O TikTok é uma das principais redes sociais em ascensão atualmente, conquistando os variados tipos de público-alvo. Estar na página principal da rede — “For You” (para você ou "fy") — é o desejo de todos. Por isso, entender como funciona o algoritmo do TikTok é essencial para melhorar as visualizações dos conteúdos publicados.

O algoritmo considera diversos fatores que podem influenciar o engajamento dos usuários e a relevância dos posts. Um deles é o horário de postagem, que varia entre uma conta e outra devido à personalização da análise. No entanto, estudos mostram que os horários de pico do TikTok são 12h, 15h e 17h.

Para aparecer na seção “For You” e alcançar o sucesso, é necessário não apenas compreender o funcionamento do algoritmo, como também fazer pesquisas e análises de dados, segmentar seu público-alvo e tomar outras medidas estratégicas para o meio virtual.

Pensando nisso, criamos o post de hoje para ajudá-lo nessa jornada. Continue conosco e descubra os melhores horários para postar no TikTok em 2024, como alavancar seu conteúdo e como encontrar leads qualificados para a sua marca!

Quais os melhores horários para postar no TikTok em 2024?

A verdade é que não existe uma resposta única para essa pergunta. O algoritmo do TikTok é bastante dinâmico e está em constante atualização, o que significa que os melhores horários para postar podem variar de acordo com o seu público específico.

No entanto, o site Influencer Marketing Hub realizou um levantamento para identificar os melhores horários de cada dia da semana para a postagem na rede, de acordo com um estudo realizado com o auxílio de 100.000 vídeos publicados. Os resultados foram os seguintes:

  • Segunda-feira: 07h, 11h e 22h;
  • Terça-feira: 14h, 16h e 21h;
  • Quarta-feira: 07h, 09h e 23h;
  • Quinta-feira: 09h, 12h e 19h;
  • Sexta-feira: 06h, 13h e 15h;
  • Sábado: 11h, 20h e 21h;
  • Domingo: 08h, 09h e 17h.

Outras pesquisas indicam que, em geral, os dias da semana com maior engajamento no TikTok são:

  • Segunda-feira: um bom dia para começar a semana com conteúdo novo;
  • Quarta-feira: meio da semana, ideal para manter seu público engajado;
  • Sexta-feira: fim de semana se aproximando, as pessoas costumam estar mais relaxadas e navegando nas redes sociais;
  • Domingo: um dia popular para consumir conteúdo de entretenimento.

Ambos os estudos são valiosos para auxiliar na identificação dos melhores horários para postar no TikTok em 2024 e aumentar seu desempenho na rede. Mas, como mencionado anteriormente, os dados podem variar para cada nicho de conteúdo.

Isso significa que esses horários podem funcionar perfeitamente para alcançar um bom público-alvo, ou podem não ajudar tanto. Portanto, é necessário se aprofundar nos dados dos seus conteúdos e informações sobre os usuários.

O monitoramento de métricas de performance ou indicadores-chave de desempenho, como o CTR e a taxa de conclusão (porcentagem de usuários que assistiram seu vídeo até o final), auxiliam na descoberta dos melhores horários para o seu conteúdo.

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Quais os horários de pico no TikTok?

Apesar das variações entre os melhores horários para postar na plataforma, algumas tendências de aumento no engajamento do TikTok são notadas pela manhã, meio-dia e tarde da noite:

  • Manhãs: muitos usuários costumam iniciar o dia navegando nas redes sociais, incluindo o TikTok;
  • Meio-dia: durante a pausa para o almoço, o aplicativo tem sido uma distração para muitas faixas-etárias;
  • Tarde da noite: antes de dormir, muitos usuários relaxam assistindo vídeos na plataforma.

Também se percebe que existem alguns dias de pico no TikTok — terças, quartas e quintas-feiras entre 12h e 13h, além de 17h e 20h.

