Conheça as datas comemorativas que irão aquecer o comércio brasileiro no mês de junho e impulsione suas campanhas digitais 

Os feriados são datas em nosso calendário dedicadas à celebração de eventos sociais, históricos e culturais, ou mesmo uma oportunidade para discutirmos sobre temas importantes.

E ainda que o mês de junho não tenha tantos feriados nacionais, os estaduais podem ser um ponto de partida para ajudar você a ter bons insights em suas campanhas e a conhecer o seu público em potencial também.

Neste conteúdo, vamos conhecer um pouco da origem dos feriados, o que são pontos facultativos, e ainda descobrir como criar campanhas que impactem o seu público-alvo no momento e ha hora certa. Continue a leitura até o final e confira!

Mas, qual é a origem dos feriados?

A origem dos feriados é bastante antiga. Do que contam os registros, quando a sociedade percebia um momento como um marco importante para ela, era escolhido um dia no calendário para ser dedicado a ele.

No entanto, sabemos também que muitos deles possuem suas raízes em práticas religiosas e rituais, inspirados em eventos sagrados ou crenças. A exemplo dos feriados dedicados a santos e padroeiros.

Aqui no Brasil os mais populares são: Carnaval (que acontece durante o mês de fevereiro e os dias, em especial, são escolhidos pelas prefeituras de cada cidade), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), e outros.

Quais os tipos de feriados que temos no Brasil?

No Brasil temos três principais tipos de feriados: os nacionais, estaduais e pontos facultativos. Confira a diferença entre cada um deles!

Feriados Nacionais

Os feriados nacionais são estabelecidos por lei e válidos para todos os estados brasileiros. Cada um deles têm um significado para o país e, em sua grande maioria, foram inspirados em eventos históricos ou possuem caráter cultural ou religioso.

Alguns exemplos de feriados nacionais no Brasil são o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Sexta-feira Santa e Proclamação da República.

Feriados Estaduais

Os feriados estaduais são específicos de cada estado e, por isso, têm suas particularidades. E em um país tão diverso como o nosso, isso não poderia ser diferente.

Cada um deles foi pensado para a comemoração de um evento ou, ainda, para reforçar a memória de tradições culturais, como o Dia do Padroeiro do Estado.

Sobre eles, é preciso lembrar que a escolha da adoção desses feriados fica a cargo das prefeituras estaduais. Ou seja, as instituições e órgãos públicos podem aderir ou não aos feriados nacionais, assim como as instituições privadas.

 

Pontos facultativos

Os pontos facultativos são datas em que há uma opção de folga para as instituições públicas ou privadas. Eles podem variar de acordo com cada estado e não são necessariamente obrigatórios.

E ainda que não sejam considerados feriados, a decisão é de responsabilidade do governo local, empregadores ou mesmo de um acordo coletivo. Alguns exemplos de pontos facultativos são o Carnaval, Corpus Christi e o Dia do Servidor Público.

Durante essas datas, as empresas têm a flexibilidade de decidir se irão funcionar ou não, enquanto as instituições públicas que adotam o ponto facultativo podem ter suas atividades suspensas.

Quais são as datas comemorativas e feriados de junho?

O mês de junho está repleto de feriados não obrigatórios ou também conhecidos pontos facultativos. A exemplo de Corpus Christi, comemorado no dia 08 de junho.

Há quem esteja muito animado com sua chegada pois ele acontecerá em uma quinta-feira, ou seja, aos que ganham uma folga do trabalho no dia 08 podem tentar a chance de emendar no dia 09. Uma oportunidade perfeita para o descanso, com a chance de fazer viagens mais longas e, para os profissionais de marketing, a oportunidade perfeita para criar campanhas que despertem no consumidor o desejo de compra.

Confira a tabela abaixo e prepare-se para cada um deles!

 

Data Dia da semana Datas comemorativas
03 Segunda-feira Dia Mundial da Bicicleta
08 Sábado Corpus Christi
12 Quarta-feira Dia dos Namorados
14 Sábado Dia Mundial do Doador de Sangue
21 Sexta-feira Início do Inverno (Solstício de inverno)
24 Segunda-feira Dia de São João

 

03 de junho - Dia Mundial da Bicicleta

A bicicleta é um dos meios de transporte mais utilizados por pessoas de diferentes faixas etárias. Existem cidades no mundo, cujo uso de bicicletas é, inclusive, mais comum do que o uso de carros.

Alguns analistas podem aproveitar essa data para impulsionar a venda e o aluguel de bikes ao organizar uma campanha promovendo o uso da bicicleta como uma opção sustentável de transporte, destacando os benefícios para a saúde e o meio ambiente.

Criar desafios nas redes sociais incentivando as pessoas a compartilharem suas melhores rotas de bicicleta ou histórias inspiradoras relacionadas a esse meio de transporte.

