Em busca de um aumento nas vendas, as empresas desenvolvem campanhas de marketing para influenciar e conquistar o público, a fim de que se interessem mais pela marca e para gerar maiores conversões. Para tal, existem muitas estratégias para a venda de produtos ou serviços.
Uma dessas estratégias muito utilizadas são os gatilhos mentais: um estímulo recebido no cérebro que influencia diretamente na nossa tomada de decisão, fazendo com que as chances de compra aumentem consideravelmente.
Pensando nisso, a Serasa Experian separou alguns tópicos para você entender melhor sobre o que são esses gatilhos, quais seus tipos e como podem te ajudar. Para compreender melhor sobre esse tema, continue a leitura e aproveite!
Neste conteúdo você vai ver
O que são gatilhos mentais?
Refere-se a estímulos para gerar no outro uma tomada de decisão inconsciente que o cérebro quase que automaticamente e, muitas vezes, as pessoas nem mesmo sabem que existem. Nosso cérebro age assim para evitar o desgaste mental que leva ao esgotamento da nossa energia.
Ele vem a tona pela falta de algo em nossa vida, assim, ele desperta uma necessidade adormecida em nossa mente ou que apenas estamos deixando de lado. Porém, ao visualizarmos uma propaganda, por exemplo, essa carência é revelada e criamos o interesse em adquirir um produto.
Quais são os tipos de gatilhos mentais?
Há vários gatilhos mentais utilizados em campanhas de marketing, muitos com o intuito de despertar sentimentos de escassez, autoridade, antecipação, entre outros. Confira quais são os principais gatilhos mentais utilizados no mercado e os que mais tendem a despertar o interesse de quem vê:
1. Urgência
Nesse tipo, são criadas chamadas nos anúncios de que os produtos ou serviços acabarão em breve, despertando a urgência no leitor para ele agir imediatamente para não perder a oportunidade, ou seja, é dado ênfase que é necessário agir rápido para não ficar sem o que está sendo ofertado.
Além disso, pode ser utilizada a estratégia de contagem regressiva para mostrar ainda mais essa urgência.
2. Escassez
O gatilho de escassez é muito utilizado por empresas para aumentar a conversão e, geralmente, são usadas chamadas como: "apenas poucos itens em estoque" ou "vagas limitadas". A escassez desperta um instinto de sobrevivência, então, o indivíduo age para adquirir algo que está prestes a acabar e ter em mãos algo que outros não terão acesso, garantindo mais benefícios para si em relação às outras pessoas.
3. Autoridade
A pessoa se sente conquistada pela autoridade do anunciante, que pode ser uma pessoa ou uma marca famosa. A estratégia funciona porque a pessoa tem confiança sobre essa figura e sabe que não vai correr riscos ao investir o seu dinheiro no que está sendo ofertado.
Assim, a pessoa que visualiza o anúncio confiará nas informações. Essa jogada de marketing é muito utilizada por influencers em propagandas de produtos de grandes marcas. Geralmente, o anunciante mostra o item, a sua usabilidade e demonstra seus benefícios.
4. Antecipação
O gatilho por antecipação é voltado para criar expectativas do público antes mesmo de adquirir um produto ou serviço. Essa estratégia é muito trabalhada pelo setor de turismo, que constroem a experiência que o turista ainda terá quando chegar na localidade.
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5. Reciprocidade
Esse modelo de gatilho funciona com a promessa que o cliente obterá um benefício em troca, ou seja, se a pessoa realizar uma ação receberá algo. Isso mexe muito com a necessidade e sentimento de merecimento. Assim, é prometido um benefício específico para cada aquisição.
6. Prova Social
Na prova social, são muito utilizadas promessas de tendências do mercado. Assim, esse gatilho é provado por que o ser humano tem a necessidade de pertencimento, ou seja, quer fazer parte do meio, assim, tende a seguir tendências para se encaixar na sociedade.
7. Benefícios
Ter um benefício é dos fatores que mais move as pessoas a realizarem uma compra, afinal, elas pesquisam muito procurando o produto com mais benefícios, afinal, querem investir seu dinheiro em um produto ou solução que realmente valha a pena. Assim como dizem, o cliente não compra o produto, mas sim o que ele irá promover no seu dia a dia.
8. Exclusividade
Esse tipo de gatilho desperta o sentimento de sentir-se único que existe em cada indivíduo, mostrando que ele tem privilégio em relação aos outros. Em alguns casos, também há o sentimento de superioridade, em que um indivíduo deseja mostrar que tem melhores condições financeiras para adquirir um item.
9. Storytelling
O storytelling é utilizado para contar uma história e deixar a pessoa muito envolvida com o produto ou solução proposta. Nesse formato, são compartilhadas emoções, as quais podem gerar diversas reações no público, cativando-o para efetuar uma conversão.
Como os gatilhos mentais podem ajudar uma empresa?
Utilizar a estratégia de gatilhos mentais é muito eficaz para engajar mais pessoas no seu negócio, as quais podem realizar a compra de um serviço ou de produtos.
De maneira geral, funciona como uma técnica de vendas, que faz a propaganda e mostra as qualidades e benefícios que a pessoa terá ao adquirir uma solução. Assim, influencia na tomada de decisão do consumidor.
Os gatilhos são uma ótima maneira de aumentar os leads de um estabelecimento ou pelo menos definir possíveis compradores.
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Como entender o público-alvo da marca?
Para traçar alguma estratégia é fundamental entender como é o comportamento do seu público-alvo, assim, você consegue verificar qual é o gatilho a ser utilizado, aumentando a chance de conversão.
Para te ajudar nesse processo, a Serasa Experian conta com a solução Polis, que mostra fatores-chave para você entender seu cliente e personalizar suas campanhas de marketing. Com o Polis, é possível conduzir o planejamento com muito mais assertividade.
Portanto, é crucial identificar qual esse perfil da marca para conferir o melhor gatilho mental. Além disso, também cabe realizar campanhas com diferentes gatilhos, atingindo uma parcela maior de consumidores.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para entender mais sobre estratégias de marketing, — continue acompanhando o blog da Serasa Experian. Até a próxima!