Melhorar o relacionamento com o cliente é um dos principais objetivos e desafios das empresas atualmente. A Pesquisa Global de Qualidade de Dados 2019 da Experian comprova isso ao relatar que 53% das companhias apontaram a experiência do consumidor como prioridade do seu negócio neste ano.

Pensando no ambiente digital, uma das barreiras que as empresas enfrentam para atingirem esse objetivo é, além da má qualidade dos dados, a falta de agilidade para mapear oportunidades e atender as necessidades do seu público-alvo. É nesse contexto que o Machine Learning, alinhado com estratégias de marketing digital, entra para automatizar processos e identificar pontos de melhorias, fazendo com que a experiência do cliente não seja impactada negativamente.

O Machine Learning está revolucionando o Marketing

O atendimento otimizado ao cliente é uma das maiores vantagens que podem ser obtidas por meio do Machine Learning. Com os dados gerados por essa inteligência, é possível aperfeiçoar os produtos e serviços existentes, melhorar as técnicas e ofertas de vendas e prever resultados mais precisos com relação a vendas cruzadas e promoções. Entre os principais benefícios desse recurso estão:

- segmentação efetiva de mensagens otimizadas;

- publicidade personalizada em tempo real por intermédio das plataformas digitais;

- jornada do cliente mais simplificada;

- melhor gerenciamento e interpretação de dados capturados em interações com o consumidor.

O uso dessa inteligência faz com que o time de marketing digital possa aprimorar suas estratégias, adquirindo insights relevantes para o negócio.

Confira abaixo o infográfico com 4 aplicações do Machine Learning no marketing digital: