Se você chegou até aqui, provavelmente está buscando formas de melhorar o alcance da sua marca, aumentar as vendas e captar mais leads. Então, saiba que chegou ao lugar certo. A segmentação de público é um dos quesitos mais importantes para se destacar no mercado atual.
No entanto, os empreendedores precisam compreender todos os aspectos envolvidos no tema para elaborar estratégias eficazes e combiná-las com outras táticas de gestão da empresa.
Por isso, no texto de hoje, focamos em abordar tudo o que você precisa saber sobre a segmentação de público: o que é, quais são seus tipos e como implementá-la. Aproveite!
Neste conteúdo você vai ver
O que é segmentação de público?
A segmentação de público é uma estratégia de marketing que consiste em dividir um mercado amplo em subgrupos mais específicos e homogêneos. Cada um desses subgrupos, ou segmentos, é composto por consumidores que compartilham necessidades, características ou comportamentos similares.
A partir dessa divisão, as empresas conseguem direcionar melhor suas estratégias de inbound e outbound marketing, personalizar atendimentos, identificar os melhores canais de comunicação, encontrar plataformas que proporcionam mais oportunidades de visualização e, o melhor de tudo, amplificar o retorno sobre os investimentos feitos.
O mais interessante é que a segmentação de público pode ser utilizada em diversas abordagens. Além de ser indispensável em campanhas de marketing, ela também serve para:
- Conhecer perfis de risco em análises de crédito;
- Aumentar vendas em datas sazonais;
- Explorar novos nichos de atuação no mercado;
- Criar produtos que atendam melhor às expectativas dos usuários;
- Definir estratégias diferenciadas de precificação;
- Ampliar a carteira de clientes e fidelizar aqueles que já fazem parte.
Quais são os tipos de segmentação de público?
A segmentação de público é realizada por meio de vários critérios que ajudam a identificar e agrupar consumidores com características significativas em comum. Esses critérios incluem dados:
- Demográficos: idade, gênero, renda, educação, ocupação, estado civil;
- Geográficos: país, região, cidade, bairro;
- Psicográficos: estilos de vida, valores, interesses, atitudes, personalidades;
- Comportamentais: padrões de compra, lealdade à marca, utilização de produtos, resposta a campanhas de marketing.
A partir dessa ampla variedade de informações, surgem os diferentes tipos de segmentação de público. É importante entender que os modelos de segmentação podem mudar dependendo do seu nicho de atuação no mercado. Afinal, você não irá vender para um público-alvo com mais de 50 anos se o que oferece, por exemplo, é voltado para um perfil comportamental de adolescentes e jovens.
Vamos explorar cada uma das segmentações a seguir:
1. Segmentação demográfica
A segmentação demográfica é o método mais comum no mercado, e também o mais fácil de ser implementado na segmentação de público. Ela utiliza características como idade, nível de renda, tipo de trabalho, localização geográfica, gênero, estado civil e educação para classificar e direcionar o perfil de cliente ideal para o seu negócio.
Empresas como a Mattel segmentam seu público-alvo por faixa etária. Produtos como bonecas Barbie são direcionados principalmente para meninas de 3 a 12 anos, enquanto brinquedos educativos são voltados para crianças em idade pré-escolar.
Marcas de carros de luxo como BMW ou Mercedes-Benz focam suas campanhas em consumidores de alta renda, com características premium e exclusividade. Por outro lado, marcas como Hyundai ou Ford podem direcionar suas ofertas para consumidores com renda média, enfatizando custo-benefício e economia de combustível.
Outros tipos de empresas, como a Adobe, segmentam seu público com base no tipo de trabalho. Programas como o Adobe Photoshop são promovidos para designers gráficos e fotógrafos, enquanto o Adobe Acrobat é direcionado para profissionais que lidam com documentos e arquivos digitais.
2. Segmentação geográfica
A segmentação geográfica permite que as empresas adaptem suas estratégias de marketing para atender às necessidades e preferências específicas de consumidores em diferentes regiões, como país, estado, cidade ou bairro.
Quando uma empresa analisa a localização e ajusta suas estratégias de marketing, ela pode influenciar significativamente as preferências e comportamentos de compra dos consumidores. Isso melhora a relevância regional, otimiza a logística e distribuição e aumenta a satisfação dos clientes, que verão suas exigências atendidas.
