Buscar por crescimento é uma constante que vemos em boa parte das empresas, como estudos e planejamentos estratégicos para analisar e executar os melhores resultados possíveis, tudo a fim de trazer mais clientes e reter boa parte deles, para, consequentemente, aumentar a conversão do negócio.
Um desses meios de crescimento é o Growth Marketing, uma análise da instituição para aprimorar o relacionamento com o público e aplicar boas práticas para agradá-lo ou chamar a atenção dele de alguma forma, trazendo-o mais para perto da marca.
Quer entender melhor sobre essa estratégia e como utilizá-la a seu favor? Continue na Serasa Experian e aproveite a leitura!
O que é Growth Marketing?
De modo geral, o growth marketing é uma parte estratégica para trazer mais clientes para um negócio por meio de boas práticas que geram uma conexão entre o público e a marca. Para isso, a organização deve entender, de fato, qual o comportamento e gostos dos consumidores, criando uma persona que tenha o perfil mais próximo possível do real.
Essa estratégia é voltada principalmente para o longo prazo, visto que está focada no relacionamento com o cliente e a busca por retê-lo com a criação de um vínculo entre marca e cliente. Para isso ocorrer, a empresa busca por melhorias graduais para agradar seu público e criar uma relação com naturalidade, sem forçar essa aproximação.
As campanhas de growth marketing podem ser feitas de diferentes formas, como métodos para aumentar o acesso ao site, crescer em redes sociais ou conseguir mais leads para um canal específico de vendas. Portanto, essa é uma estratégia que sempre visa atrair novos clientes por algum meio e para algum lugar definido pela instituição.
Quais são as fases do Growth Marketing?
Para desenvolver o growth marketing na empresa existem algumas fases. Assim, cada uma conta com um ponto essencial para que todo esse processo fique completo, correto e que sua aplicação tenha os devidos benefícios para o crescimento. Confira quais são as quatro fases e o que abordar em cada um desses passos:
1. Análise dos dados
Primeiramente, é necessário fazer um levantamento quantitativo e qualitativo sobre o negócio. Você precisa entender como está a situação atual do relacionamento do cliente com a empresa, como identificar qual é a taxa de retenção, os índices da jornada de compras e como os clientes chegam no seu negócio em cada canal utilizado, além de outros fatores determinados pela equipe.
Como essa é uma fase de análises, você pode utilizar de soluções para compreender melhor qual é a segmentação do seu público, conseguindo entender sua persona e criar campanhas de marketing mais assertivas.
Para isso, você pode se beneficiar do Audiências Digitais, uma solução da Serasa Experian que permite você ter mais entendimento e compreensão do seu público-alvo, com insights valiosos para aumentar o nível das suas campanhas, trazer mais rentabilidade e ter mais alcance de público.
Com isso detalhado, a instituição saberá quais são as lacunas e o que deve ser realizado para suprir essa necessidade.
2. Priorização
Como provavelmente haverá mais de uma demanda levantada na análise dos dados, é essencial que seja feita uma priorização das atividades. Desse modo, deve-se enumerar quais são as primeiras e últimas prioridades para deixar a organização mais assertiva e entender o que deve ser feito.
Além disso, nessa fase, também é preciso identificar os meios para executar, ou seja, buscar como cada uma dessas prioridades será efetuada. Assim, é crucial que o time tenha várias reuniões para expor seus pontos de vista e ideais para desenvolver o relacionamento com o público-alvo.
3. Execução
Com a priorização já definida, é o momento de começar a executar as demandas e, como a equipe já colocou tudo em ordem, seguir os passos se tornará mais fácil. Desse modo, aqui, a ideia é ir executando gradualmente as campanhas para que uma não se sobressaia à outra e os resultados fiquem difíceis de analisar ou acabem atrapalhando a outra.
4. Análise dos resultados
Com as campanhas em andamento, a análise de resultados é outro fator que deve ser posto no processo de fases do growth marketing. Afinal, entender como estão as publicidades e os resultados que estão sendo desempenhados é fundamental para compreender se todo o trabalho está dando certo ou ainda precisa de ajustes.
Quais são os motivos para utilizar o Growth Marketing na empresa?
Com o growth marketing, o profissional responsável pelo setor pode ter mais conhecimento sobre o público-alvo da empresa, conseguindo desenvolver o seu olhar crítico e ter uma mentalidade mais precisa sobre como agir com eles. Compreendendo os prós e contras de executar certas campanhas.
Assim, ele entenderá como proceder em cada campanha conduzida na organização e terá menos chances de erros ou desvios das prioridades da instituição. Portanto, o growth marketing é uma forma de analisar quais são as lacunas da empresa, ou seja, onde estão faltando estratégias e a aquisição de público é menor, para, assim, criar meios de aumentar o engajamento nesse canal.
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