Novembro de 2024 traz uma série de feriados e datas comemorativas que oferecem excelentes oportunidades para impulsionar suas vendas e atrair novos clientes. Com as estratégias certas, como rebranding, upsell, cross-sell, melhorias na experiência do usuário, promoções e um planejamento cuidadoso, é possível não só aumentar as vendas, mas também obter insights valiosos e fortalecer o relacionamento com seu público.

Por isso, preparamos uma publicação trazendo as datas mais importantes de novembro de 2024, com insights específicos sobre como cada uma delas pode impactar suas campanhas, além de garantir o tempo de preparo para planejar estratégias cativantes, criativas e certeiras para gerar leads e conversões. Vamos conferir? Segue o fio!

Principais feriados de novembro 2024

Novembro conta com três feriados principais: Finados (2), Proclamação da República (15) e, a partir deste ano, o Dia da Consciência Negra (20), que será feriado nacional. Que tal conferir algumas dicas de como seu negócio pode ser impulsionado nessas datas? Continue a leitura!

2 de novembro - Finados

Essa data é tradicionalmente associada a homenagens e respeito aos que partiram. Para negócios, campanhas de sensibilização ou de produtos voltados ao público religioso podem ganhar destaque. Flores, velas e itens memorialistas são ótimos focos para floriculturas, por exemplo. Use a data para criar campanhas que reforcem empatia e cuidado.

15 de novembro - Proclamação da República

Embora esse feriado de novembro não esteja diretamente relacionado a vendas, empresas de turismo podem aproveitá-lo para campanhas voltadas a viagens, passeios e pacotes promocionais, já que muitas pessoas viajam nesta data.

Como estratégia, o time de marketing pode optar por fazer parcerias com outras empresas ou influenciadores reconhecidos em redes sociais, como TikTok ou Instagram. Isso ajuda a expandir o alcance das publicações e a aumentar o ranqueamento em visualizações, conversões de clientes e reconhecimento da marca.

Pretende desenvolver alguma ação para gerar mais leads e criar uma conexão maior com seu público-alvo? Então, leia nosso conteúdo sobre inbound marketing!

20 de novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é uma das datas comemorativas e feriados de novembro que merece atenção redobrada, com ações sociais e midiáticas, respeito e relevância, ganhando espaço na indução de iniciativas que ajudem a fortalecer a presença da etnia no mundo.

E por que não realizar eventos com o público e os nomes de respeito, mostrando que sua empresa faz parte do movimento? Ao demonstrar que seus colaboradores abraçam a causa e desenvolvem conteúdos humanizados sobre o assunto, seus negócios ganharão muito mais credibilidade e força social no mercado. Aqui vão algumas opções interessantes:

  • Feiras de livros de autores negros;
  • Mentorias, webinars temáticos, workshops e sponsorship para lideranças negras;
  • Treinamentos, workshops e palestras sobre racismo, discriminação racial e inclusão étnico-racial;
  • Rodas de conversa por meio de lives com nomes de referência e influenciadores relevantes;
  • Vendas de produtos que remetam à cultura negra, como turbantes, acessórios, comidas e até mesmo cosméticos.

Estratégias de marketing para datas sazonais

Aproveitar o calendário de marketing do ano vai muito além de apenas criar uma promoção. Cada data traz consigo oportunidades de contar histórias, engajar o público e fortalecer a imagem da sua marca.

Uma campanha bem planejada pode transformar momentos festivos em grandes impulsionadores de vendas. Por isso, trouxemos aqui algumas estratégias inovadoras para aproveitar ao máximo essas datas.

1. Planeje-se com antecedência

A primeira regra de ouro para campanhas de sucesso em feriados de novembro e datas comemorativas é o planejamento. O ideal é construir um calendário de datas sazonais no início do ano, mapeando os feriados e as comemorações mais relevantes para o seu público. Isso permite que você tenha tempo para organizar sua equipe, ajustar estoques e refinar as ideias.