08 de junho - Corpus Christi

O Dia de Corpus Christi ou ‘Festa do Corpo de Cristo’ é um feriado de origem católica marcado pela procissão feita pelos bispos (ou também nomeados pastores) de diferentes igrejas, onde é levada uma hóstia que simboliza o corpo de Cristo.

É um momento ideal para a promoção de eventos ou vendas de itens religiosos. Mas não apenas isso, uma opção bastante vantajosa para as empresas de viagens, por exemplo, é oferecer descontos em passagens e hotéis em cidades que tenham a procissão em seu calendário.

Aproveite também a data para realizar eventos especiais em parceria com outras empresas locais ou organizações religiosas. Isso pode incluir patrocínio de desfiles, exposições de arte sacra, eventos culturais ou até mesmo doações para instituições de caridade relacionadas à fé.

12 de junho - Dias dos Namorados

Este feriado é dedicado à celebração do amor e afeto. No Brasil, o Dia dos Namorados acontece em 12 de junho, mas sabemos que em outros países, como os Estados Unidos, a data oficial é em 14 de fevereiro.

Isso acontece porque, para além de interesses comerciais, o dia 12 de junho também é o Dia de Santo Antônio: popularmente conhecido como o Santo Casamenteiro.

Essa é uma das datas comemorativas que gera maior índice lucrativo para as empresas. Só no ano passado, os e-commerces faturaram R$ 6,5 bilhões.

Por isso ela é ideal para a criação de campanhas temáticas, onde são destacados produtos ou serviços que são perfeitos para presentear com flores, chocolates, jóias e jantares especiais. Ou ainda oferecer pacotes promocionais como descontos em reservas para hotéis, viagens ou atividades em casal.

Criar concursos nas redes sociais em que os participantes compartilhem suas histórias de amor ou declarações criativas utilizando uma hashtag específica da sua marca, pode ser uma ótima oportunidade para gerar engajamento para sua marca.

14 de junho - Dia Mundial do Doador de Sangue

Essa é uma data que muitas empresas dedicadas à causas sociais podem promover suas atividades em campanhas digitais. Mas para além de qualquer perspectiva comercial, elas também se tornam porta-vozes da importância da doação de sangue.

Através de conteúdos informativos em suas redes sociais, blogs ou boletins, sempre destacando como a doação de sangue pode salvar vidas, muitas pessoas podem se sentir inspiradas a apoiar a causa.

Elas podem realizar parcerias com organizações de saúde ou bancos de sangue locais para promover campanhas de doação de sangue, oferecendo incentivos especiais para os doadores, como brindes ou descontos em produtos ou serviços.

21 de junho - Início do Inverno

Campanhas sazonais de estações do ano são perfeitas para divulgar produtos e serviços adequados para cada época.

Os varejistas e lojistas dos segmentos de moda, alimentação e turismo são os que mais usam esse período para promover suas campanhas. Uma opção aqui é criar conteúdos nas redes sociais ou blogs com dicas de moda, decoração ou cuidados com a saúde durante o inverno, relacionando-os aos produtos ou serviços da sua empresa.

E também, claro, realizar promoções sazonais para produtos específicos relacionados ao inverno, como roupas de frio, acessórios, chás ou produtos de cuidados com a pele.

Realize concursos ou sorteios nas redes sociais em que os participantes possam ganhar produtos ou experiências relacionadas ao inverno, como um fim de semana em uma estação de esqui.

24 de junho - Dia de São João

Para os amantes de uma boa festa junina, o mês de junho é o mais aguardado do ano. Pois é nele que comemoramos o Dia de São João.

Desenvolva campanhas temáticas que celebrem a tradição do Dia de São João, com destaque para comidas típicas, danças folclóricas e fogueiras. Colabore também com restaurantes ou bares locais para criar menus especiais com pratos tradicionais da festa junina ou bebidas temáticas.

Promova eventos em lojas físicas ou online com decoração junina, música tradicional e ofertas especiais em produtos relacionados à festa, como trajes típicos, decoração temática ou alimentos típicos.

Como usar os feriados em suas estratégias de marketing?

Os feriados são datas popularmente conhecidas por movimentar o comércio brasileiro e, por isso, se tornam uma excelente oportunidade para empreendedores impulsionarem suas campanhas de marketing digital.

