Gestão de tráfego é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo aumentar o fluxo de visitantes de uma rede social ou site de uma marca. O profissional responsável por essa gestão está ligado intrinsecamente ao tráfego pago, como o Google Ads e o Facebook Ads. Hoje em dia, a gestão já inclui outros tipos de tráfego, como o orgânico e o social.
A gestão de tráfego é indispensável para marcas que querem alcançar resultados sólidos no marketing digital. Essa estratégia que revolucionou o mercado permite direcionar os visitantes corretos para os canais da empresa, logo, as chances de conversão aumentam. Independentemente de ser pago ou orgânico, o tráfego que é gerenciado corretamente tem o poder de garantir que a audiência esteja no foco do seu negócio.
Neste conteúdo da Serasa Experian, vamos explorar juntos o que é a gestão de tráfego, como ela funciona e os principais benefícios que ela pode trazer para você e sua marca. Caso você esteja buscando maneiras de atrair mais visitantes e melhorar o desempenho dos seus canais digitais, continue lendo e entenda como essa estratégia pode impulsionar seu negócio! Confira a seguir:
Neste conteúdo você vai ver
- O que é gestão de tráfego?
- Como funciona a gestão de tráfego?
- O que faz um gestor de tráfego?
- Quais são as funções de um gestor de tráfego?
- Qual é o salário de um gestor de tráfego?
- Quais são os 4 principais canais para gerar tráfego?
- Por que o gestor de tráfego deve ser valorizado?
- Qual a importância da segmentação de audiência para o gestor de tráfego
- A relevância do gestor de tráfego no mercado atual
- Serasa Experian: segmente o seu público conosco!
O que é gestão de tráfego?
A gestão de tráfego é composta por um conjunto estratégico de ações que têm como principal objetivo atrair visitantes qualificados para um site, blog ou rede social de uma empresa ou marca. Essa estratégia permite que a visibilidade online cresça exponencialmente, além de criar oportunidades para aumentar o engajamento com o público.
Quando implementada da forma certa, a gestão de tráfego vai além de atrair novos consumidores. Ela ajuda a sua marca a se posicionar como uma referência em seu segmento e se destaca entre os concorrentes. O resultado de tudo isso é um ciclo de crescimento que potencializa vendas e impacta o faturamento da empresa positivamente.
Como funciona a gestão de tráfego?
Gestão de tráfego é uma estratégia de marketing digital que visa direcionar visitantes qualificados para um site ou plataforma online. Ela serve para aumentar a visibilidade da marca, gerar leads, impulsionar vendas e otimizar campanhas de marketing. Através de técnicas como SEO, mídia paga, marketing de conteúdo e redes sociais, a gestão de tráfego busca melhorar o retorno sobre investimento em publicidade, construir autoridade no mercado e fidelizar clientes.
Seu objetivo principal é maximizar a presença online da empresa, atraindo e convertendo visitantes em clientes potenciais, além de fornecer dados valiosos para refinar estratégias de marketing digital.
Diversas funções envolvem a gestão de tráfego, como a segmentação de público, a análise das métricas para gerenciar os visitantes e a escolha de quais canais digitais são indicados para determinada empresa. Essa estratégia é cada vez mais importante no marketing digital, por isso, as empresas que querem converter seus visitantes em leads qualificados devem ficar atentos a essa tendência do mercado.
O que faz um gestor de tráfego?
O gestor de tráfego é o profissional responsável por desenvolver, acompanhar, analisar e otimizar as campanhas de tráfego em diferentes canais. Para isso, ele precisa ter um conhecimento multidisciplinar de análise, marketing digital e estar atualizado quanto às tendências do mercado. Confira algumas funções que fazem parte da sua rotina:
- Gerar estudos de palavra-chave e de públicos para planejamento e implementação de campanhas;
- Desenvolver o planejamento, a criação e a otimização de campanhas de mídia paga;
- Elaborar relatórios para mensurar os resultados;
- Distribuir a verba entre os canais de mídia paga;
- Gerenciar as campanhas de mídia e procurar oportunidades de melhoria;
- Criar contas, perfis ou gerenciadores de campanhas para os clientes.
Aproveite sua leitura sobre o tema e conheça o Mosaic, uma ferramenta útil para o gestor de tráfego segmentar o público-alvo e obter insights na sua tomada de decisões!
Quais são as funções de um gestor de tráfego?