Mas lembre-se que não existe uma fórmula mágica para determinar os melhores horários para postar no TikTok em 2024. A melhor maneira de descobrir é experimentar e analisar os resultados para ajustar suas estratégias de marketing e, consequentemente, otimizar seus resultados e alcançar mais pessoas.

Como descobrir o horário que meu público está no TikTok?

Apesar de termos trazido vários dados sobre os melhores horários para postar no TikTok em 2024, é preciso saber que existem inúmeros fatores que alteram as informações listadas, como a segmentação demográfica, os setores e os conteúdos.

Em outras palavras, não há como afirmar que o melhor horário para o seu segmento é um determinado. Por isso, para compreender o melhor horário para cada tipo de perfil e conteúdo, siga os passos que trouxemos a seguir:

1. Mude para o TikTok Pro

No TikTok Pro corporativo, você tem acesso a dados sobre o desempenho das suas publicações, podendo ver as métricas que ajudam a compreender o horário mais propício para ter um bom desenvolvimento na rede e elaborar estratégias em cima das informações oferecidas. Assim, consegue criar um post com maior potencial de alcance.

2. Analise a atividade dos seus seguidores na rede

Uma das ferramentas mais valiosas do TikTok Pro é a seção de "Analytics", onde você pode verificar a atividade dos seus seguidores. Encontre nela informações detalhadas sobre quando eles estão mais ativos na plataforma.

Veja os horários e os dias da semana em que há maior concentração de usuários online. Esses dados são essenciais para identificar os melhores horários para postar no TikTok em 2024 e, assim, ajustar seu relógio para quando seu público está mais presente, aumentando as chances de engajamento.

3. Verifique o engajamento dos usuários com os seus posts

Na seção de “análise” dentro do TikTok, é possível obter um relatório completo sobre o desempenho dos conteúdos nos últimos dois meses, com uma métrica de atividades dos seguidores. Além disso, na análise de dados, você verifica os dias e as horas que seu público esteve online na rede.

Com essas informações, planejar as postagens se torna mais fácil e com mais potencial de aumentar visualizações, consequentemente, melhorando o desempenho delas.

4. Faça a segmentação demográfica e psicográfica dos seus seguidores

Para descobrir o melhor horário para postar, é crucial entender quem são seus seguidores. Utilize as ferramentas de análise do TikTok Pro para fazer uma segmentação demográfica com base em dados como idade, gênero e localização, e uma segmentação psicográfica com base em informações como interesses, hobbies, preferências e comportamentos subjetivos.

Compreender essas características ajudará a identificar padrões de cada tipo de usuário, permitindo que você ajuste seus horários de postagem para melhor atender às necessidades e interesses do seu público específico.

5. Planeje os horários e os conteúdos do seu perfil

Para compreender os melhores horários para postar no TikTok em 2024, tente encontrar um padrão nos vídeos que tiveram um melhor desempenho no seu perfil, comparando os momentos e os dias em que eles foram publicados. Na aba de análise da plataforma, é possível encontrar informações detalhadas dos conteúdos postados nos últimos dias e, assim, avaliar esse ponto citado.

Além disso, é possível metrificar como foram as postagens das últimas semanas e analisar os resultados delas. Dessa forma, você poderá traçar o melhor dia e horário com ainda mais precisão para o perfil. Veja os posts que obtiveram o maior número de curtidas, comentários, visualizações e compartilhamentos.

Com a metrificação feita, é possível planejar as publicações para os melhores dias e horários para postar no TikTok, podendo atingir mais usuários e aparecer na "fy" ou "For You", aumentando exponencialmente suas taxas de visualização, engajamento e até retorno sobre o investimento feito (ROI).

Por que o horário para postar no TikTok importa?

Os melhores horários para postar no TikTok em 2024 estão diretamente relacionados com o desempenho que os seus conteúdos terão na plataforma. É por isso que estar alinhado aos momentos em que o seu público está presente é uma estratégia importante para impulsionar o sucesso das suas postagens.