Se o seu planejamento for feito com antecedência, você pode criar campanhas que vão "crescendo" à medida que a data se aproxima. Comece a preparar o público com teasers e conteúdos informativos para depois soltar as promoções principais. Um exemplo é uma "contagem regressiva" nas redes sociais com ofertas exclusivas para quem acompanha a marca.

2. Conheça seu público-alvo e invista em datas relevantes

Nem todas as datas comemorativas e feriados de novembro são adequadas para todos os negócios. Por isso, é importante conhecer seu público a fundo e escolher datas que tenham uma ressonância real com os interesses dele. Se sua empresa atende diferentes segmentos, personalize as campanhas para cada um deles, criando uma conexão mais forte e direta.

Use dados sobre o comportamento dos clientes para criar campanhas segmentadas. Se sua empresa tem como público mulheres empreendedoras, por exemplo, datas como o Dia da Mulher podem ser exploradas para criar conteúdos que celebrem suas conquistas, oferecendo produtos ou serviços relevantes para o contexto.

Que tal contar com a inteligência analítica e o poder do melhor e mais preciso ecossistema de dados da América Latina para entender quem são e onde estão seus clientes? Com as ferramentas de análise de mercado e segmentação de público, é possível aprimorar a conversão, melhorar a gestão de carteira e identificar potenciais mercados para expansão.

 

Soluções para conhecer públicos e mercados
 

3. Crie conteúdos personalizados em diversos canais

Uma boa estratégia de marketing para datas comemorativas e feriados de novembro precisa ser multicanal. Isso significa criar conteúdos adaptados para diferentes plataformas — seja um post envolvente no Instagram, uma newsletter personalizada ou até mesmo um vídeo explicando as ofertas no YouTube ou TikTok.

Lançar desafios temáticos nas redes sociais é uma boa opção. Um exemplo seria, na Black Friday, criar um desafio com prêmios para quem compartilhar fotos de como está se preparando para a data, usando hashtags exclusivas da sua marca para aumentar a visibilidade da campanha e o envolvimento do público.

4. Use o e-mail marketing como seu aliado

O e-mail marketing continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para atingir diretamente seu público. Nas datas sazonais, ele se torna ainda mais poderoso se usado de forma estratégica. O segredo é personalizar ao máximo as mensagens, tanto no conteúdo quanto na segmentação.

Para engajar ainda mais os inscritos na sua newsletter, ofereça algo especial. Envie uma oferta antecipada para a Black Friday ou descontos personalizados no Dia do Cliente. Isso cria um senso de exclusividade e urgência, aumentando a probabilidade de conversão.

Aqui surge, novamente, a possibilidade de contar com as ferramentas de segmentação de público-alvo da Serasa Experian. Afinal, é muito importante enviar seus e-mails para as pessoas certas e aumentar ainda mais as chances de conversão em vendas, não é mesmo? Aproveite!

5. Crie landing pages temáticas

Nada melhor do que direcionar seus clientes exatamente para uma página que precisa de audiência, onde eles encontrarão todas as ofertas e promoções ligadas às datas comemorativas e feriados de novembro. As landing pages são perfeitas para concentrar todas as informações importantes de uma campanha, com foco na conversão.

Com elas, você poderá transformar a experiência do usuário em algo mais divertido e interativo. Jogos rápidos ou quizzes temáticos que ofereçam cupons de desconto como recompensa são opções que não apenas envolvem os usuários, mas também incentiva a compra.

6. Faça anúncios pagos direcionados

Nas datas comemorativas e feriados de novembro, o investimento em anúncios pagos nas redes sociais e nos motores de busca é uma excelente forma de alcançar novos públicos. A grande sacada aqui é usar a segmentação para garantir que sua mensagem chegue às pessoas certas no momento certo.

