Aquele ditado de "quem não é visto não é lembrado" faz muito sentido quando estamos falando da métrica de impressões do Instagram. Afinal, quanto maior for o número, maior será o reconhecimento da marca, ou seja, mais notada ela será.
Mas para ter boas impressões e ser mais uma das redes sociais mais usadas, como o Instagram, é preciso entender, de fato, como ela funciona e como os dados são metrificados. Assim, com esses números, você pode analisar melhor como andam suas campanhas e entender o que está dando certo e quais processos podem melhorar para, consequentemente, crescer ainda mais por lá.
Com uma análise minuciosa dessas métricas recolhidas do Instagram, é possível reconhecer o comportamento do cliente, assim como ajustar estratégias e os conteúdos do domínio para aumentar o engajamento e, por consequência, aumentar as conversões por parte dos clientes.
É por pensar no sucesso do seu negócio que a Serasa Experian separou esse conteúdo para explicar melhor sobre as impressões do Instagram, para que servem, como verificá-las e muito mais! Confira agora para ficar por dentro do assunto:
Neste conteúdo você vai ver
- O que são as impressões do Instagram?
- Para que servem e como funcionam as impressões do Instagram?
- Como ver impressões no Instagram?
- Ferramentas para visualizar e analisar as impressões do Instagram
- Confira 3 dicas de como melhorar as impressões do Instagram
- Qual a diferença entre impressão, alcance e engajamento?
- Acompanhar as impressões do Instagram vale a pena?
- Aumente as visualizações da sua rede com a Serasa Experian!
O que são as impressões do Instagram?
As impressões do Instagram são o número total de vezes que um conteúdo foi visualizado. Isso inclui todas as vezes que uma publicação apareceu na tela de um usuário, seja no feed, nos stories, ou através de compartilhamentos. Cada vez que um post é visto conta como uma impressão, mesmo que seja pela mesma pessoa várias vezes.
As impressões são diferentes do alcance, que mede o número de contas únicas que viram o conteúdo. Esta métrica é importante para entender a visibilidade geral do conteúdo e sua exposição na plataforma, ajudando criadores e marcas a avaliar o desempenho de suas estratégias no Instagram.
Resumidamente, as impressões são um compilado de quantas vezes as postagens foram vistas, seja em formato de foto ou vídeo.
Diferentemente de outras métricas do Instagram e de outras redes sociais, as impressões contabilizam todas as vezes que a postagem foi vista, assim, se alguém voltou a ver a postagem dez vezes, terá mais dez impressões na métrica.
Entender que as impressões são uma espécie de indicador de acumulação é primordial para estimar o impacto verdadeiro do seu conteúdo. Esse estilo de métrica pode auxiliar na identificação de quais publicações despertam mais o interesse dos consumidores, assim, você consegue reajustar a sua estratégia e convertê-la em compra por parte do cliente.
Leia também: como impulsionar publicações no Instagram
Para que servem e como funcionam as impressões do Instagram?
As impressões funcionam como uma ferramenta para os perfis analisarem como está o seu desempenho na rede social, ou seja, por meio dela, conseguem entender se o conteúdo criado e postado está indo bem e quanto foi o público atingido.
Dessa maneira, você consegue entender se está no caminho certo ou se deve procurar por alguma estratégia extra que seja mais correta e que desempenhe melhor.
Além disso, é possível verificar se uma postagem específica deu certo e teve muito mais interação, sendo uma percepção do que os usuários gostam, passando, assim, a produzir mais conteúdos similares. Isso acontece porque podemos analisar o período de pico com o que foi postado na mesma data.
Como ver impressões no Instagram?
Para ver como estão as impressões da conta, o usuário precisa ter o perfil comercial — o que é bem simples. Basta acessar as configurações da conta e mudar para o ramo específico em que a sua empresa se situa. Com isso, você deve ir ao perfil principal e clicar no botão "insights". Na nova tela, você verá como foi a movimentação dos últimos dias, sendo possível filtrar por 7, 17, 30 ou 90 dias.
Dessa maneira, a rede social mostrará a quantidade de pessoas que você alcançou e qual foi o crescimento desse período, apontando informações como:
- Contas alcançadas;
- Contas com engajamento;
- Total de seguidores conquistados.