3. Segmentação psicográfica
A segmentação psicográfica considera aspectos subjetivos como estilo de vida, personalidade, valores, interesses e passatempos. Aqui, é necessário colocar a pesquisa realmente em prática, observando seus clientes de perto e conhecendo-os a fundo.
É um tipo de abordagem bem interessante, pois facilita o entendimento das razões por trás de certas escolhas dos consumidores e permite a criação de campanhas de marketing mais personalizadas e eficazes.
4. Segmentação comportamental
A segmentação comportamental é um pouco diferente do modelo anterior. Ela foca nos comportamentos dos consumidores em relação ao mercado, como hábitos de compra, uso dos produtos, frequência de pesquisas e fidelidade à empresa.
O e-mail marketing, por exemplo, é uma estratégia que vai muito de encontro com esse tipo de segmentação, assim como o branding marketing, que varia muito conforme o estilo de comportamento dos consumidores da marca.
Qual é a importância da segmentação de público?
A segmentação de público tem como principal intuito tirar sua empresa da repetitividade e monotonia. Mas o que isso significa? Muitas marcas tendem a seguir padrões genéricos, ignorando as peculiaridades dos consumidores que realmente se interessam pelos seus produtos e serviços.
Hoje em dia, os usuários apreciam a personalização. Eles querem se sentir especiais e perceber que estão comprando de empresas que os entendem e valorizam.
Sabe a sensação de lidar com um atendimento robotizado que não resolve seus problemas ou ver uma propaganda que não ressoa com seus valores? Então! Esse é um aspecto frustrante, que acaba afastando os clientes.
Imagine que sua empresa produz cosméticos ambientalmente corretos, com foco em logística reversa, embalagens sustentáveis e redução de impactos ambientais. Se, de repente, você começar a anunciar a substituição das embalagens de papel por plástico poluente, haverá uma desconexão imediata com seu público-alvo.
Nessa situação, é provável que os consumidores se sintam traídos e, até mesmo, ofendidos. A repercussão negativa nas redes sociais seria enorme, as vendas cairiam drasticamente e a credibilidade construída ao longo do tempo seria destruída.
Essa é a importância da segmentação de público: entender as necessidades e os valores dos seus consumidores para oferecer comunicação e produtos alinhados com suas expectativas. Isso não só fortalece a relação com o cliente, mas também protege a imagem e a autoridade da sua marca no mercado.
Como fazer uma segmentação de público de qualidade?
Agora, vamos ao que realmente interessa: fazer uma segmentação de público que amplifique seus resultados! Para isso, você precisa iniciar uma pesquisa de mercado e coletar dados suficientes sobre sua persona. Para que você entenda melhor, criamos um passo a passo. Continue a leitura e explore mais!
1. Colete e analise dados do seu público-alvo
A coleta e análise de dados sobre os clientes que interagem com a sua marca são essenciais para entendê-los melhor e definir um perfil ideal. Existem várias maneiras de fazer isso, como pesquisas de mercado, feedbacks, dados demográficos e dados de compras:
- Faça pesquisas de mercado usando questionários online, entrevistas e grupos focais. Esses métodos revelam informações valiosas diretamente dos consumidores;
- Monitore o comportamento dos usuários em seu site, redes sociais, plataformas e pontos de venda físicos. Você pode recorrer a ferramentas de análise como Google Analytics para obter dados sobre páginas mais visitadas, quanto tempo os usuários passam em cada seção e quais produtos são mais populares;
- Colete feedbacks direto dos consumidores por meio de avaliações em páginas de produtos, comentários e interações nas redes sociais. Isso ajuda a identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias;
- Analise o histórico de compras dos usuários no seu site para entender possíveis padrões de comportamento, como frequência de compra, valor médio dos pedidos e preferências de produtos.
Mais uma dica: você pode compilar todos esses dados com o auxílio de ferramentas de análise para identificar tendências e padrões. Softwares como CRM (Customer Relationship Management) e soluções de monitoramento de clientes ajudam a organizar e interpretar essas informações com excelência e rapidez.