Para impactar ainda mais os leads, opte por campanhas criativas de remarketing. Por exemplo, se alguém visitou seu site na semana da Black Friday, mas não comprou nada, é possível criar anúncios personalizados que ofereçam um desconto adicional, frete grátis para regiões com mais acessos e afins, incentivando ainda mais a finalização das compras!

7. Aproveite as parcerias estratégicas

Unir forças com outras marcas ou influenciadores pode ser mais uma estratégia muito útil para alavancar suas campanhas sazonais relacionadas às datas comemorativas e aos feriados de novembro. Se você tem um negócio local, parcerias com influenciadores digitais ou outras empresas da sua área, use-os para ampliar seu alcance e atrair um público novo e diversificado nas redes sociais.

A cocriação de produtos ou serviços é uma alternativa bastante interessante. Você pode se juntar a outra empresa e criar produtos ou serviços exclusivos para uma data específica, como na Semana da Consciência Negra: você pode se unir a uma marca de cosméticos ou maquiagens e lançar uma linha exclusiva em celebração à data, criando buzz em torno da parceria.

6. Surpreenda com brindes e experiências únicas

Se você quer destacar sua marca durante datas comemorativas e feriados de novembro, ofereça algo extra ao cliente. Seja um brinde exclusivo, um cupom de desconto para a próxima compra ou até mesmo uma experiência personalizada, essa estratégia cria uma conexão mais forte e aumenta as chances de fidelização. Afinal, quem não gosta de um mimo, não é mesmo?

Outras datas comemorativas no mês de novembro para aproveitar

Para enriquecer ainda mais nosso conteúdo, trouxemos outras datas comemorativas e feriados de novembro. Tem dias de profissões, de consciência quanto a problemas de saúde e muito mais. Confira e aproveite para segmentar ainda mais suas campanhas!

3 de novembro - Instituição do Direito de Voto da Mulher

O Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher é uma data histórica e permite a criação de campanhas de empoderamento feminino e conscientização. Empresas que se posicionam a favor da igualdade de gênero podem aproveitar essa oportunidade para reforçar seu compromisso com causas sociais, ganhando mais respeito e admiração do público.

Use essa data para promover histórias inspiradoras de mulheres que fizeram a diferença em suas comunidades ou no ambiente de trabalho. Uma ação interessante é realizar entrevistas com funcionárias de sua empresa e compartilhá-las no LinkedIn, Instagram ou TikTok.

Se o seu público-alvo é majoritariamente feminino, outra opção estratégica é criar uma campanha com descontos exclusivos para mulheres ou oferecer cupons para compras realizadas por elas nesse dia. Tudo é válido para mostrar a importância delas!

5 de novembro - Dia Nacional da Língua Portuguesa

O Dia Nacional da Língua Portuguesa pode ser explorado de forma criativa por empresas que desejam conectar-se cultural e educativamente com seu público. Podem ser criados desafios de escrita nas redes sociais, convidando o público a compartilhar frases, poemas ou contos curtos em português. Ofereça prêmios ou cupons de desconto aos participantes.

Empresas do setor educacional, editoras ou livrarias podem lançar campanhas com promoções de livros, cursos de redação ou materiais educativos. Além disso, marcas em geral podem aproveitar a data para postar curiosidades sobre a língua portuguesa ou sobre o impacto da comunicação eficaz nos negócios.

5 de novembro - Dia da Cultura e da Ciência

Essa data comemorativa é perfeita para empresas dos setores educacional, cultural ou tecnológico, pois promover ciência e cultura pode gerar campanhas que valorizem a inovação e o conhecimento. Confira algumas estratégias:

  • Organize um webinar com especialistas para discutir a importância da ciência e da cultura no desenvolvimento social. Marcas podem patrocinar eventos, criar lives ou oferecer promoções em cursos e livros relacionados ao tema;
  • Promova produtos ou serviços com impacto cultural ou científico, como workshops de inovação, descontos em equipamentos tecnológicos ou até exposições artísticas.

