Descubra algumas curiosidades sobre este dia tão importante!

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que tem como objetivo celebrar as conquistas das mulheres e reforçar a luta por seus direitos.

A data é celebrada no dia 8 de março em diversos países do mundo e marca um momento importante na história das mulheres, que lutaram e ainda lutam por uma sociedade mais justa e igualitária.

Continue a leitura do nosso conteúdo até o final para saber mais!

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?

O primeiro registro histórico de um movimento organizado em prol dos direitos das mulheres data do final do século XIX, em Nova York, nos Estados Unidos, onde trabalhadoras de fábricas têxteis realizaram uma greve reivindicando melhores condições de trabalho, salários justos e redução da carga horária.

O acontecimento se deu no dia 08 de março de 1908, e a manifestação reuniu mais de 15 mil mulheres. Todas elas lutaram e exigiram ali por igualdade política e econômica.

No entanto, foi apenas em 1910 que a data foi instituída como o Dia Internacional da Mulher. Depois de uma conferência realizada em Copenhague, na Dinamarca, quando um grupo chamado de ‘As sufragistas’ propôs que a data fosse dedicada às mulheres que morreram durante a grave.

O grupo progressista, até então liderado pela socialista alemã Clara Zetkin, entendia que fazer isso poderia trazer mais visibilidade sobre as pautas femininas e mobilizar a sociedade em favor de algumas causas, como o direito ao voto.

Em 19 de março de 1911, ocorreu a primeira celebração do Dia Internacional da Mulher na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Contudo, a data foi oficializada somente em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Qual é a importância do Dia Internacional da Mulher?

A celebração do Dia Internacional da Mulher é uma forma de homenagear as mulheres que lutaram por seus direitos ao longo da história e reconhecer a importância do papel feminino na sociedade, e nas diferentes áreas como a ciência, a arte, a política, nos esportes e tantos outros.

Além disso, temos também a oportunidade de discutir sobre questões relevantes para as mulheres, como a violência de gênero, desigualdade salarial ou discriminação em cargos públicos, por exemplo.

E quanto à área profissional, sabemos que muitas mulheres já enfrentaram, ou ainda enfrentam, grandes obstáculos e preconceitos para alcançar o sucesso em suas carreiras. Tudo isso porque o mercado tradicional, em sua maioria representado por homens, encontra desculpas para não promovê-las ou colocá-las em lugares de poder.

Seja por qualquer que seja o motivo, essa atitude faz com que elas tenham que se esforçar até duas ou três vezes mais do que qualquer outro colega.

Como o Dia Internacional da Mulher ajudou as mulheres na sociedade atual?

Ao longo dos anos, a data tem sido uma oportunidade para lembrar as conquistas alcançadas pelas mulheres e, ao mesmo tempo, ressaltar os desafios que ainda precisam ser enfrentados para garantir que elas tenham as mesmas oportunidades que os homens.

Algumas das principais mudanças que ocorreram na sociedade atual como resultado do Dia Internacional da Mulher incluem:

 

  • Maior representação política: O Dia Internacional da Mulher ajudou a aumentar a participação das mulheres na política. Hoje, em muitos países, as mulheres ocupam posições de destaque no governo e têm a oportunidade de fazer ouvir suas vozes e defender seus direitos.
  • Melhores condições de trabalho: As mulheres têm conquistado melhores condições de trabalho graças ao Dia Internacional da Mulher. Leis foram criadas em muitos países para garantir a igualdade de salários e direitos no ambiente de trabalho.
  • Maior conscientização sobre a violência contra as mulheres: O Dia Internacional da Mulher tem sido uma oportunidade para destacar a violência que muitas mulheres ainda enfrentam no mundo. A conscientização tem levado a mudanças na legislação em muitos países e a uma maior proteção para as vítimas.
  • Aumento da conscientização sobre a igualdade de gênero: O Dia Internacional da Mulher ajudou a conscientizar as pessoas sobre a importância da igualdade de gênero e como ela pode melhorar a vida das mulheres. Ainda há muito a ser feito para garantir que a igualdade de gênero seja uma realidade para todos, mas o Dia Internacional da Mulher tem sido fundamental para avançarmos nessa luta.