Ao selecionar o tempo que deseja analisar, a ferramenta irá filtrar apenas as publicações do período, o que garante que você compreenda o que fez nesse meio tempo.
Ferramentas para visualizar e analisar as impressões do Instagram
Hoje em dia, existem diversas ferramentas na internet que são capazes de monitorar os dados recolhidos por qualquer rede social: no Instagram não é diferente! Confira abaixo dois exemplos que vão te ajudar a conseguir visualizar e analisar os insights da rede social com qualidade:
1.Instagram Insights
Quer checar o desempenho das suas postagens sem nem ter que sair do próprio Instagram? Então o Instagram Insights é a opção ideal, pois está ancorada na rede social! Acesse o Instagram e acesse esse aplicativo para analisar e visualizar todos os insights obtidos, como engajamento, impressões e alcance!
- Outras ferramentas
Outras ferramentas, como o Sprout Social, pode desempenhar as mesmas funções do Instagram Insights, além de ser muito fácil de ser manuseada. Além disso, o Iconosquare e o Hootsuite também são outras opções eficientes e você consegue recolher e analisar os dados com mais aprofundamento e comparar outras métricas relacionadas.
Leia também como funciona o Instagram Business, quanto custa e como usar
Confira 3 dicas de como melhorar as impressões do Instagram
Se você deseja aumentar a visibilidade do seu conteúdo e estabelecer sua marca como atraente para o público em geral, deve melhorar suas impressões do Instagram de maneira exponencial. É possível alcançar uma parcela de público e garantir publicações com alto engajamento com 3 dicas práticas! Confira agora e obtenha mais resultados:
- Adicione a localização e use hashtags específicas
Usar esses dois recursos de maneira combinada pode alavancar o aumento das impressões no Instagram: isso acontece porque, toda vez que um usuário pesquisa uma hashtag ou localização específica, o post da marca é visto mais vezes, uma vez que ele passa a aparecer na página como um destaque.
Evite usar hashtags populares e que não dialoguem com a persona do seu público, pois essas opções podem não integrar a identidade da sua marca. Aliás, usar localizações de lugares aleatórios que não tenha sentido com o local do negócio também é irrelevante (por exemplo, se a sua marca tem sede no Brasil, não faz sentido colocar na localização países estrangeiros).
- Crie conteúdos interessantes que incentivem as pessoas a salvá-los
Quando o usuário vê o seu post mais de uma vez, as chances das suas impressões aumentarem aumenta exponencialmente. Criar conteúdos atrativos e que despertam o interesse do público-alvo age como uma forma efetiva de fazer suas postagens serem salvas para revisitas. Informações cativantes, como curiosidades sobre o nicho, podem ser para matar a curiosidade mais tarde.
Uma ótima estratégia para que os salvamentos ocorram é deixar uma chamada para a ação no fim do post, como: "Achou nosso vídeo interessante? Então, salve para depois para ver com mais tempo!" Dessa forma, seu post será revisitado várias vezes e, até mesmo, ter impressões que não se consumariam se o usuário apenas visse/assistisse o conteúdo apenas uma vez.
- Conteúdos relevantes que as pessoas querem ver
A depender do formato que você usar, não é necessário que o público salve seus conteúdos para vê-los depois. O público também querer ver suas postagens completas imediatamente, o que faz com que o Instagram considere seu conteúdo altamente relevante e interessante, logo, distribuindo-o no feed para as pessoas.
Invista em vídeos curtos, engraçados e divertidos, alinhados à sua marca. Tutoriais e dicas costumam chamar a atenção das pessoas, seja para rever depois ou para assisti-los imediatamente. Lembre-se: os posts têm que fazer sentido com a persona da sua marca, caso contrário, o Instagram poderá não impulsioná-los corretamente.
Qual a diferença entre impressão, alcance e engajamento?
