Todo usuário que navega pela internet já visitou uma landing page! Essa página conta com elementos de conversão com textos, imagens e recursos que criam ou suprem uma necessidade do público alvo de uma marca.

Esse é mais um recurso disponível que visa conquistar leads e clientes utilizando o Marketing digital. Mas para extrair o melhor resultado dessa estratégia é preciso entender como ela funciona e quais são os itens que não podem faltar nesta página. Se você quer saber mais sobre a landing page, continue sua leitura e entenda mais com este post!

Afinal, o que é landing page?

Landing Page é uma página que visa gerar leads ou vendas. Pode ser uma categoria, a apresentação de um produto ou serviço novo, uma promoção, catálogo de soluções ou outra qualquer estratégia de divulgação de uma marca.

O termo em inglês, em uma tradução livre, significa "página de aterrissagem" ou "página de destino". Comparando com a homepage de um site, elas geralmente têm menos elementos e links e isso é feito de forma proposital: para levar o leitor a conversão.

Para que a landing page serve?

No contexto do Marketing digital, a landing Page é uma página criada visando converter o visitante de um site a um cliente. A landing Page deve ser organizada, objetiva, entregar o que prometeu para alcançar a estratégia da campanha.

Para isso, utilizam-se imagens, vídeos e conteúdos que despertam a curiosidade, criam uma necessidade, provocam o desejo do seu público alvo ou outro tipo de ação positiva.

Se sua empresa tem dificuldades em conhecer os hábitos de compra, perfil e entender mais a fundo o seu público-alvo, a Serasa Experian tem a solução perfeita para você!

Com o Polis, por exemplo, você tem acesso a uma base de dados completa com informações como localização, segmentação de perfis, modelos estatísticos, atitudes de pessoas e empresas e muito mais! Conte com a gente para encontrar os clientes ideais do seu negócio e ter sucesso nas suas campanhas.

O que a landing page deve ter?

Os recursos utilizados vão depender da estratégia e planejamento de cada campanha. Porém, alguns elementos são comuns e não podem faltar em uma landing page de sucesso, confira quais são:

Título e subtítulo

O título e subtítulo é o que é lido primeiro quando um usuário acessa um site. Aliás, é comum que somente essa informação seja lida, mas por quê?

Esses são os principais elementos de uma página, é nesses textos que devem conter o que será encontrado no restante da página e ainda com um breve CTA para instigar a curiosidade do leitor e o convencer de que ali ele irá encontrar o que precisa.

Se nessa leitura não foi transmitida uma proposta de valor de sua oferta, o visitante chega à conclusão de que não é isso que ele precisa e procura outra fonte.

Então, quando for produzir o título e subtítulo, tente passar o máximo de informações, de forma clara que resuma o que será encontrado ao rolar a página para baixo.

Recursos visuais

Os recursos visuais chamam muita atenção e não podem faltar na landing page! As imagens auxiliam muito na conversão, adicione ilustrações, fotos e esquemas que reflitam a sua persona para que ela se sinta próximo da sua marca.

No caso da venda de um produto, pode-se usar fotos de pessoas utilizando-o em sua rotina e detalhes que se destacam. Se uma empresa oferece, por exemplo, um programa de gestão, procure mostrar a sua interface e vídeos de como usar ou como aquele software vai facilitar as atividades do seu negócio.

Descrição da oferta

Na hora de produzir o conteúdo da sua landing page deixe claro e bem visível a descrição da sua oferta, sem deixar a pessoa que está acessando o site com dúvidas do que realmente você está oferecendo. Você pode usar os seguintes recursos:

  • Destacar termos importantes com o negrito;
  • Usar blocos de textos curtos;
  • Usar bullet points para listas;
  • Enfatizar os benefícios e não as funcionalidades.

Formulário

A adição de um link para o formulário é um dos elementos-chave para a conversão do cliente. É importante não pedir muitas informações, isso pode impactar negativamente no número de leads que será obtido.

Botão de CTA

O CTA é uma chamada de ação que é muito importante nas estratégias de marketing. Esse texto precisa se destacar na página como em um botão de cor diferente do conteúdo.

Um bom CTA apresenta verbos no imperativo como: "compre aqui", "preencha o formulário", "teste grátis" e um link para o usuário clicar e ser direcionado à conversão.

Landing page e resultado de vendas

Já ficou claro que o objetivo de uma landing page é gerar conversão, não é mesmo? Uma página com elementos e um conteúdo persuasivo, convincente e que guie o usuário para a finalização de um negócio vai fazer toda a diferença no financeiro de um negócio.

Esse é um recurso valioso que deve ser considerado pelo time de marketing de empresas de qualquer segmento e porte e além de alavancar as vendas, ainda aumenta a divulgação e conhecimento de uma marca.

Leia também: ROI em marketing: entenda o conceito, como funciona e importância.

Como uma landing page pode ser divulgada?

Após criar uma landing page com todas as estratégias para a campanha de marketing, é hora de promovê-la! Redes sociais, site, blog da sua empresa, canais de mídia paga, e-mail marketing são algumas das opções, mas é importante se basear nos canais de tráfego do seu site.

Se você quer saber mais quais plataformas digitais são mais assertivas para seu público-alvo, conte com o Audiências Digitais. Com ela, você adiciona toda a qualidade de dados e a expertise analítica da Serasa Experian para otimizar o desempenho de suas campanhas.

Continue acompanhando o blog da Serasa Experian para mais conteúdos como este! Até a próxima!