8 de novembro - Dia Mundial do Urbanismo

Pode parecer que não há oportunidades, mas o Dia Mundial do Urbanismo abre portas para organizações que atuam nos setores de construção, arquitetura, urbanismo ou decoração. Elas podem aproveitar a data comemorativa para destacar sua preocupação com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida nas cidades!

É possível criar conteúdos sobre como a sustentabilidade pode ser incorporada nas cidades modernas. Empresas de arquitetura, por exemplo, podem publicar uma série de posts ou vídeos mostrando soluções verdes em projetos urbanos.

Descontos em produtos que contribuam para uma vida urbana mais sustentável, como itens de iluminação solar, materiais ecológicos ou serviços de design sustentável não podem ficar de fora!

9 de novembro - Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo

Datas comemorativas voltadas para a conscientização social, como o Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo, são excelentes oportunidades para marcas que querem promover inclusão, respeito e direitos humanos. É uma chance de se alinhar a causas sociais de grande impacto.

14 de novembro - Dia Nacional da Alfabetização

O Dia Nacional da Alfabetização pode ser explorado por marcas que valorizam o acesso à educação e o desenvolvimento pessoal. Empresas do setor podem oferecer descontos em materiais escolares, cursos de alfabetização ou livros.

Outra ideia é criar uma campanha na qual parte do valor arrecadado com as vendas seja destinada a projetos de alfabetização em áreas carentes. Parcerias com escolas ou bibliotecas para doação de livros ou organização de palestras sobre a importância da alfabetização também são interessantes.

19 de novembro - Dia Internacional do Homem

Poucos sabem, mas não é só o Dia da Mulher que é comemorado! O Dia Internacional do Homem também é uma das datas sazonais do 2º semestre que oferece inúmeras possibilidades de captação de novos leads.

Por meio de campanhas temáticas, sua empresa pode aproveitar a relevância social desta data comemorativa. Crie conteúdos focados na importância da ocasião, desenvolvendo elementos visuais criativos e cativantes que criem conexões emocionais com o público-alvo, levando-os a presentear amigos ou familiares.

22 de novembro – Dia Internacional do Músico

Para quem gosta de música, nada melhor do que um dia especial para celebrar, não é mesmo? Aproveite essa oportunidade para interagir nas redes sociais e aumentar o engajamento com o público ligado a esse tipo de conteúdo.

Pesquise as plataformas mais utilizadas por esse público-alvo e não hesite em criar publicações com impacto visual, boas estratégias de marketing de produtos, anúncios com músicos renomados, parcerias com influenciadores, caixas de perguntas e muitos outros meios que promovam a interação dos usuários com o site.

Sua equipe ainda pode explorar o networking com profissionais, campanhas de e-mail marketing e newsletter para seguidores. Ainda, é possível disponibilizar kits de vendas com singles, álbuns com fotos, biografia, assinaturas e muitas outras vantagens para o consumidor.

24 de novembro – Black Friday

Data comemorativa mais esperada do ano pelos consumidores, a Black Friday é uma oportunidade indispensável para apostar em estratégias de queima de estoque e captação de novos leads para o Natal. Por se repetir todos os anos, vale a pena apostar em gatilhos de urgência e exclusividade, aderir a campanhas antecipadas e planejamentos que envolvam:

  • Alinhamento com a equipe e fornecedores;
  • Produtos específicos para a promoção;
  • Descontos em produtos mais comprados;
  • Ofertas em redes sociais com grande tráfego;
  • Frete grátis e brindes exclusivos.

Além disso, você pode enviar mensagens promocionais para clientes de longa data, anunciando a chegada da Black Friday e oferecendo acesso antecipado a descontos especiais e temporários. Também é possível criar anúncios que garantam exclusividades de ofertas para quem assinar a newsletter.

Você pode conferir no nosso site um post sobre 10 campanhas de Black Friday para impulsionar seu marketing e fazer com que essa data comemorativa seja ainda mais vantajosa para vendas!