Como é a celebração do Dia Internacional da Mulher

O dia 08 de março é celebrado em diversos países do mundo, onde são promovidas diversas comemorações que reúnem mulheres de diferentes origens e idades para a promoção de temas importantes para todas.

Em alguns lugares, há a realização de marchas, manifestações, palestras, seminários e outras atividades também.

Além disso, a celebração do Dia Internacional da Mulher é um feriado nacional e muitas empresas dão para suas funcionárias um dia de folga. E essa é uma forma delas reconhecerem a importância das mulheres no mercado de trabalho.

Como é celebrado o Dia Internacional da Mulher no Brasil?

No Brasil, o dia é marcado por muitos eventos e exposição de movimentos que defendem as causas femininas. Entre os mais famosos, podemos destacar as marchas e manifestações que acontecem em diversas cidades.

Em diferentes escolas, e também em faculdades, são oferecidas palestras, debates e outras atividades relevantes para conscientizar a população sobre as  questões de gênero.

É possível também observar um maior movimento no comércio. Pois as empresas veem na data como uma oportunidade para se conectarem com o seu público feminino, garantindo a elas descontos e promoções em vendas.

Por isso, é preciso estar atento às tendências e estratégias que podem promover a sua marca e garantir a atenção do público certo.

Como o Audiências Digitais pode ajudar o seu negócio?

E foi pensando em ajudar os empreendedores, que a Serasa Experian lançou ao mercado o: Audiências Digitais. Uma opção muito vantajosa para as empresas que querem impulsionar os seus anúncios durante o Dia Internacional das Mulheres e em tantas outras datas comemorativas.

Através de uma base inteligente de dados, ele oferece ao seu negócio tudo aquilo que você precisa saber sobre o seu público-alvo. Ou seja, informações sobre seu comportamento na internet e quais são suas preferências de consumo.

Isso não apenas torna suas campanhas de anúncios online mais efetivas, pois serão direcionadas as mulheres certas, como as tornam mais rentáveis também.

Como um exemplo prático: você pode usar o marketing de influência para se aproximar do público feminino. Influenciadoras digitais com grande presença na internet podem ser uma ótima forma de alcançar esse público, uma vez que elas têm um grande número de seguidoras que se identificam com as suas opiniões e gostos.

Conclusão

O Dia Internacional da Mulher é uma data que carrega representativa histórica sobre a luta das mulheres por seus direitos e pela igualdade de gênero em todo o mundo.

Desde sua origem, no final do século XIX e início do século XX, o Dia Internacional da Mulher vem sendo um símbolo de resistência e luta feminina.

As mulheres já conquistaram muitos avanços em relação a décadas atrás, mas ainda sim enfrentam muitos preconceitos. Uma das questões mais urgentes é a violência de gênero, que afeta milhões delas em todo o mundo.

No entanto, o Dia Internacional da Mulher também é uma oportunidade para celebrar as conquistas das mulheres, bem como para reconhecer suas contribuições para a sociedade. As mulheres têm desempenhado papéis importantes nas diferentes áreas e, por isso, não só precisam como devem ser valorizadas.

O tema do Dia Internacional da Mulher promovido pela ONU muda a cada ano, mas sempre está ligado a questões relacionadas aos direitos das mulheres. Em 2021, por exemplo, o tema foi "Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual em um mundo COVID-19", que destacou a importância das mulheres na liderança durante a pandemia.

Por fim, é preciso lembrar que o respeito não é uma questão apenas das mulheres, mas sim de toda a sociedade. Todos nós temos um papel a desempenhar na luta pela igualdade e devemos nos unir para garantir que todas as pessoas, independentemente do gênero, tenham oportunidades iguais na vida.