o conteúdo é bom e impactou aquela pessoa, que decidiu passar o conteúdo adiante. Essa é uma ótima maneira de aumentar o alcance e visualizações.
Mercado potencial: saiba como encontrar seus clientes.
Com qual frequência analisar as métricas do Instagram?
Não há uma frequência precisa, mas é fundamental saber que elas desaparecem após 90 dias, assim, talvez o ideal seja realizar uma análise mensal para conferência. Além disso, é válido ficar a par dos resultados de cada postagem, verificando se teve sucesso ou não.
- Polis: a ferramenta que te auxiliar a conquistar as métricas desejadas
Com a solução Polis, é possível verificar e conhecer o comportamento de determinado público e quais os tipos de conteúdos estão mais interessados no momento, tendo a possibilidade de adaptar suas postagens e desenvolver novos planejamentos estratégicos com base nesses dados.
Para conferir mais conteúdos e ficar por dentro das métricas de aplicativos, entendendo quais você pode utilizar para aumentar o engajamento da sua marca, — acompanhe os conteúdos da Serasa Experian. Postamos conteúdos diariamente para deixar você pode dentro. Até a próxima!