Por isso, não deixe de considerar as estratégias abaixo:

 

  • Campanhas temáticas: uma ótima forma de aproveitar os feriados em suas campanhas de marketing é pensar sobre o objetivo da ocasião. Desenvolva conteúdos focados neste momento, utilizando de elementos visuais relacionados ao tema e crie mensagens que despertem o interesse e a conexão emocional com seu público-alvo. Por exemplo, durante o Natal use imagens de presentes, decorações e momentos em família para criar uma atmosfera festiva e próxima.
  • Promoções especiais: os feriados são momentos propícios para oferecer promoções exclusivas e descontos especiais aos clientes. Isso estimula a participação e cria um senso de urgência nas decisões de compra. Por exemplo, durante a Black Friday muitas empresas oferecem grandes descontos por tempo limitado, incentivando a todos a aproveitar a oportunidade.
  • Integre as mídias sociais: as mídias sociais desempenham um papel importante na interação com o público-alvo. Encontre a plataforma que seu cliente mais utiliza e crie conteúdos específicos, como posts comemorativos, concursos, enquetes e histórias. Incentive a participação dos seguidores, através de um engajamento orgânico e cause um maior impacto.
  • Personalize as comunicações: é natural que os clientes em geral esperem uma comunicação mais personalizada e próxima das empresas. Aproveite então a oportunidade para usar dados de segmentação e análise para falar de maneira assertiva e eficaz com seu público-alvo. Envie e-mails, mensagens de texto ou notificações push com ofertas e descontos direcionados, levando em consideração os interesses e histórico de compra de cada um deles.
  • Realize eventos especiais: por que não realizar eventos que gerem engajamento e interação com o seu público? Organize um webinar temático, um concurso online, uma transmissão ao vivo ou até mesmo um evento presencial, dependendo das circunstâncias. Essas iniciativas ajudam a fortalecer a presença da marca e criar um senso de comunidade.
  • Faça parcerias estratégicas: considere estabelecer contato com outras empresas ou influenciadores relevantes para criar campanhas conjuntas durante os feriados. Isso pode ajudar a expandir o alcance das suas mensagens, agregar valor para os clientes e criar oportunidades de cross-promotion.
  • Acompanhe e analise os resultados: é essencial monitorar e analisar os resultados das suas campanhas de marketing durante os feriados. Por isso, faço uso de ferramentas de análise para medir o desempenho das suas ações, como o alcance, engajamento, conversão e retorno sobre o investimento. Essas métricas fornecerão insights valiosos para ajustar e otimizar suas estratégias futuras.
  • Certifique-se de estar alinhado com os valores e sentidos dos feriados: não se esqueça de considerar os valores e significados associados a cada data comemorativa para não ter nenhuma surpresa.

 

Conheça o Audiências Digitais da Serasa Experian

Durante os feriados, muitas empresas aproveitam para criar campanhas de anúncios especiais, oferecer promoções exclusivas e direcionar seus esforços de marketing para alcançar um público específico.

Saiba mais sobre Audiências Digitais
 

E é nesse momento que o Audiências Digitais da Serasa Experian pode ajudá-las a se destacar entre seus concorrentes e chamar a atenção do seu público-alvo da maneira certa. Tudo isso graças à base de informações que ele possui.

Isso significa que suas campanhas, antes de impactar o grande público, irão considerar todas as características demográficas, interesses, comportamentos de compra e outras informações relevantes do seu potencial cliente.

O que garante a cada uma delas mais assertividade, um aumento nas suas chances de conversão e retorno sobre o investimento.

Pense bem, quando pessoas que já demonstraram algum interesse em adquirir o seu produto são alcançadas por suas campanhas, você evita gastos desnecessários pois as chances de você convencê-la a entrar no seu site e efetuar uma compra são ainda maiores.

Além disso, o Audiências Digitais também pode ajudar você a identificar tendências de consumo durante os feriados do mês de julho, analisando o comportamento financeiro dos consumidores e fornecendo insights valiosos para ajustar suas estratégias de marketing às necessidades da sua empresa.

Como garantir uma campanha de sucesso nos feriados?

Os feriados são oportunidades valiosas para as empresas que desejam criar campanhas de sucesso. Tudo isso porque durante estas datas o consumidor tende a comprar mais, a investir em atividades em família e a buscar novas experiências, o que faz com que o mercado fique bastante movimentado.

Uma ótima opção é priorizar conteúdos e anúncios temáticos. Pense em cada ação de marketing e reflita sobre o espírito da ocasião, pois só assim a sua empresa será capaz de despertar o interesse do seu público. Crie com detalhes uma atmosfera envolvente e inspiradora, até que eles se sintam à vontade para engajar com sua marca e, depois, sejam promotores dela.

Junho possui datas comemorativas que podem ser exploradas por quem desempenha estratégias de marketing e campanhas de publicidade de forma bastante assertiva e, claro, com criatividade.

Depois disso, estude qual é a melhor estratégia para o seu negócio e não deixe de contar com os benefícios de quem entende do assunto. Com o Audiências Digitais você é capaz de criar campanhas personalizadas de um jeito simples e seguro. Pois sua base de informações garante a assertividade que sua comunicação precisa, impactando apenas o seu público em potencial.