Conhecer exemplos de landing pages é uma forma eficiente de criar a sua própria! E não podemos subestimar o poder dessa técnica, quando bem-feita, afinal, as landing pages representam um dos maiores canais para a geração de leads, além de serem uma ferramenta de marketing útil e extremamente eficiente.
Cada tipo consegue atingir um público específico e, embora cada uma possa ter um tipo de versatilidade específica, todas elas permitem obter leads e aumentar a base de clientes de uma empresa.
Aliás, as landing pages são ótimas para conseguir informar o público sobre um novo projeto, blog e qualquer instituição sem fins lucrativos. Quer entender mais sobre o que são e como utilizá-las? Continue com a gente e confira!
Neste conteúdo você vai ver
Quais são as estratégias relacionadas a landing pages?
Landing pages são interessantes porque permitem uma grande variedade de combinações com inúmeras estratégias. Por exemplo, o marketing de conteúdo forma uma das combinações mais poderosas com elas. O compartilhamento de eventos também se encaixa muito bem quando integrado a essa estratégia.
De certo modo, estão relacionadas a diversas combinações e variados conjuntos de estratégias. Cada uma pode criar um tipo específico de benefícios e uso particular para determinados grupos e públicos. A seguir, veja quais são esses exemplos e como podem ser encarados de maneira distinta e estrategicamente relevante.
1. Landing pages para fazer cadastros
Cadastros e landing pages são velhos conhecidos. Essa é uma forma bastante prática e não invasiva de conseguir leads e contatos para prospectar, trabalhar o marketing e, posteriormente, abordar clientes. Confira as vantagens:
- Contatos oferecidos de maneira voluntária;
- Meio eficiente de conhecer os clientes;
- Obtenção de dados cadastrais e demográficos;
- Oferecimento de marketing de conteúdo.
Por disponibilizar todas essas vantagens, este é um dos exemplos de landing pages mais interessantes para usar em suas estratégias. É uma ótima oportunidade para a empresa obter dados e utilizá-los em seus diferentes processos.
2. Landing pages para baixar e-books
Oferecer infoprodutos por meio de landing pages é comum e muito eficiente para elevar o seu sucesso, especialmente os e-books, que são meios de acesso à informação super práticos e extremamente detalhados.
Os e-books podem abranger diversas categorias e grupos variados, como os relacionados a saúde, negócios, métodos de venda e outras informações essenciais e interessantes para formalizar. É necessário montar e distribuir o material com alta qualidade para complementar as páginas e consolidar sua estratégia com todo o público.
3. Landing pages para saber mais informações
Além de infoprodutos, há outros tipos de conteúdos que podem ser elaborados, como informações em forma de notícias, com novidades sobre o mercado ou sobre determinado setor, ou, até mesmo, artigos culturais direcionados a um público específico.
Um exemplo é a criação de uma landing page para a oferta de newsletters, que consistem em envios de conteúdo por e-mail marketing com uma periodicidade definida. É viável elaborar newsletters semanais, mensais ou mesmo diárias, conforme a natureza das informações compartilhadas e a forma como se disponibiliza o conteúdo.
4. Landing pages para inscrição em eventos
O principal infoproduto oferecido com a landing page de eventos são webinários, mas também é possível utilizar eventos públicos, como lives no YouTube e em outras plataformas, por meio de uma página desse tipo. Desse modo, você consegue ótimos contatos e amplia a sua base de leads de forma eficiente e prática.
5. Landing pages para pré-lançamento de produtos
Para um público já engajado no lançamento de um serviço ou produto, é possível utilizar a landing page para chamar a sua atenção e oferecer a pré-compra desse item. É uma maneira de obter dados, porém não é exatamente uma opção com grande versatilidade por oferecer mais resultados para clientes já engajados.
6. Landing pages para capturar leads
De certa forma, toda landing page já captura leads, mas é possível criar páginas que têm esse foco de maneira ainda mais personalizada e que possuam um visual limpo e capaz de chamar a atenção para a coleta de dados.
Neste caso, é essencial criar uma página que apresente bom desempenho, possa ser aberta e utilizada facilmente, seja encontrada por métodos de SEO e aplique o seu marketing em vários meios. Com esses cuidados, é possível abordar mais leads e prospects que serão alvos de campanhas de marketing.
De que uma landing page precisa para converter nas campanhas?
Landing pages devem ser eficientes e focadas em converter leads e vendas. Para isso, necessitam de uma ótima abordagem, uma comunicação direta e um design inteligente. Sem esses elementos, uma página pode se tornar apenas mais uma página sem qualquer propósito ou eficiência.
Por isso, separamos pontos importantes que devem ser respeitados para que uma landing page atinja seu público e se torne uma fonte poderosa de leads. Se considerados, esses elementos irão potencializar a geração de leads e a conversão de uma página ao máximo!
Enfatize a linguagem correspondente à marca
Uma landing page precisa corresponder à comunicação estabelecida pela marca. Por exemplo, no caso de uma empresa que se comunica de modo específico, é necessário que a página corresponda e atue neste mesmo estilo e maneira da persona, conseguindo transmitir o espírito da marca adiante.
Elabore um design adequado e limpo
O design é um dos pontos mais importantes e fundamentais de uma landing page. Ele deve ser responsivo, priorizar os elementos mais necessários, especialmente o campo de formulário, ter cores adequadas e layout visualmente agradável para o usuário, além de carregar facilmente em todos os dispositivos.
Faça uma boa copy
O copy, também chamado por alguns de Redação para Vendas, é um conjunto de técnicas de escrita persuasiva que tem como objetivo convidar a audiência para uma ação.
Ou seja o texto de uma landing page deve ser primoroso em qualquer situação. Erros de português são inaceitáveis, e é necessário que o texto engaje o cliente, deixando-o interessado no produto e convencendo-o a preencher formulário de cadastramento. Sem esse tipo de comunicação, a página não se torna atraente e corre o sério risco de ser ineficaz.
Como entender em qual público focar nas landing pages?
Para focar no público correto da landing page, é preciso investir em segmentação de mercado e em ferramentas adequadas, como o Mosaic, da Serasa Experian. Essa solução consegue segmentar o público e tornar claro para uma empresa quais os perfis ideais das pessoas para garantir o impacto necessário.
Com ela, é possível ter as segmentações divididas em 11 grupos e 40 segmentos distintos. Para aprimorar seu nível de detalhamento, a solução utiliza a combinação de 400 variáveis para criar essa clusterização de público.
Desse modo, o uso da landing page deve ser constante em uma empresa; felizmente, é possível adaptá-la a várias situações e momentos diferentes do negócio. Não deixe de segmentar o mercado para conseguir resultados cada vez melhores com marketing e vendas.
Gostou do conteúdo e deseja conhecer outras estratégias de marketing? Navegue pelo blog da Serasa Experian e confira.