A parte da comunicação é ampla e pode ser feita de diversas maneiras, seja com vídeos, imagens, falas ou sinais. O que realmente importa é se comunicar e passar a mensagem de forma clara e assertiva para quem a ouve ou visualiza.
Uma dessas maneiras de passar informações é por meio do infográfico, uma ótima ferramenta para temas mais complexos ou amplos e que requerem uma forma diferente para se comunicar e garantir a compreensão do leitor.
Quer entender mais sobre esse mecanismo e como ele pode ser útil para o ambiente digital? Continue na Serasa Experian e confira o que separamos a respeito. Boa leitura!
Neste conteúdo você vai ver
- O que são os infográficos?
- Por que usar os infográficos e quais seus benefícios?
- Exemplos de infográficos
- Como fazer um infográfico atrativo?
- Defina seus objetivos e segmente seu público
- Colete os dados e garanta a qualidade deles
- Defina quais informações são relevantes
- Crie um esboço do seu infográfico e depois desenvolva o projeto
O que são os infográficos?
Os infográficos são conteúdos visuais que se comunicam por meio de textos verbais ou não verbais, seja com ilustrações, pictogramas, imagens, etc. Nesse sentido, são uma união de 3 aspectos: texto, design e recursos visuais, o que faz com que se torne uma ferramenta poderosa para melhorar a compreensão de quem o analisa.
Dessa forma, o diferencial e foco do infográfico é passar a mensagem por meio de imagens. Por exemplo, um estudo que mostra as porcentagens de pesquisa fica muito mais fácil se a pessoa conferir o número e comparar uma coluna com a outra. Assim, ela consegue mensurar a diferença e percebe se é algo grande ou não.
Além de trazer essa facilidade, ele também é responsável por atrair a atenção do público-alvo, visto que seu design é feito para atrair e convidar a pessoa para analisá-lo.
Por que usar os infográficos e quais seus benefícios?
Como estamos repletos de informações ao nosso redor, quanto melhor passarmos as informações ao outro melhor. Com isso, é fundamental passá-la com sucesso e de forma atrativa, principalmente as que são mais difíceis. De modo geral, ele traz os seguintes benefícios:
- Aumenta o entendimento;
- Chama mais a atenção;
- Melhora a absorção do conteúdo;
- Conteúdo mais escaneável.
Assim, o profissional de mídia consegue fazer campanhas mais relevantes para a persona do seu trabalho, pensando em maneiras claras sobre como alinhar um bom infográfico com o devido público.
Exemplos de infográficos
Agora que você entendeu melhor do que se trata um infográfico, é importante saber que ele pode ter 3 variações. Devido a isso, há ainda mais chances de explorar essa função e trazer ainda mais perto do público da marca. Entenda melhor sobre cada um deles
1. Infográfico estático
Esse é o modelo de infográfico mais comum e o próprio nome já diz sua forma: uma imagem padrão e sem movimento algum. Mas mesmo assim, ele é super completo, bem rico em elementos para passar ao leitor. Como ele pode contar várias informações, é fundamental ter uma divisão muito bem definida e não misturar as informações entre elas.
2. Infográfico interativo
Com o modelo interativo, é uma solução muito boa para chamar ainda mais a atenção das pessoas, visto que como há elementos móveis, a vontade de fazer uma interação aumenta. Assim, uma opção é fazer com que o usuário vá clicando para aparecer a mensagem ou precise rolar para aparecer mais informações a respeito.
3. Infográfico animado
O infográfico animado traz a informação de forma mais dinâmica, com elementos que se mexem para mostrar novas coisas ou aumentar números. Por exemplo, em uma disputa eleitoral entre duas pessoas, é possível fazer um modelo animado para mostrar qual a porcentagem de cada um em cada período analisado.
Como fazer um infográfico atrativo?
Para chamar a atenção dos consumidores, é fundamental elaborar infográficos eficientes e que ajudem a construir uma estratégia para impactar. Com isso em mente, separamos alguns tópicos sobre como fazer esse trabalho e conquistar os clientes.
Defina seus objetivos e segmente seu público
Um ponto essencial para alcançar o objetivo é a segmentação do público. Com isso, é importante categorizá-los em pequenos nichos, como personas baseadas em características em comum, seja de:
- Idade;
- Renda;
- Localização;
- Hábitos;
- Perfis de consumo.
Ou outros nichos que forem relevantes para o tipo de negócio que você trabalha. Para conseguir traçar esses perfis de forma assertiva, há várias ferramentas no mercado que conseguem trazer análises completas para você tirar vários insights.
Uma dessas opções é fornecida como serviço da Serasa Experian, nossas soluções sobre análise de mercado e segmentação de público. Com nossa expertise de comércio, trazemos relatórios completos com todas as informações úteis para você identificar como é o comportamento do seu público, a região que habitam, ticket médio de gastos, idade e muito mais.
Colete os dados e garanta a qualidade deles
Dados qualificados e confiáveis permitem direcionar a mensagem certa ao público ideal, ou seja, são essenciais para o sucesso da estratégia. Para isso, siga as seguintes etapas:
- Coleta lícita e segura;
- Tratamento das informações, avaliações de veracidade e padronização delas;
- Validação e confirmação dos dados;
- Diversidade dos dados básicos e comportamentais;
- Armazenamento para segurança e prevenção;
- Atualização para conferir se ainda são adequados.
Defina quais informações são relevantes
Esse é o momento para compreender quais são as informações que devem conter no infográfico. Para isso, você pode utilizar a metodologia 5W2H para analisar cada uma delas e entender se ela se encaixa no planejamento para entrar na apresentação, siga as seguintes perguntas:
- What? (O quê?);
- Why? (Por quê?);
- Who? (Quem?);
- When? (Quando?);
- Where? (Onde?);
- How? (Como?);
- How much? (Quanto?).
Crie um esboço do seu infográfico e depois desenvolva o projeto
Nesse ponto, você deve fazer um esboço para entender como seria a melhor forma de transmitir as informações no infográfico. Assim, faça quantos modelos forem necessários, rabisque, faça e refaça. A melhor forma de entender qual é o melhor é fazer testes e unir o melhor de cada um deles.
Com todos as ideias prontas e definidas, é o momento de criar o modelo final. Comece a elaborar o infográfico, mas saiba que ainda pode haver mudanças durante o percurso, visto que você vai compreender melhor a apresentação.
Entenda mais sobre o comportamento do consumidor e veja como é, seus tipos e importância de conhecer.
Portanto, ao elaborar um projeto por meio do infográfico, há vários caminhos para seguir, seja ele estático, movimento ou interativo ao usuário. O fundamental é que as informações não fiquem confusas, comprometendo o entendimento da pessoa.
Gostou do conteúdo e quer entender mais sobre técnicas para passar informações? Navegue pelo blog da Serasa Experian e leia mais temas como este. Até a próxima leitura!