Há alguns anos, quando falávamos de inteligência artificial, pensávamos em robôs humanoides de filmes futuristas. Contudo, já faz algum tempo que a IA está presente em diversas atividades das grandes empresas e da vida das pessoas. Esses algoritmos matemáticos que ampliam a capacidade de análise de dados para resolver problemas práticos trazem impactos irreversíveis e soluções altamente aproveitáveis pelas empresas, com grande potencial para melhoria de resultados. Conheça algumas aplicações e práticas de destaque da inteligência artificial no marketing!

Inteligência artificial no marketing: aplicações amplas

Usar a inteligência artificial no marketing requer criação de estratégias únicas e pode ajudar a personalizar conteúdos e engajar clientes com novas experiências. O professor de Machine Learning da Insper, Fábio Ayres, explica que as aplicações de IA estão cada vez mais amplas: “Hoje, podemos analisar automaticamente a voz de um cliente, um vídeo ou uma imagem, além de observar como usar este entendimento dos dados em serviço ou segmentação de perfil”.

Segundo Fábio, a inteligência artificial no marketing permite acessar comportamentos de clientes em canais de compra virtual, em atendimentos on-line por chat, além de analisar a linguagem usada em redes sociais, entre outras questões. "Você consegue integrar de forma inteligente as informações de big data com os dados que já tem do cliente na sua base interna. Sua empresa segmenta o público-alvo de forma mais precisa, podendo ter novos insights de ações, prever estratégias e até analisar riscos”, afirma o professor.

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Quais as práticas de destaque?

Entre as principais aplicações da inteligência artificial no marketing, as que mais se destacam são a previsão do comportamento do consumidor e a automação do atendimento ao cliente nos canais de relacionamento. Isso além de curadorias e indicações personalizadas de produtos e/ou serviços, precificação, análises preventivas e segmentação de perfil.

Análise de perfil, voz e linguagem

O mundo da Netflix está mais próximo das grandes empresas de áreas totalmente distintas do que elas mesmas imaginam. Sabe aquela recomendação de filme para assistir pelo aplicativo? É resultado de um aplicação de inteligência artificial na análise de perfil, gerando uma curadoria e recomendações personalizadas de produtos e serviços. Essa curadoria pode ser feita inteiramente por um sistema inteligente e aplicada à venda de qualquer produto ou serviço para diferentes perfis de clientes.

Os sistemas de reconhecimento de linguagem vão um pouco além. Esta tecnologia entende não apenas o que alguém diz, mas também o que quer saber. “São sistemas que observam o tipo de linguagem do usuário em redes sociais, analisando com quem falam, o que falam, o tom das mensagens e os assuntos buscados e comentados”, explica Fábio.

Há sistemas de inteligência artificial capazes de proporcionar um entendimento muito maior sobre o que os consumidores querem. Alguns são capazes de analisar os dados das interações entre empresa e consumidor em qualquer canal de relacionamento, por meio do uso de técnicas avançadas de Speech Analytics (Análise de Voz) e Text Mining (Interpretação de Texto), transformando dados não estruturados em informações inteligentes, cheias de possibilidades para as equipes de marketing e dados.

A maioria dessas tecnologias é uma realidade ao alcance das grandes empresas e possibilita um melhor posicionamento estratégico da sua empresa com ações mais efetivas e redução de custos desnecessários. E a sua, já abraçou as tecnologias de inteligência artificial?