2. Identifique os critérios de segmentação
A identificação dos critérios de segmentação é fundamental para agrupar seus clientes de maneira lógica e eficaz. Lembra dos tipos de segmentação de público que falamos lá no início? Aqui, você poderá colocá-los em prática. Confira na tabela abaixo as diferenciações:
Tipo de segmentação de público | Característica | Exemplo prático |
Demográfica | Idade, gênero, renda, educação, ocupação e estado civil | Produtos financeiros podem focar em profissionais de meia-idade com alta renda |
Geográfica | País, estado, cidade ou até mesmo bairros específicos | Uma loja de roupas de inverno pode focar em regiões mais frias |
Psicográfica | Estilos de vida, interesses, valores, opiniões e hobbies | Um mercado de alimentos orgânicos pode segmentar clientes que valorizam a saúde e a sustentabilidade |
Comportamental | Frequência de compra, lealdade à marca, ocasiões especiais e benefícios desejados | Uma empresa de software pode segmentar usuários que necessitam de atualizações frequentes e suporte técnico |
3. Crie suas personas
Você sabe o que são personas? São personagens fictícios que representam os diferentes segmentos de público que podem consumir o que você oferece no mercado.
Pode parecer que não, mas elas ajudam a entender cada grupo, facilitando (e muito) a criação de estratégias de marketing, capazes de captar novos leads e reter os clientes que já fazem parte da sua carteira. Confira como criá-las, a seguir:
- Defina a idade, o gênero, a localização, a profissão e estado civil da persona;
- Crie uma breve história de vida. Inclua detalhes sobre seu cotidiano, desafios e aspirações, para entender o contexto em que ela vive e toma decisões;
- Identifique suas necessidades e objetivos principais. O que ela busca alcançar com seu produto ou serviço?;
- Descreva como a persona costuma fazer compras, quais canais utiliza e o que a influencia nas suas decisões;
- Inclua citações reais ou fictícias que representem seu tom de voz;
- Entenda o que a motiva e quais valores ela considera importantes.
Para ficar mais fácil de compreender, trouxemos um exemplo:
"Ana tem 30 anos, é gerente de marketing, mora em São Paulo, é casada e não tem filhos. Ela busca ferramentas de marketing eficientes para aumentar a visibilidade da empresa onde trabalha.
Para isso, Ana pesquisa online, lê reviews e confia em recomendações de colegas, mas não consegue encontrar uma plataforma que integre todas as ferramentas que precisa. Ela valoriza inovação, eficiência e transparência nas ferramentas que utiliza.”
Se não souber por onde começar ou ainda estiver com dúvidas, não deixe de conferir nosso outro conteúdo que traz tudo o que você precisa saber sobre persona: o que é, para o que serve e como definir.
4. Desenvolva estratégias personalizadas
Com os segmentos de público claramente definidos e as personas criadas, o próximo passo é desenvolver estratégias de marketing personalizadas para cada grupo. O primeiro exemplo que podemos mencionar é a criação de mensagens que ressoem com as necessidades e interesses de cada segmento. Mas como fazer isso?
Você pode começar utilizando a linguagem e o tom de voz que melhor se adequam a cada persona: mensagens mais técnicas e detalhadas, por exemplo, servem para profissionais de TI, enquanto comunicações mais emocionais são indicadas para mães jovens.
Em segundo lugar, você deve escolher os canais de comunicação mais eficazes para alcançar cada um dos segmentos. Redes sociais, e-mail marketing, anúncios em motores de busca e marketing de conteúdo são alguns exemplos. O público jovem pode ser mais acessível via Instagram e TikTok, enquanto profissionais de negócios costumam preferir LinkedIn e e-mail.
O terceiro passo é desenvolver ofertas e promoções que atendam às necessidades das suas diferentes personas. Alguns não compram sem desconto, outros gostam de programas de fidelidade e alguns preferem comprar em grandes quantidades e com pacotes especiais.
Você pode gostar: 6 passos para fazer a segmentação de público em campanhas de marketing.
A experiência do cliente é um aspecto que nunca pode ficar de fora quando falamos da aquisição e retenção de leads. Então, invista fortemente na personalização em todos os pontos de contato, seja em conversas, na estrutura da sua loja física, na descrição dos seus produtos no e-commerce ou nas artes criadas para publicidade.
Por fim, não deixe de recorrer a ferramentas tecnológicas de análise e monitoramento de desempenho. Métricas como taxa de conversão, engajamento, retorno sobre investimento (ROI) e satisfação do cliente são fundamentais para ajustar suas estratégias com base nos resultados obtidos.
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