A parte analítica dos projetos deve ser sempre bem precisa e com o máximo de insights possíveis, visto que, quanto mais informações tiver a respeito dele, melhor serão os próximos passos do planejamento. Como temos várias plataformas para fazer esse processo, é necessário entender como elas funcionam e integrá-las com outras para nos trazer dados mais completos.
Uma dessas formas de tirar mais percepções é com o Google Search Console (GSC), uma plataforma do Google que traz uma visão geral do site, desde desempenho até otimizações necessárias para melhorá-lo.
Quer entender mais sobre essa ferramenta e como ela funciona? Continue com a Serasa Experian e confira o que separamos sobre ela. Boa leitura!
Neste conteúdo você vai ver
O que é o Google Search Console?
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita oferecida pelo próprio Google. Ela permite que os proprietários/gestores de sites monitorem e otimizem o desempenho dos domínios com base nos resultados que a plataforma fornece.
Nesse sentido, ao utilizar o Google Search Console, é possível tirar várias percepções que estavam fora da visão de quem o monitora. Por exemplo, há chances de perceber como otimizar conteúdos para aumentar a visibilidade no motor de busca, corrigir problemas técnicos que podem prejudicar a indexação e monitorar o desempenho geral do site.
Assim, quanto mais o profissional trabalhar em cima desses dados, mais chances terá de melhorar o site e de aparecer nas primeiras posições do Google.
Como essa ferramenta funciona?
O modo que o GSC funciona é bem simples, já que a ferramenta é bem intuitiva e traz de forma bem clara cada função. Como vimos, há ainda vários feedbacks sobre como está o site. Confira quais são:
- Status de indexação: mostra quantos URLs estão indexados e quantos e quais ainda precisam ser;
- Erros de rastreamento: traz quais problemas há no site, como URLs 404 ou problemas de acesso;
- Desempenho de pesquisa: traz como o domínio está desempenhando no Google, incluindo impressões, cliques, taxa de cliques (CTR) e posição média nos resultados;
- Sitemap: ajuda a entender toda a estrutura do site e das páginas;
- Correção de problemas: alerta sobre possíveis problemas, como malware, páginas hackeadas e outros;
- Melhorias de usabilidade: fornece insights para melhorar as páginas, seja na versão desktop ou mobile.
Dessa forma, essas informações são super importantes para profissionais de marketing digital e desenvolvedores web que desejam garantir que todo o site esteja desempenhando assertivamente no Google e que o usuário tenha a melhor experiência possível enquanto estiver navegando.
Dicas para utilizar o Google Search Console em campanhas de mídia
O GSC é uma ferramenta excelente para os profissionais de mídias acompanharem e entenderem melhor como está o andamento de todas as campanhas. Assim, para garantir maior fluidez ao utilizar o Google Search Console, podemos seguir alguns passos que facilitam esse processo. Com isso, vamos criando o hábito de sempre analisá-lo, garantindo mais engajamento com o projeto.
Confira o que você deve ter em mente para utilizar o GSC a favor das suas campanhas:
1. Pratique o monitoramento
A prática do monitoramento na ferramenta te permite analisar como foi o crescimento do site. Por exemplo, você consegue comparar períodos e ver o quanto cresceu, como em cliques e visualizações, ou, no caso contrário, ver se houve uma queda. Nesse ponto, caberá uma análise para entender.
Mas lembre-se: se antes você estava com uma campanha ativa e até mesmo pagando vários anúncios e depois parou, é normal que os números caiam, então, não se assuste tanto. Entretanto, se esse não for o caso, busque tirar uma conclusão e estude a fundo.
2. Acompanhe os termos conquistados e perdidos
Na plataforma, você consegue visualizar quais foram os termos conquistados e perdidos, ou seja, ela vai te mostrar as principais palavras-chave que você teve no período. Dessa forma, você pode identificar como os usuários acessam o seu site e traçar mais ações com aquele termo.
3. Corrija todos os erros possíveis
Como o GSC traz um relatório bem completo dos erros, o ideal é que busque corrigir todos ou quase todos. Ao executar essa demanda, a experiência do usuário vai melhorar e ele terá uma satisfação melhor ao acessar o seu site. Com isso, as chances dele permanecer por lá e realizar algum tipo de conversão é muito maior.
Mesmo que sejam melhorias simples, elas fazem toda a diferença. E além de melhorar a experiência, também é um dos diferenciais para o Google deixar seu site nas primeiras posições.
4. Invista em outras plataformas para gerar insights valiosos
Por último, não deixe de utilizar outras ferramentas para aumentar sua compreensão sobre o seu site, como o Google Analytics, Ahrefs, Semrush e várias outras. Quanto mais suportes procurar para as suas campanhas, mais elaboradas elas serão e terão uma aceitação melhor do público, já que você está alinhado-as com a persona da marca.
Outra ferramenta que vai garantir que você entenda muito mais sobre o seu público-alvo é o Mosaic, da Serasa Experian. Ele foi criado utilizando modelos estatísticos e analíticos, visando identificar segmentos da sociedade brasileira que compartilham características semelhantes. Para isso, essas características são agrupadas em 11 categorias e 40 segmentos distintos.
Desse modo, é possível entender melhor como é o comportamento do público por regiões e conferir como alinhar isso para suas análises do GSC com as outras ferramentas. Portanto, ficar atento a essas dicas é um passo para traçar campanhas de marketing mais fundamentadas e conforme o que os usuários desejam ter acesso.
Gostou do conteúdo e quer entender sobre como é o funcionamento das outras ferramentas do Google? Navegue mais pelo nosso blog e leia mais. Ah, e não deixe de conferir nosso post sobre o Google Tag Manager. Até a próxima!