O que gestor de tráfego faz, nós já sabemos, porém quais são as funções específicas do dia a dia desse profissional? Na criação de anúncios ou em campanhas de inbound marketing, o gestor de tráfego também tem sua participação. Porém, esse profissional também possui outras responsabilidades comuns e que são demandas essenciais do mercado, como:
- Implementar campanhas e fazer um estudo aprofundado do público-alvo e das palavras-chave;
- Pensar na melhora, planejamento e criação das campanhas de mídia paga;
- Identificar oportunidades de melhora, além de monitorar e analisar campanhas diversas;
- Analisar o impacto das estratégias gerais de marketing e avaliar o retorno das campanhas, além de colaborar com um gerente de contas durante esse processo;
- A fim de calcular os resultados obtidos de maneira objetiva e clara, o gestor de tráfego também deve desenvolver relatórios completos acerca desses dados.
Em relação ao último tópico apresentado, é sempre necessário que duas perguntas principais sejam respondidas em relação a esses insights:
- O por quê: o gestor de tráfego deve explicar com uma análise diagnóstica todo os dados recebidos.
- O que fazer: para corrigir e melhorar a conta da marca, o gestor deve recomendar ações que resolvam os problemas pendentes.
Não menos importante, é de grande valia lembrar que todas essas funções podem mudar de acordo com o tipo de agência ou empresa, uma vez que trabalhos mais difíceis de lidar podem demandar atenção especial do gestor de tráfego, além de competências profissionais específicas.
Qual é o salário de um gestor de tráfego?
Ter um gestor de tráfego na sua equipe de marketing se tornou uma necessidade crescente nas empresas que querem crescer e serem reconhecidas. No Brasil, o salário médio mensal desse profissional varia entre R$ 2.500,00 a R$ 5.000,00 a depender do nível de conhecimento. Os profissionais com grande experiência e autoridade no assunto podem chegar a faturar até R$ 20.000,00 por mês.
Quais são os 4 principais canais para gerar tráfego?
Os tipos mais conhecidos de tráfego são o pago e o orgânico, os quais são mais usados pelas agências e empresas para atingir resultados específicos, porém ainda existem outras técnicas além dessas duas! Confira mais detalhes sobre os outros principais tipos e suas características próprias:
- Tráfego orgânico
O tráfego orgânico é todo aquele gerado de forma natural, sem o pagamento de anúncios. Ele tem origem nos mecanismos de buscas, principalmente no Google, e é produzido com uso de estratégias de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca). São aqueles resultados que aparecem nas primeiras posições sem a tag de "Patrocinado".
Esse tipo de tráfego tem mais valor a longo prazo para a autoridade de uma empresa, pois quem é visto é lembrado! Por isso, essa técnica existe com o objetivo de melhorar a posição do site na página de pesquisa do Google.
O SEO é uma estratégia de marketing digital centrada no Google que utiliza técnicas de otimização de conteúdo, linkagens precisas, melhora da velocidade do site e outras estratégias que visam atrair maior tráfego orgânico.
- Tráfego pago
Já o tráfego pago acontece por meio de anúncios em redes sociais, sites, mecanismos de busca e, como o próprio nome diz, sempre com algum custo para quem contrata. Ele é um meio bastante eficaz para quem procura uma solução imediata e pode ser um complemento ao tráfego orgânico.
Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, YouTube Ads e Taboola são alguns dos principais canais de tráfego pago. Caso você se interesse por esse tipo, vale a pena conferir algumas dessas ferramentas.
- Tráfego de e-mail marketing
Esse tipo é o tráfego que vem do clique de um e-mail que a sua empresa enviou. Geralmente, ele vem após o usuário se inscrever no site para receber algum conteúdo. Esse tipo de tráfego é considerado bastante valioso, uma vez que o usuário que aceita receber e-mails está depositando um voto de confiança à sua marca.
A empresa deve aproveitar para investir nesse relacionamento, como enviar bons conteúdos, descontos, frete grátis que irão reverter em aumento de clique na sua página. Tudo isso faz você, pessoa empreendedora, ter grandes chances de conquistar um cliente.
- Tráfego social
O tráfego social é uma forma de potencializar um negócio ao usar as redes sociais. Ele vem a partir de links em publicações, perfis, stories do Facebook, Instagram, LinkedIn e outros. As redes sociais são uma ótima maneira de se aproximar dos usuários de forma divertida e descontraída e aumentar a visibilidade da sua marca. Invista na personalidade do seu negócio para obter resultados ainda maiores.
Bônus: tráfego direto
O tráfego direto é aquele que vem de um usuário que já conhece sua empresa e quer acessar o seu site, blog ou e-commerce. Podemos defini-lo como o caminho ideal que todo negócio sonha! Marcas de notoriedade ou até mesmo que possuem uma boa experiência do usuário (UX) têm o prazer de desfrutar desse tráfego, como marcas de automóveis famosas.