27 de novembro – Cyber Monday

Outra data comemorativa que vem ganhando destaque é a Cyber Monday, realizada na primeira segunda-feira depois do encerramento da Black Friday, para manter a média de lucro e continuar movimentando o estoque, já que as empresas costumam apresentar uma queda perceptível nas conversões após o término das ofertas.

Originalmente, a Cyber Monday focava em promoções no ambiente do comércio digital, com a continuação de ofertas de notebooks, smartphones, desktops e outros itens de informática. No entanto, passou a abranger categorias diversas, como acessórios de moda, roupas e brinquedos, com a intenção de atrair ainda mais usuários.

A estratégia pode ser a mesma utilizada para a Black Friday, mas como a Cyber Monday ainda não é tão conhecida e disseminada, invista em garantir mais visibilidade para essas promoções!

Como você viu, essas datas comemorativas são excelentes oportunidades para otimizar suas estratégias de marketing e de mídia para aumentar vendas e visualizações. Porém, é preciso saber para qual público direcionar os conteúdos, garantindo o máximo aproveitamento e engajamento dos projetos.

Por isso, as soluções de análise e segmentação de campanhas da Serasa Experian simplificam o alinhamento de estratégias entre os times de vendas, comunicação e crédito. Afinal, elas analisam o seu público-alvo e as regiões de interesse por meio de cruzamento de bases de dados, filtros, geolocalização, segmentação de público e empresas, e qualificação de dados de e-mails.

Essas soluções têm como finalidades principais encontrar leads mais qualificados, melhorar o retorno dos investimentos e as ações de mídia, minimizar taxas de rejeição, reduzir o risco de ser interpretado como spammer, melhorar a gestão de carteira e identificar potenciais mercados para expansão, desempenhando um papel fundamental na melhora das estratégias de posicionamento.

Apesar de todas essas dicas serem direcionadas para o mês de novembro em específico, você pode aplicá-las em outras datas comemorativas e feriados ao longo do ano.

Sua equipe pode ainda incrementar outras estratégias, como personalizar mensagens de e-mail, SMS e WhatsApp, monitorar os resultados obtidos e alinhar os valores da empresa com o sentido dessas e demais datas sazonais do mês, como:

Dia 4 Dia do Inventor
Dia 5 Dia do Designer Gráfico, Dia do Técnico Agrícola e Dia do Técnico em Eletrônica
dia 7 Dia do Radialista
Dia 8 Dia do Aposentado e Dia do Radiologista
Dia 9 Dia do Eletrotécnico e Dia Nacional do Hoteleiro
Dia 10 Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento e de Prevenção e Combate à Surdez
Dia 12 Dia do Diretor de Escola e Dia do Psicopedagogo
Dia 14 Dia Mundial da Diabete
Dia 15 Dia do Joalheiro e Dia Nacional da Umbanda
Dia 17 Dia Internacional dos Estudantes e do Combate à Tuberculose
Dia 18 Dia do Conselheiro Tutelar e Dia Nacional de Combate ao Racismo
Dia 19 Dia Mundial da Filosofia
Dia 20 Dia do Auditor Interno e Dia do Biomédico
Dia 21 Dia Nacional da Homeopatia, da Televisão e do Combate à Dengue
Dia 23 Dia do Engenheiro Eletricista e Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil
Dia 25 Dia do Doador Voluntário de Sangue, dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres e da Madrinha
Dia 27 Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho, do Técnico de Segurança do Trabalho, do Combate ao Câncer, de Nossa Senhora das Graças e da Luta contra o Câncer de Mama
Dia 30 Dia do Síndico e do evangélico

Gostou do conteúdo? Ele está super completo para que você não perca nenhuma oportunidade de vendas no mês de novembro de 2024. Agora, que tal aprender como usar o Gerenciador de Anúncios da Meta em 8 passos e aumentar ainda mais o engajamento da sua marca nas redes sociais? Esperamos você lá com muitas dicas úteis!