Gestão de tráfego é uma estratégia de marketing digital que visa aumentar o fluxo de visitantes de uma rede social ou site de uma marca. O profissional responsável por essa gestão está ligado intrinsecamente ao tráfego pago como Google Ads e Facebook Ads. Mas, hoje em dia, a gestão já inclui outros tipos de tráfego como o orgânico e o social.
Hoje vamos conversar um pouco sobre gestão de tráfego e entender como investir seu negócio pode investir nesta estratégia, acompanhe!
Neste conteúdo você vai ver
Gestão de tráfego: o que é e para que serve?
A gestão de tráfego consiste em um conjunto de atividades que visa atrair mais visitantes para um site, blog ou uma rede social.
Essa ação traz como resultado uma melhor visibilidade, um melhor posicionamento da marca entre os concorrentes, aumento de vendas e, portanto, aumento no faturamento.
Como funciona a gestão de tráfego?
Diversas funções envolvem a gestão de tráfegos. Dentre elas o segmento de público, análise das métricas para gerenciar os visitantes e a escolha de quais canais digitais são indicados para determinada empresa.
Essa estratégia é cada vez mais importante no marketing digital e as empresas que querem converter seus visitantes em leads qualificados devem ficar atentas a essa tendência do mercado.
Tipos de tráfegos
Os tráfegos são como caminhos para os usuários chegarem até um canal digital. Os mais conhecidos são o pago e o orgânico, mas ainda existem outros. Veremos em detalhes os principais:
Tráfego orgânico
O tráfego orgânico é todo aquele gerado de forma natural, sem o pagamento de anúncios. Ele tem origem nos mecanismos de buscas, principalmente no Google. São aqueles resultados que aparecem nas primeiras posições sem a tag "anúncios".
Esse tipo de tráfego tem mais valor a longo prazo para a autoridade de uma empresa. Vale aquele ditado: quem é visto, é lembrado! Por isso, já existe uma estratégia que visa melhorar a posição do site na página do Google.
O SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca) utiliza técnicas de otimização de conteúdo, linkagens assertivas, melhora da velocidade do site e outras que visam atrair o tráfego orgânico.
Tráfego pago
Já o tráfego pago acontece por meio de anúncios em redes sociais, sites, mecanismos de busca e como o próprio nome diz, sempre com algum custo para quem contrata.
Mas ele é um meio bastante eficaz e imediatista e pode ser um complemento ao tráfico orgânico, com um resultado a longo prazo.
O Google Ads, o Facebook Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads, Youtube Ads e Taboola são alguns dos principais canais de tráfego pago.
Tráfego de e-mail marketing
É o tráfego que vem do clique de um e-mail que a sua empresa enviou. Geralmente, ele vem após o usuário se inscrever no site para receber algum conteúdo.
Este tipo de tráfego é considerado bastante valioso, pois o usuário que aceita receber e-mails está depositando um voto de confiança à marca.
A empresa deve aproveitar para investir nesse relacionamento como enviando bons conteúdos, descontos, frete grátis que irão reverter em aumento de clique na sua página e com grandes chances de conquistar um cliente.
Tráfego social
O tráfego social é uma forma de potencializar um negócio utilizando as redes sociais. Ele vem a partir de links em publicações, perfis, stories do Facebook, Instagram, LinkedIn, dentre outros.
As redes sociais são uma ótima maneira de se aproximar dos usuários de forma divertida e descontraída e aumentar a visibilidade da sua marca.
Tráfego direto
O tráfego direto é aquele que vem de um usuário que já conhece sua empresa e quer acessar o seu site, blog ou e-commerce. Podemos defini-lo o caminho ideal, que todo negócio sonha.
O que faz um gestor de tráfego?
O gestor de tráfego é o profissional responsável por desenvolver, acompanhar, analisar e otimizar as campanhas de tráfego em diferentes canais.
Para isso, ele precisa ter um conhecimento multidisciplinar de analítica, marketing digital e estar atualizado com as tendências do mercado. Veja algumas funções que fazem parte da sua rotina:
- Gerar estudos de palavra-chave e de públicos para planejamento e implementação de campanhas;
- Desenvolver o planejamento, criação e otimização de campanhas de Mídia Paga;
- Elaborar relatórios para metrificar os resultados;
- Distribuir a verba entre os canais de Mídia Paga;
- Gerenciar as campanhas de mídia e procurar oportunidades de melhoria;
- Criar contas, perfis ou gerenciadores de campanhas para os clientes.
Aproveite sua leitura sobre este tema e conheça o Mosaic, uma ferramenta útil para o gestor de tráfego segmentar o público alvo e obter insights na sua tomadas de decisões.
Qual o salário de um gestor de tráfego?
Ter um gestor de tráfego na equipe de marketing é uma necessidade crescente nas empresas que querem crescer e serem reconhecidas.
No Brasil, o salário médio mensal desse profissional varia entre R$ 2.500,00 a R$ 5.000,00, dependendo do nível de conhecimento.
Os profissionais com grande experiência e autoridade no assunto podem chegar a faturar até R$ 20.000,00 por mês.
Como ser um gestor de tráfego?
Com a expectativa positiva da profissão de gestor de tráfego para o futuro, muitas pessoas querem se preparar para ocupar cargos como este. O profissional pode iniciar fazendo cursos de gestão de tráfego para aprender técnicas para as principais ferramentas de uso e de marketing digital.
Além das qualificações por cursos, o interessado precisa ter um perfil analítico, gostar de dados e de desafios. Afinal, o investimento do cliente estará baseado na tomada das suas decisões.
A profissão é relativamente nova e está ligada diretamente ao mundo digital, que está em constante desenvolvimento. Por isso, é importante estar sempre se atualizando com as ferramentas e ir evoluindo com a experiência.
Você já sabia a importância da gestão de tráfego? Hoje falamos um pouco sobre a importância dessa ferramenta do marketing digital. E que tal aproveitar para ler também nosso conteúdo sobre análise de dados e entender o que é, quais os tipos e como implantar em seu negócio?
Continue acompanhando o blog da Serasa Experian para mais conteúdos como este. Até a próxima!