Você viu que tem alguns parâmetros diferentes na parte de impressões, certo? Mas o que cada uma delas realmente quer dizer? Veja as diferenças e entenda melhor como cada uma deve ser analisada:
- Alcance: é o número total de pessoas que viram as postagens, independentemente da quantidade de vezes. O alcance é muito importante para você conseguir verificar quantas pessoas está atingindo com as publicações, mesmo que elas terminem em conversão ou não;
- Engajamento: é alguma ação que ocorre na publicação, ou seja, se teve curtidas, salvamentos, comentários ou compartilhamentos. Com esses dados, você consegue mensurar se os posts estão engajamento o público da maneira que você planejou;
- Impressões: é o número total de visualizações que as publicações tiveram, ou seja, todas as vezes que o seu post apareceu no feed, stories ou, até mesmo, na aba de Explorar e em outros lugares da plataforma, independentemente se a mesma publicação foi vista mais de duas vezes pelo mesmo usuário.
Para se ter boas impressões, você deve verificar o alcance do seu Instagram e o engajamento que a conta tem. Assim, é fundamental alimentá-la diariamente e ter um fluxo correto de postagens.
Leia também passo a passo de como verificar o alcance no Instagram
Com isso em vista, o profissional de mídia deve ter um bom entendimento do público-alvo e garantir que as publicações estejam alinhadas com as contas que usufruem do tema. Caso contrário, todo o planejamento será em vão e as impressões ficarão baixas. Consequentemente, o perfil não crescerá como o planejado.
Acompanhar as impressões do Instagram vale a pena?
O número de impressões de um post não garante que o usuário tenha realmente consumido o conteúdo ali presente e isso pode levar à crença de que as métricas do Instagram são superficiais à primeira vista. O que muitos não sabem, é que essas métricas não podem ser descartas e possuem muito valor.
As impressões solitárias não são suficientes para categorizar o sucesso de uma estratégia de marketing e afins, uma vez que esses dados se tornam mais significativos e relevantes quando analisados em sintonia com outros indicadores de desempenho, como os objetivos da marca, por exemplo.
Imagine a seguinte situação: uma publicação registrou muitas impressões, porém teve pouco alcance. Esse é um forte indicador de que um mesmo público visualizou o mesmo conteúdo várias vezes. Essa visualização repetida pode ser benéfica para fazer sua marca ser lembrada. Entretanto, caso o seu objetivo seja aumentar o alcance e impactar mais pessoas, provavelmente sua estratégia deverá passar por uma reformulação.
Os comentários, cliques e curtidas devem estar entrelaçadas com as interações e impressões se o objetivo é o engajamento: somente dessa maneira você conseguirá calcular a quantidade de engajamento em relação ao número de impressões, além de conseguir comparar a performance recebida em relação a outros publicações da marca.
Aumente as visualizações da sua rede com a Serasa Experian!
Para ter mais impressões, o seu conhecimento sobre a sua persona e o seu público-alvo deve ser mais investigado e definido, com amplo conhecimento a respeito de tom de fala, idade, ticket médio e os tipos de interesse das pessoas.
Você sabia que uma boa estratégia de mapeamento de público-alvo e persona pode transformar seus resultados de marketing? Neste vídeo, vamos explicar as diferenças entre público-alvo e persona e como definir ambos para aumentar suas chances de conversão e alcançar melhores resultados.
Aprenda como entender seu público, criar conteúdos mais assertivos e melhorar suas vendas com as soluções de marketing da Serasa Experian. Confira nosso vídeo de como definir seu público-alvo e persona para aumentar suas vendas
Para isso, você pode contar com as soluções da Serasa Experian para segmentar o seu público! Conosco, é possível criar campanhas e publicações com mais posicionamento e conseguir atingir a audiência que está buscando, tendo maior engajamento e aumento das impressões da marca.
Portanto, o profissional de mídia deve estar sempre atento aos números da rede social, entendendo e tirando várias percepções ao longo dos períodos para compreender como está o andamento do perfil, se está em exponencial e o que ele fez para esses números aumentarem.
Gostou deste conteúdo exclusivo? Continue navegando pelo blog da Serasa Experian e entenda como aumentar o seu alcance e ter mais reconhecimento nas suas redes sociais. Agora, que tal descobrir mais a fundo o que é persona, como funciona e como defini-la? Até o próximo post!