Então, se você quer crescer nessa rede social, preocupar-se com o horário da publicação é indispensável. Confira alguns dos impactos mais significativos da compreensão dos horários de pico do TikTok:

Melhora o engajamento com o público-alvo

Após fazer as análises no TikTok Pro, você entenderá que determinados dias e horas terão mais sucesso de engajamento, assim como mais curtidas, comentários e novos seguidores.

Postar quando o seu público está mais presente na plataforma também estimula um engajamento mais regular com as suas publicações, auxiliando uma presença constante na rede.

Aproveite também e aprenda como o engajamento com o público-alvo pode impactar positivamente sua empresa!

Aumenta as visualizações no perfil da sua marca

Quando o vídeo é postado no timing certo, alinhado com os usuários que estão online, o engajamento inicial aumenta e o TikTok dá mais importância para o que você está publicando, fazendo com que o seu conteúdo se espalhe até um público mais amplo.

Dessa forma, mais pessoas conhecerão seus materiais, se interessarão pela sua cultura e valores, procurarão saber mais sobre o que você produz e, consequentemente, terá impactos positivos diretamente no engajamento do seu perfil.

Destaca suas publicações em comparação a outros conteúdos

Assim como o Instagram e o Facebook, controlados pelo Meta Business, o TikTok é uma plataforma que recebe milhões de vídeos diários. Isso quer dizer que, quanto mais publicações existirem, mais competição haverá para ganhar espaço na "For You".

Então, com a postagem na hora certa, o seu conteúdo pode se destacar diante a diversos outros em uma competição bastante acirrada. Para ajudar ainda mais nesse crescimento, que tal conferir o próximo tópico que explicará como funciona o algoritmo do TikTok? Vamos lá!

Como funciona o algoritmo do TikTok?

O algoritmo do TikTok funciona com base nas suas próprias ações dentro da plataforma, como conteúdos que você não pula, publicações curtidas e compartilhadas, comentários e interações com outras postagens.

A partir da coleta dessas informações, ele separa os materiais que fazem sentido e os analisa em conjunto com aqueles que você tem interesse. Assim, aparecem na "fy" os posts que o algoritmo percebeu certa conexão com o seu perfil durante o monitoramento, como um sistema de recomendações com base em análises preditivas com uso de dados comportamentais.

Como alavancar meu conteúdo no TikTok?

Sabendo como o algoritmo funciona, é possível utilizá-lo a favor do seu conteúdo, mesmo que você não tenha controle sobre os outros usuários. Agora, vamos a algumas técnicas que ajudam a alavancar o seu perfil e a entender os melhores horários para postar no TikTok em 2024.

1. Entenda qual é o seu público-alvo

Antes de tudo, é necessário saber qual o público-alvo que você quer atingir, afinal, quem tenta atingir todos os públicos pode acabar atingindo nenhum. Então, o primeiro passo é entender quem é seu público-alvo e como ele consome os conteúdos.

Um exemplo prático é se você tem uma loja de roupa feminina para mulheres jovens. Você precisa entender o que elas gostam de assistir, como “Get Ready with Me” (Arrume-se Comigo). Essa é uma trend do TikTok que mulheres que gostam de moda consomem, por isso, é interessante criar vídeos assim.

Sabia que essa análise é feita com base em uma segmentação psicográfica? Entenda melhor sobre os tipos de segmentação de público-alvo em mídias sociais e aprenda a direcionar sua marca aos perfis ideais!

2. Coloque músicas que estão em alta na plataforma

As músicas também são uma ferramenta de grande alcance dentro do TikTok, tendo uma forte ligação com seu desempenho dentro da plataforma. Até mesmo uma trend pode surgir com o seu conteúdo a partir da música utilizada. Para saber os sons que estão em alta no momento, é muito simples:

  • Clique no "+" para criar um vídeo;
  • Clique em “Adicionar som”;
  • Na parte escrita “Playlist”, clique em “Ver tudo”.

