O mercado potencial está relacionado a uma pesquisa de grande importância a ser realizada durante o planejamento de um negócio. Com ele, você pode conhecer melhor seu público alvo, identificar novas oportunidades, analisar seus concorrentes e colher mais informações sobre seu nicho de atuação.
Caso você já possua um negócio, essa também pode ser uma ótima ferramenta para aprofundar seus conhecimentos sobre o cenário comercial visando sua consolidação e expansão.
Muitos empreendedores não reconhecem a importância do mercado potencial ou não sabem como utilizá-lo. Mas se você está visando o sucesso da sua empresa, confira abaixo um post sobre o assunto para aprender a usar e a utilizá-lo a seu favor!
Neste conteúdo você vai ver
O que é potencial de mercado?
O potencial de mercado está relacionado a uma análise da quantidade de consumidores que um produto pode alcançar e do quanto a empresa pode atender de acordo com sua realidade.
Em outras palavras, é entendido pela quantidade que uma empresa pode gastar e quanto de dinheiro tem em mãos dos clientes em potencial. Esse levantamento é muito utilizado quando se está planejando a abertura de um novo negócio e traz informações quanto a possibilidades envolvendo os concorrentes, o perfil do público, entre outros.
Essa informação contribui também para a busca de oportunidade de oferta e demanda com base na satisfação do cliente. A partir desse cálculo chegamos ao resultado do quanto de receita determinado mercado pode gerar.
Como surgiu o conceito?
O potencial de mercado surgiu a partir da necessidade de analisar o cenário para direcionar a tomada de decisão, desenvolver novas estratégias de produção ou de marketing digital.
Ter essa visibilidade permite a elaboração de um plano de negócios sólido visando os riscos, a saúde financeira e o crescimento da empresa de forma mais assertiva.
Como identificar um mercado potencial?
Para te ajudar a identificar um mercado potencial listamos algumas dicas, confira:
1. Saiba quem são seus clientes
Primeiramente, é preciso conhecer os clientes que se interessam pelo tipo de produto ou serviço que sua empresa oferece. Identificar suas características, quais são suas dores e seus interesses para alinhar com o público alvo do seu negócio.
Traçar dados demográficos, econômicos e sociais são essenciais em uma tomada de decisões ou até mesmo na expansão de uma marca para outras regiões ou classes.
Pensando em auxiliar as empresas a encontrar esse perfil, a Serasa Experian oferece o Mosaic, uma solução que classifica a população brasileira com base nas mais recentes variáveis sociodemográficas, econômicas, financeiras e comportamentais.
Com ele, o empreendedor consegue conhecer seu público alvo, obter insights valiosos e agregar mais inteligência em suas tomadas de decisão.
2. Identifique oportunidades
Durante a análise de potencial de mercado, é essencial identificar oportunidades. Será que seu produto venderia melhor em determinada região do que em outra? Ou um serviço adicional poderia chamar mais a atenção de seus clientes?
Para buscar novos mercados, o empreendedor deve procurar se inovar, buscar atender as dores do seu público alvo e se diferenciar dos serviços oferecidos. A Polis é uma solução da Serasa Experian que ajuda o empresário na gestão de informações. Apresenta estudos e análises de mercado que vão auxiliar na definição de estratégias mais precisas para seu negócio.
3. Fidelize seus clientes
Mais do que conquistar seus clientes, uma empresa precisa aprender a fidelizá-los. Entenda como continuar conquistando a atenção e como você pode continuar atendendo suas expectativas. Além disso, crie ações para aumentar a experiência do consumidor com o produto ou serviço oferecido.
Trabalhe também no reconhecimento da sua marca, as ferramentas online, como redes sociais e blogs, são poderosas para aumentar a sua visibilidade.
4. Estude seus concorrentes
É ideal saber o que está sendo oferecido no mercado que você deseja atuar. Pesquise o que o seu concorrente oferece e o que você poderia se diferenciar para se destacar e atrair a atenção do público alvo.
5. Encontre parcerias
Por fim, procure por parcerias que podem agregar valor à sua empresa. A Serasa Experian oferece diversas soluções que te ajudam a fazer um planejamento estratégico, análise de mercado e a automatizar alguns processos da empresa.
Conte com informações atualizadas e qualificadas para obter maior segurança na tomada de decisões e ainda entregar uma melhor experiência ao seu cliente. Aproveite sua leitura e conheça a nossa solução de dados confiáveis para uma visão completa dos clientes.
Qual a diferença entre mercado real e mercado potencial?
É importante dizer que o mercado potencial não é o mesmo que potencial de vendas, pois este último está relacionado à projeção de vendas, ou seja, sua capacidade de vendas em um período determinado.
Já o mercado potencial, conforme já explicado, considera o cenário ideal com todos os clientes em potencial efetivando sua compra. Justamente por isso, o mercado real é sempre menor que o mercado potencial.
Como medir o potencial de mercado?
Para calcular o potencial de mercado de um negócio, considere as três perguntas principais:
- Qual é a quantidade de consumidores que você pode atingir no mercado?
- Quanto seu mercado pode gastar?
- Quanto sua empresa consegue atender?
Vamos a um exemplo prático: imagine você como proprietário de um negócio de internet fibra ótica para empresas. Considere que no ano anterior, 95% das empresas já usavam este tipo de serviço. Isso revela seu potencial de mercado de 95% das empresas brasileiras.
Porém, a velocidade de internet que a sua empresa oferece é de altíssima qualidade e necessita de um investimento maior que as outras do mercado. Os dados mostram que o número de empresas que contratam um serviço como este é de, em média, 49%. Ou seja, pensando no quanto seu mercado pode gastar, seu potencial de vendas cai para menos de 50%.
Mas é preciso ainda considerar qual a capacidade de atendimento da sua empresa. E esse valor, em sua maioria, é definido pela quantidade de clientes que você e seu negócio conseguem atender.
Melhore seus estudos e insights para apoiar suas estratégias. Conheça, faça análises, segmente públicos e mercados com autonomia e precisão com a solução Polis aqui da Serasa Experian. Acesse já e veja como ela pode te ajudar!
Importância de fazer uma pesquisa de potencial de mercado
A pesquisa de potencial de mercado ajuda as empresas a tomar decisões de forma mais estratégica e assertiva. Com os dados e informações que ela oferece, o gestor consegue conhecer melhor a sua área de atuação, seus concorrentes, seus clientes e até mesmo o seu próprio negócio.
Planejar o futuro de uma empresa é sempre um desafio, mas com um bom planejamento e com o uso da tecnologia, os gestores conseguem superar e alcançar seus objetivos.
Confira ainda como encontrar novos mercados e clientes com a ajuda da tecnologia e acompanhe o blog da Serasa Experian para evoluir seus conhecimentos no mundo do empreendedorismo! Até a próxima!