Por que o gestor de tráfego deve ser valorizado?
Listamos alguns fatores para isso:
- Impacto direto no faturamento: esse profissional dedicado é o grande responsável por atrair tráfego de qualidade para o site ou loja virtual, aumentando indiretamente as conversões em vendas. Seu trabalho está intrinsecamente ligado aos resultados financeiros do negócio;
- Domínio técnico: para entender plataformas como Google Ads, Facebook Ads e outras redes de publicidade paga, esse profissional necessita de estudo e dedicação. Aliás, ele deve interpretar métricas, fazer testes, melhorar campanhas e ajustar estratégias para maximizar o ROI;
- Adaptação constante: o mercado de publicidade digital está sempre mudando e isso é fato. Logo, um bom gestor de tráfego pago deve acompanhar atualizações de algoritmos, tendências e novas ferramentas modernas para manter a vitalidade das campanhas;
- Habilidades multidisciplinares: além de todas as competências técnicas, também é necessário ter uma boa visão estratégica, habilidades de comunicação, capacidade analítica e criatividade para desenvolver campanhas variadas;
- Responsabilidade: por último e não menos importante, gerenciar grandes orçamentos publicitários exige que um alto nível de responsabilidade esteja envolvido, já que o menor erro pode causar prejuízos financeiros irreversíveis.
Qual a importância da segmentação de audiência para o gestor de tráfego
A segmentação é crucial para o gestor de tráfego pois permite direcionar campanhas e conteúdo para públicos específicos, aumentando a eficácia das estratégias de marketing. Ao identificar e focar em grupos com características, interesses e comportamentos semelhantes, o gestor pode criar mensagens mais relevantes e personalizadas, melhorando as taxas de conversão e o retorno sobre o investimento.
A segmentação também ajuda a otimizar o orçamento, concentrando recursos em audiências mais propensas a se engajar com a marca ou comprar produtos. Além disso, facilita a análise de desempenho e a tomada de decisões baseadas em dados, permitindo ajustes precisos nas campanhas para maximizar resultados e alcançar os objetivos de negócio de forma mais eficiente.
Neste vídeo, vamos explicar as diferenças entre público-alvo e persona e como definir ambos para aumentar suas chances de conversão e alcançar melhores resultados. Aprenda como entender seu público, criar uma estratégia de tráfego mais assertivos e melhorar suas vendas com as soluções de marketing da Serasa Experian. Confira nosso vídeo de como definir seu público-alvo e persona para aumentar suas vendas
A relevância do gestor de tráfego no mercado atual
O protagonismo do gestor de tráfego tem aumentado exponencialmente dentro do mercado atual, pois ele colabora para a estratégia, equipe e outros aspectos de uma empresa ou agência. Esse profissional é capaz de analisar qual campanha de marketing deve ser aplicada em determinada necessidade do negócio (apesar da maioria estar centrada no topo de funil), uma vez que o seu conhecimento está centrado em na criação de estratégias.
Quando um visitante do seu e-commerce é convertido em um lead, automaticamente sua presença passa a ser um ativo no time de marketing: após isso, esse mesmo lead começa a fazer parte de outras campanhas, ações ou pontos de contato. É aqui que o gestor de tráfego é essencial — sem leads ou visitantes, não há como uma estratégia de marketing ter sucesso no futuro.
Ter um gestor de tráfego em sua equipe de marketing é um diferencial competitivo, uma vez que esse profissional está se tornando escasso no mercado atual! Com a alta demanda das empresas por análise de dados, diversos negócios estão se deslocando para o mundo digital: ambiente ideal para a captura e levantamento de insights!
Serasa Experian: segmente o seu público conosco!
Atingir o público certo pode garantir o sucesso das suas campanhas de marketing, por isso, a Serasa Experian, a primeira e maior Datatech do país, oferece ferramentas avançadas para tornar isso realidade! Com nossas soluções de segmentação, você pode identificar, acessar e atrair os perfis de consumidores mais relevantes para o seu negócio: otimize os recursos e amplie os resultados conosco.
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Você já sabia a importância da gestão de tráfego? Agora que você já sabe tudo sobre gestão de tráfego, aproveite para ler nosso conteúdo sobre análise de dados e entender o que é, quais são os tipos e como implantar em seu negócio? Continue no blog da Serasa Experian e acesse mais conteúdos como este. Até a próxima!