Essa aba conta com várias playlists que você pode checar, como “Viralizou BR”, “Top BR” e várias outras com os sons que estão em alta. Você também pode optar por procurar pelos vídeos que estão em alta, uma vez que na lupa de busca há sugestões que mostram os vídeos populares.

3. Faça vídeos de boa qualidade

Fazer vídeos de boa qualidade para o TikTok proporciona aos usuários da plataforma uma melhor experiência com o seu conteúdo. Além disso, auxilia no melhor entendimento e compreensão do seu vídeo e da mensagem que quer passar com ele.

Os vídeos de alta qualidade são mais atraentes, fazendo com que os usuários prendam a atenção e continuem assistindo, o que garante maiores chances do algoritmo perceber isso e entregar mais vezes os seus conteúdos a esse usuário.

Além disso, os vídeos bem produzidos aumentam o seu profissionalismo e credibilidade, tornando-os propensos a receber mais interações, aumentando também as chances de caírem na "For You" de mais pessoas e se tornarem virais. Isso também auxilia na construção de uma boa identidade para se diferenciar.

4. Crie vídeos com o tempo de reprodução ideal

Para maximizar o engajamento no TikTok, é crucial que seus vídeos tenham o tempo de reprodução ideal. A plataforma permite vídeos de até 10 minutos, mas isso não significa que você deva sempre utilizar todo esse tempo. Na verdade, vídeos mais curtos tendem a ter melhor desempenho, especialmente quando conseguem capturar e manter a atenção do público logo nos primeiros segundos.

Vídeos de 15 a 30 segundos costumam ser mais eficazes para capturar a atenção e garantir que os espectadores assistam até o fim, o que é um fator importante para o algoritmo do TikTok. No entanto, se o seu conteúdo for informativo ou envolvente o suficiente, vídeos de até um minuto também podem performar bem.

O segredo é manter um equilíbrio entre tempo e qualidade, garantindo que cada segundo do vídeo seja relevante e interessante para o seu público.

Uma boa prática é variar a duração dos seus vídeos e observar qual formato gera mais engajamento com o seu público. Utilize as ferramentas de análise do TikTok para entender melhor o comportamento dos seus seguidores e ajustar sua estratégia de acordo com os insights obtidos.

5. Publique vídeos bem produzidos frequentemente

Agora que você conhece os melhores horários para postar no TikTok em 2024, aproveite e faça isso, pelo menos, de 2 a 3 vezes na semana, para aumentar a sua relevância na plataforma. Essa rede social tem a capacidade de reconhecer os perfis que mais postam e o algoritmo, de alguma forma, retribui os criadores com o aumento da visibilidade do conteúdo, o que o faz ser melhor promovido.

A frequência também aumenta a presença na plataforma, deixando-o mais conhecido, o que aumenta a audiência e faz com que os seus vídeos cheguem a mais pessoas. Além disso, o TikTok também permite uma análise mais profunda sobre quais assuntos, jeitos e horários o seu público mais interage.

A criação frequente auxilia no maior conhecimento da rede, entendendo mais das trends, tendências e desafios. Assim, será um perfil mais antenado aos assuntos do momento. Essa frequência faz com que o seu público fique atento e tenha bastante conteúdo para consumir, mantendo-os engajados.

6. Interaja frequentemente com os seus seguidores

Interagir com os usuários é fundamental para aumentar o engajamento no TikTok. Essa comunicação com outros usuários também permite uma construção de relação mais duradoura, fazendo com que eles se sintam mais valorizados e incentivados a continuar assistindo os seus materiais.

Responder comentários também auxilia na criação de conteúdo, gerando novos vídeos e debates sobre ele. A troca de experiências é benéfica e faz com que o usuário se sinta mais à vontade para interagir mais vezes. Então, quanto mais comentários e curtidas, maior a probabilidade de aumento de visualizações e conversão em vendas.

7. Utilize hashtag em alta nas publicações

O uso da hashtag (#) em alta funciona como um filtro que categoriza o assunto que está sendo abordado na publicação. A partir da sua utilização, os usuários podem encontrar determinado conteúdo pela aba de pesquisa ou por meio de outros vídeos que utilizaram a mesma hashtag.

