Você conhece a segmentação de público e a segmentação demográfica? Ambos são modelos para diferenciar consumidores e têm como foco direcionar melhor as atividades das empresas. No entanto, diferenciam-se pelos critérios usados durante o processo de divisão.

Se o seu interesse é se destacar entre os concorrentes, obter um diferencial competitivo, ganhar autoridade no mercado e aumentar ainda mais a rentabilidade, você precisa entender a importância dessas estratégias e aprender a aplicá-las em conjunto. Então, aproveite nosso conteúdo e descubra tudo o que precisa sobre a segmentação de público-alvo!

O que é segmentação de público?

A segmentação de público é uma estratégia de marketing que divide os consumidores em subgrupos distintos, baseando-se em características e comportamentos similares.

Esse processo permite que as empresas direcionem suas campanhas com maior precisão, adaptando seus conteúdos informativos ou publicitários, estratégias de e-mail marketing, ofertas e produtos para atender às necessidades específicas de cada segmento.

No entanto, é preciso seguir alguns passos para realizar uma segmentação de público eficaz. Primeiro, é importante conhecer os tipos existentes: segmentação demográfica, geográfica, comportamental e psicográfica. Cada um deles é composto de características distintas de uma mesma persona. Juntos, colaboram para estratégias mais direcionadas.

Embora seja comum fazer esse processo manualmente, atualmente existem ferramentas que otimizam todas as etapas. As soluções da Serasa Experian, por exemplo, ajudam a segmentar a parcela de audiência mais suscetível à conversão, estudar o mercado, encontrar, conhecer e analisar seu público e muito mais. Para saber mais, continue aqui até o final!

O que é segmentação demográfica?

A segmentação demográfica é um dos tipos de segmentação de público. A diferença entre os demais é que ela atua como um filtro, concentrando-se em critérios específicos da população, como idade, gênero, renda, educação e ocupação.

Esse método é amplamente utilizado em empresas de diferentes portes e nichos, porque as características demográficas são relativamente fáceis de identificar e, muitas vezes, estão diretamente relacionadas aos comportamentos e necessidades dos consumidores. Para facilitar a compreensão, confira alguns exemplos abaixo.

Empresas de brinquedos normalmente segmentam seu público em crianças de 3 a 5 anos, 6 a 8 anos e 9 a 12 anos, oferecendo itens adequados para cada faixa etária. Também podem dividi-los por gênero, ou seja, para meninos e para meninas.

Empresas de automóveis costumam segmentar seus clientes em diferentes faixas de renda, oferecendo modelos de luxo para consumidores de alta renda e modelos mais acessíveis para aqueles de classe média ou baixa.

Marcas de vestuário podem segmentar seus produtos de acordo com as ocupações do público, como advogados, médicos e professores.

Outro exemplo são as instituições de ensino, que fazem a segmentação de público com base no nível de educação. Cursos de pós-graduação são direcionados para graduados e cursos técnicos para estudantes do ensino médio.

Como integrar os dois modelos nas estratégias de marketing?

A segmentação de público e a demográfica atuam em conjunto. Integrar ambos os métodos pode resultar em estratégias de marketing mais precisas, redução de custos, melhora no alcance da marca e prospecção de ainda mais clientes.

Além de seguir os passos comuns para a segmentação de público, como criar uma persona, estabelecer metas e realizar pesquisas de mercado, você também pode optar por estratégias mais específicas:

  1. Use critérios demográficos para definir os grupos principais e, em seguida, refine-os com critérios psicográficos, comportamentais e geográficos. Você pode, por exemplo, segmentá-los inicialmente por idade e, depois, por estilo de vida e comportamento de compra;
  2. Desenvolva mensagens que abordem tanto aspectos demográficos quanto as necessidades e interesses específicos de cada grupo, como campanhas de e-mail marketing que utilizem os dados demográficos para a divisão inicial e personalizem o conteúdo com base em comportamentos anteriores de compra;
  3. Escolha os canais de comunicação mais eficazes para cada tipo de segmentação de público. O público jovem normalmente é acessível pelas mídias sociais, enquanto um público mais velho pode preferir e-mails ou marketing direto.

Por fim, não esqueça que existem ferramentas de análise capazes de monitorar de forma otimizada e automática o desempenho das suas campanhas para que você e seu time as ajustem conforme necessário. Afinal, a segmentação de público é um processo contínuo que requer adaptações baseadas em resultados reais e atualizados.

Qual é a importância da segmentação de público no marketing?

O principal intuito das empresas que implementam a segmentação de público em suas estratégias de marketing é ficar longe da monotonia e dos padrões do mercado. Em outras palavras, é um dos métodos mais eficazes para fazer com que os clientes sejam fiéis à marca e sintam que ela os representa, entende e valoriza.

Os benefícios que mais se destacam são:

  • Criar mensagens que ressoem com o perfil dos seus leads para aumentar a taxa de resposta e engajamento;
  • Evitar desperdício de recursos em campanhas amplas e genéricas para ter um melhor retorno sobre o investimento (ROI);
  • Melhorar a experiência dos clientes que consomem seus produtos, acessam o seu site ou frequentam sua loja física;
  • Identificar nichos de mercado não atendidos ou pouco explorados, o que permite o desenvolvimento de novos produtos e serviços;
  • Definir estratégias variadas de precificação, marketing de conteúdo e marketing de produtos;
  • Ampliar a carteira de clientes com grande potencial de aquisição;
  • Facilitar a medição e a análise de resultados;
  • Maximizar o potencial de cross-selling (venda cruzada), upselling (venda adicional) e o valor médio das transações;
  • Adaptar-se mais rapidamente às mudanças do mercado para se manter relevante e competitivo;
  • Permitir uma melhor alocação de orçamentos.

Conte com a Serasa Experian e faça sua segmentação de público!

As soluções de análise de mercado e segmentação de campanhas da Serasa Experian são indispensáveis se você quer ter excelência em sua segmentação demográfica. Elas integram a inteligência analítica de nossos especialistas com o maior ecossistema de dados da América Latina para entender quem são e onde estão seus clientes.

Com a Polis, por exemplo, você pode acessar filtros com dados de identificação, localização, demográficos, financeiros e comportamentais, além de cruzar dados próprios com os de nosso banco de dados para comparar, incluir ou excluir informações.

A partir daí, são criados relatórios que orientam ações de CRM, campanhas de mídia, vendas ou growth. Você terá base suficiente para descobrir quais regiões oferecem maior potencial para expansão, falar com o perfil de cliente certo, com a mensagem ideal e otimizar seus investimentos para lançar novos produtos e aumentar sua conversão.

Sejam bancos, fintechs, empresas de telecomunicação, varejo, e-commerces, aplicativos ou agências de publicidade, temos a ferramenta ideal para qualquer necessidade. Solicite nosso atendimento agora mesmo e descubra a ferramenta de segmentação que mais se adequa ao seu negócio!