O maior objetivo é que a publicação seja encontrada por usuários que não seguem o perfil, mas que têm interesse no mesmo assunto. Além disso, como já mencionamos, o algoritmo da plataforma consegue facilitar o direcionamento das pessoas que demonstram interesse no nicho para a "For You".

Fazer uso dessa ferramenta é uma estratégia que auxilia no impulsionamento da publicação de forma orgânica e é uma excelente forma de aproveitar o modelo preditivo do TikTok. Afinal, ela permite que haja um entendimento mais claro do que está sendo abordado e, assim, envia o que tem a oferecer para várias pessoas.

8. Acompanhe as tendências do TikTok para 2024

Estar atualizado com as tendências de marketing para 2024 é essencial para garantir que o seu conteúdo permaneça relevante e alcance um público maior. Elas podem variar desde desafios de dança, sons populares, filtros específicos e até hashtags virais.

Para acompanhar as tendências do ano no TikTok, é recomendável explorar a aba "Descobrir" regularmente, onde são listados os vídeos mais populares e os desafios do momento. Além disso, seguir influenciadores e criadores de conteúdo do seu nicho pode fornecer inspiração e ideias sobre o que está em alta.

Outra estratégia eficaz é participar de desafios e utilizar músicas que estão viralizando. Isso pode aumentar significativamente suas chances de aparecer na "For You" de mais usuários, já que o algoritmo favorece conteúdos alinhados com as tendências atuais.

Por fim, considere criar suas próprias tendências e desafios. Se o seu conteúdo for único e envolvente, pode acabar tornando-se uma nova tendência na plataforma, atraindo ainda mais seguidores e interações para o seu perfil.

Qual a importância de as marcas estarem no TikTok?

O audiovisual é uma ferramenta de grande potencial, ganhando cada vez mais destaque devido ao seu alto poder de engajamento. As redes sociais que utilizam essa forma de conteúdo da maneira certa podem alcançar um aumento de até 1200% em relação a outras formas de comunicação.

O consumo de vídeos também apresenta um crescimento exponencial, dobrando a cada ano: 81% das pessoas tomam a decisão após assistir um vídeo de uma loja/marca. Aqui, os formatos mais atraentes para o público são os conteúdos com duração de até 2 minutos.

Além disso, os usuários dedicam entre uma e cinco horas por dia assistindo a vídeos. Nesse cenário, 95% das pessoas buscam vídeos para tirar dúvidas e obter mais informações sobre produtos ou serviços, e 90% do público do TikTok se apoia em vídeos para tomar decisões de compra.

Portanto, o uso do audiovisual permite criar uma comunicação mais eficaz entre empresas e consumidores, além de ajudar na construção de uma identidade sólida da marca, aumentar a presença online e autoridade. Também promove maior interação e proximidade com o público.

As empresas podem optar por diferentes tipos de conteúdos, como tutoriais, reviews, unboxing, webinars, vídeo cases ou vlogs, dependendo da intenção da publicação e do público-alvo que desejam captar!

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Pensando na importância de traçar estratégias que atinjam o público certo para ter mais precisão nas postagens do TikTok, a Serasa Experian oferece ferramentas completas para análise de público e segmentação de mercado.

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Com o texto que trouxemos sobre os melhores horários para postar no TikTok em 2024, pudemos ver o quão importante é compreender o seu público-alvo e adotar estratégias úteis para melhorar seu alcance nas plataformas digitais.

Utilizando as dicas apresentadas, você poderá direcionar suas tomadas de decisão e garantir um melhor desempenho não apenas nessa rede social, mas em todas as outras em que tiver um perfil ativo.

Esperamos que você tenha gostado desse texto! Continue nos acompanhando para ficar por dentro de mais conteúdos sobre marketing e não deixe de compartilhar com seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Até a próxima!